Campus Party! Ta foda….maaaaaaas consegui parar e escrever um dos desafios mais épicos da história do Mexico Brasil Mundo blog! O triste dia em que o Seu Barriga faleceu, só que não. (q?)
Esse foi o primeiro Desafio em que eu não avisei que era um desafio, o primeiro em que eu não pedi a participação da galeuuura do twitter ou facebook e o primeiro feito AO VIVO …. - ComassimCid ao vivo céburro meow?! Ôporra! Deixa eu explicar….. Fui convidado para um painel na Campus Party com o tema: “Como uma hoax (histórias falsas recebidas pela Internet) se espalha” e a presença dos fiéis leitores e da turma de nerds/geeks/tetudos foi gigantesca! Então pensei…por que só falar de exemplos, teorias e casos legais de hoax clássicos ou que conseguimos emplacar pelo LOL, se podemos tentar fazer isso agora, durante o painel, partindo do zero? E assim começou o #RIPSEUBARRIGA “ao vivo” durante o painel da #CPBR5
A escolha de quem “MATAR” como um exemplo pratico de como uma notícia falsa pode se espalhar, seguiu alguns critérios simples, o Seu Barriga é um personagem da infancia de um publico gigantesco (mesmo pq o SBT reprisa Chaves há 70 anos), outro motivo é que ele é Mexicano e não brasileiro, o que dificulta checar a veracidade do fato, ouuuuutra coisa é que o Edgar Vivar (nome do ator) usa o twitter bem esporadicamente e por ultimo, ele é gordo, e gordos estão sempre morrendo (infelizmente é verdade ué…)
Ok, eu entendo que é uma filhadaputice isso, que é uma putafaltadesacanagem enganar os desavisados com a morte de um ídolo! Mas lembre-se de quantos jornalistas preguiçosos existem e não checam as informações que publicam e só porque ela está nos TTs acham que é uma verdade absoluta… tudo pela corrida de quem consegue noticiar primeiro algo e ganhar mais cliques que o concorrente graças aos internautas sedentos por informações a todo momento, como todos nós. E como fazer com que eles acreditem? Dando informações mais precisas, talvez, logo comecei a busca de material e pedi para os seguidores no twitter que estivessem na Campus Party o seguinte:
Espanhol? Fiz um texto rápido como se fosse uma nota de falecimento e como não entendo nada de espanhol pedi uma ajudinha, que foi atendida pela Amanda, o outro pedido era mais complicado, editar a Wikipedia não é algo legal (não façam isso!) pois é uma fonte de conteúdo no melhor estilo web 2.0 que eu tanto falo e defendo e eu não tinha nem idédia de como fazer, porém um seguidor veio explicar, e combinamos de mudar o verbete do Seu Barriga por 15min, apenas para exemplificar. Pra minha surpresa mudar a Wikipedia era muito mais facil do que eu imaginava. Em 30 segundos criei uma conta que não confirma email ou qualquer informação importante e que sem qualquer tipo de filtro me permitiu mudar o artigo (tem que ver issoaêee). Mesmo a intenção do hoax ser um exemplo de 15min e mesmo sabendo que haters gonna hate, adicionamos uma data e pronto, quem fosse pesquisar naquele momento iria ter uma surpresa. O fator sorte também valeu, já que os moderadores da Wikipedia são aliens e conseguem verificar a informação em poucos minutos, dessa vez não foram tão rapidos, o que acabou ajudando.
E o texto em espanhol? Fiz uma montagem rápida no photoshop, levei correndo até o stand da Folha, que tinha uma impressora power, e imprimi uma montagem no tamanho de jornal/folheto. Já era o suficiente para deixar uma dúvida plausível ainda maior…
Agora só faltava eu né… claro que pra não estragar a brincadeira não contei que era um hoax aos seguidores no twitter (desculpa!!!! foi um caso a parte!!! Eu deixarei vcs brincarem na proximaaa!!!!), e lá se foi o #RIPSEUBARRIGA lançado no ventilador.
Já tinhamos um verbete modificado, uma folha de “jornal” em espanhol e um tweet meu fazendo dramaqueen…eis que entra em cena a galerinha muito louca que apronta altas aventuras na interneeeeet… os blogueiros. Pedi para alguns perfis brothers como o Bobagento, Edutestosterona, ThiagoTg, OversodoInverso, Catupiry, CocaGelada, KehhBuchmann, Futirinhas, Luide, IvoNeuman, e outros, darem um apoio moral pra brincadeira, e como eles me amam e transamos todo fim de semana, aceitaram prontamente… Depois disso foi questão de tempo para que a noticia se espalhasse, os que acreditaram, lamentaram com a hashtag, os que não acreditaram lamentaram com a hashtag e quem ficou na duvida, lamentou os lamentos dos outros…..com a hashtag, e todos fizeram ela subir =)
Questão de tempo? Sim.
O Youpix fez todo o monitoramento do Desafio Aceito em tempo real e os números são realmente assustadores: 1. Trending Topics no Twitter Brasil em menos de DOIS MINUTOS.
2. Trending Topics no Twitter Mundial em CINCO MINUTOS
3. 696 resultados no Google em menos de uma hora
E adivinhem só….portais, sites de notícias e jornais publicaram a notícia como se fosse verdade assim que ela chegou aos TTs mundiais. Por que….se esta nos TTs é verdade, né? NÃO! NÃO É!!!! E a bola de neve sempre fica maior, pois os veículos usam os internautas como fonte, e os internautas que vão procurar a informação depois usam o veículo como fonte…ou seja, um ciclo de caos completo!
Ótimo!
Não vou colocar o print de quem “caiu”, pois o objetivo do painel era apenas apontar um problema que vem acontecendo com a velocidade da informação e todos estão sujeitos a se enganar com algo do tipo.
Felizmente um jornalista foi checar a informação antes de repassa-la e ligou para o SBT, que por sua vez ligou para o Edgar Vivar, que enfim, se pronunciou dando um RT e aliviando os fãs.
O Trending Topics durou cerca de 3 horas. Pra você ter ideia, marcas multinacionais gastam milhares de reais para tentar 100 participações com uma hashtag de um concurso… e em 2 minutos, sem pretensões, conseguimos bater números asssustadores e TTs por ai……. foda. o___O
E parando pra pensar esse foi o primeiro desafio em que eu também fui desafiado né….vai que não da certo la, todo mundo me olhando, pqp que vergonha seria ahuhuahuahuauh então agradeço a todos os presentes e os blogueiros pelo UP forte.Algumas notas destacaram a brincadeira positivamente, como algo para refletir ou repensar, o que me deixou muito feliz. Seguem alguns prints depois de algumas googladas mais tarde:
. . e etc etc etc etc etc…
Antes de fechar o post vou ficar com as palavras do Pedrox sobre o assunto:
“Aos amigos jornalistas que ficaram “aborrecidinhos” porque caíram numa notícia falsa da morte de um personagem de seriado televisivo ou não gostaram do teor, lembrem-se que testar a reação das pessoas diante de notícias falsas e muito mal contadas não é exclusividade da internet. Isso já acontece há pelo menos 70 anos.” (vide Orson Welles) (PELAMORDEDEOS > com as devidas proporções, né mané!)