sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Milícias na Líbia estão “fora de controle”, diz Anistia Internacional


Milicianos estariam torturando simpatizantes do ex-líder Muamar Kadafi

Mais de um ano se passou desde que a chamada Primavera Árabe alterou de forma significativa as estruturas de diversos países do Norte da África e do Oriente Médio. Ainda hoje, no entanto, alguns deles vêm enfrentando problemas no que diz respeito à sucessão de antigos governos. No caso da Líbia, a AI (Anistia Internacional) denunciou nesta quinta-feira (16/02) que as milícias que ajudaram a derrubar o ex-líder Muamar Kadafi estão fora de controle.
De acordo com um relatório divulgado pela Organização, as milícias atuam com impunidade e criam insegurança para a reconstrução das instituições do país.
“Há um ano, os líbios arriscaram a vida para exigir justiça. Hoje, suas esperanças se vêem prejudicadas por milícias armadas ilegais que pisoteiam os direitos humanos com impunidade”, aponta o relatório.
Denúncias da AI apontam que os grupos armados estariam detendo ilegalmente pessoas que apoiavam o governo de Kadafi. Além disso, as milícias estariam torturando os detidos, o que em alguns casos estariam levando-os, inclusive, à morte.
Para compor o relatório, a AI esteve e 11 instalações de detenção no centro e no oeste da Líbia durante janeiro e o início deste mês. As prisões são utilizadas pelas milícias e a ONG afirma que pode comprovar através de relatos que diversos detentos foram torturados e maltratados no local.
Desde o último setembro, segundo a AI, ao menos 12 presos morreram nas prisões comandadas pelas milícias. Até o momento, nenhuma investigação foi iniciada. A AI culpa também o CNT (Conselho Nacional de Transição) por supostamente não agir para prevenir ou combater as violações.
Um grande número de vítimas provém de outros países da África, especialmente o Níger, aponta o relatório. Foi para este país que a família de Kadafi fugiu quando os embates entre forças do governo e rebeldes tornaram-se mais intensos.
Outra denúncia
Em janeiro, a MSF (Médicos Sem Fronteira) já havia anunciado que encerraria seu trabalho em prisões da cidade de Misrata, pois constatou que o governo líbio estava torturando presos.
Até então, a ONG afirmava que desde o último mês de agosto já havia tratado 115 presos que teriam sido torturados. Assim como a AI, a MSF afirmou que as autoridades não tomaram providências sobre os abusos.
“Algumas autoridades tentaram obstruir o trabalho médico do MSF. Pacientes eram trazidos para serem tratados entre os interrogatórios, para que estivessem em forma para a próxima sessão. Isso é inaceitável. Nosso papel é oferecer cuidado médico em casos de guerra e presos doentes, não tratar repetidamente dos mesmos pacientes entre sessões de tortura”, afirmou o diretor geral da MSF, Christopher Stokes.
À época, segundo a ONU havia cerca de oito mil prisioneiros no país, em sua grande maioria, simpatizantes do antigo líder ou imigrantes de outros países presos durante os confrontos.
“A falta de controle por parte das autoridades centrais criam um ambiente propício para a tortura e os maus tratos”, disse Navi Pillay, a alta comissária da Organização para Direitos Humanos.

Documentos revelam pressão dos EUA para investigar se Chaplin era comunista

De:BBC
Novos documentos divulgados recentemente pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha revelam que o astro do cinema Charlie Chaplin foi alvo de uma investigação do serviço britânico de inteligência, depois que o governo dos Estados Unidos o acusou de ser comunista.
No entanto, os documentos – que foram disponibilizados na internet – não apresentam qualquer indício de que Chaplin tenha sido comunista.
Durante a investigação, o serviço britânico MI5 não conseguiu sequer identificar com certeza o local de nascimento do artista ou seu nome verdadeiro.
Os agentes americanos do FBI acreditam que o nome real de Chaplin era Israel Thornstein, mas os britânicos nunca conseguiram achar a certidão de nascimento do artista.
Perseguido pelo governo americano, Chaplin foi impedido de retornar aos Estados Unidos em 1952, apesar de morar no país por mais de trinta anos.

Nascimento e espionagem

O arquivista Edward Hampshire mostrou à BBC os dois arquivos sobre Charlie Chaplin que foram revelados este ano.
O primeiro deles é do começo dos anos 50 e está cheio de recortes de jornais. Entre os artigos antigos, há um documento da embaixada americana pedindo que o governo britânico investigue se Chaplin é ou foi membro do partido comunista.
As autoridades americanas também perguntam se existe qualquer menção ao artista no Pravda, o principal jornal da era soviética.
Hampshire revela também que nunca foi encontrada a certidão de nascimento de Chaplin. Em 1920, o astro do cinema recebeu um passaporte das autoridades britânicas.
"Na ocasião, as autoridades estavam satisfeitas com a declaração de que ele havia nascido em Londres, mas não foi encontrada nenhuma certidão nas buscas que se fez em Sommerset House [prédio turístico de Londres que abrigava os arquivos oficiais de nascimento] na época", disse o arquivista.
Uma fonte não-revelada havia sugerido que Chaplin nasceu na França. A hipótese foi investigada pelo governo britânico, mas nunca foi comprovada. Na época, também se especulou que ele teria nascido na Rússia ou no Leste Europeu.
Um segundo documento revelado agora, pede que o governo americano investigue se Chaplin era espião do governo soviético e se seu nome real era Israel Thornstein. A correspondência da época revela que a inteligência britânica nunca achou provas que embasassem esta tese.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Entrevista com "Mr. DOPS": a ditadura, seus agentes e seus amigos

Conversas com Mr. DOPS                            

De: Agência PúblicaDr Paulo Bonchristiano, ex-delegado do DOPS (Foto: Julia Rodrigues) por Marina Amaral

Nossa repórter passou mais de 15 horas entrevistando um dos poucos delegados do DOPS ainda vivos, entre os que atuaram nos anos mais duros da ditadura. Enfrentou resistência, informações desencontradas e até um suposto pacto de silêncio – um embate que antecipa os desafios da Comissão da Verdade


Aos 80 anos, José Paulo Bonchristiano conserva o porte imponente dos tempos em que era o “doutor Paulo”, delegado do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo, “o melhor departamento de polícia da América Latina”, não se cansa de repetir.“O DOPS era um órgão de inteligência policial, fazíamos o levantamento de todo e qualquer cidadão que tivesse alguma coisa contra o governo, chegamos a ter fichas de 200 mil pessoas durante a revolução”, diz, referindo-se ao golpe militar de 1964, que deu origem aos 20 anos de ditadura no Brasil.
Embora esteja aposentado há 27 anos, não há nada de senil em sua atitude ou aparência. Os olhos astutos de policial ainda dispensam os óculos para perscrutar o rosto do interlocutor, endurecendo quando o delegado acha que é hora de encerrar o assunto.
Bonchristiano gosta de dar entrevistas, mas não de responder a perguntas que lancem luz sobre os crimes cometidos pelo aparelho policial-militar da ditadura do qual participou entre 1964 e 1983: prisões ilegais, sequestros, torturas, lesões corporais, estupros e homicídios que, segundo estimativas da Procuradoria da República, vitimaram cerca de 30 mil cidadãos. Destes, 376 foram mortos, incluindo mais de 200 que continuam até hoje desaparecidos.
Os arquivos do DOPS se tornaram públicos em 1992, mas muitos documentos foram retirados pelos policiais quando estavam sob a guarda do então diretor da Polícia Federal e ex-diretor geral do DOPS, Romeu Tuma. Entre os remanescentes estão os laudos periciais falsos, produzidos no próprio DOPS, que transformavam homicídios cometidos pelos agentes do Estado em suicídios, atropelamentos, fugas. No caso dos desaparecidos, os corpos eram enterrados sob nomes falsos em valas de indigentes em cemitérios de periferia.
Globo, Folha, Bradesco – e Niles Bond

Para bispo, ministra da Secretaria das Mulheres é 'mal-amada e irresponsável'

Dom José Benedito Simão

Presidente da Comissão da Vida da CNBB em SP, d. Simão ataca Eleonora
10 de fevereiro de 2012  Chico Siqueira, especial para o Estado

ARAÇATUBA - O bispo de Assis (SP), d. José Benedito Simão, presidente da Comissão pela Vida da regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse ao Estado que a nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, "é uma pessoa infeliz, mal-amada e irresponsável", que "adotou uma postura contra o povo e em favor da morte" ao defender o aborto em declarações dadas à imprensa. Informada, a ministra não quis comentar as críticas feitas pelo bispo.

"Recebo com muita indignação as palavras da nova ministra, cuja pasta tem uma grande responsabilidade em favor da vida da mulher", afirmou d. José – para quem a ministra abriu uma polêmicas que pode criar um confronto entre Igreja e governo. "Ela é infeliz, mas ninguém precisa ficar sabendo. Seu discurso mostra que ela pode estar reabrindo feridas que estavam cicatrizando", disse ainda o bispo, referindo-se aos debates ocorridas no fim do governo Lula sobre aborto no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3). "Ela tem obrigação de apresentar programas que gerem vida, e não morte. Deve falar em defesa da mulher, em defesa da vida, mas se posicionou a favor do homicídio, ao defender o aborto", protestou.

O bispo também reclamou das declarações da ministra sobre as preferências sexuais de sua filha, afirmando que ela "deveria tomar mais cuidado para não dar mau exemplo para nossos adolescentes".

Panfletos. D. José, de 61 anos, ficou conhecido em janeiro de 2010, quando divulgou panfletos chamando Lula de "novo Herodes", por levar adiante o PNDH 3. Os panfletos voltaram a circular em outubro, em plena campanha presidencial de segundo turno, mas foram apreendidos em uma gráfica do Cambuci, em SãoPaulo. A gráfica informou que a encomenda lhe fora feita pela diocese de Guarulhos.

Em outro trecho da entrevista de ontem, o bispo de Assis disse que vai seguir de perto os pronunciamentos da ministra. "Vamos acompanhar seu trabalho. Se os discursos forem nessa mesma linha (de defesa do aborto), vamos tomar algumas medidas de protesto, que podem ser panfletos ou manifesto público", acrescentou. E concluiu dizendo que "foi uma escolha infeliz do governo de Dilma", que poderia ter escolhido "uma pessoa mais responsável e equilibrada, mas colocaram essa pessoa para reacender temas polêmicos e complexos e reabrir feridas que estavam se fechando".
Fonte: Estadão

Dois milhões de falecidos estão inscritos para votar nas eleições dos EUA

Tom Lohdan Da Redação
Um relatório divulgado nesta terça-feira (14) pelo centro de estudo e pesquisa dos Estados Unidos Pew Center aponta que cerca de dois milhões de estadunidenses falecidos ainda estão inscritos para votar nas eleições de novembro, enquanto outros 24 milhões de arquivos contêm erros ou imprecisões.
O relatório detalha em 12 páginas os diversos problemas no sistema de inscrição de eleitores nos Estados Unidos e destaca a necessidade de modernizá-lo para corrigir problemas e economizar dinheiro dos contribuintes.
A análise, realizada pelo instituto independente RTI Internacional, assinalou que pouco mais de 1,8 milhões de estadunidenses já falecidos seguem no registro de eleitores, enquanto que aproximadamente 2,75 milhões de pessoas estão inscritas para votar em mais de um estado. Além disso, o relatório aponta que cerca de 24 milhões de arquivos de eleitores perderam validade ou contêm imprecisões “significativas”.
O estudo destaca também que 12 milhões de arquivos têm endereços incorretos, ou porque o eleitor mudou de domicílio ou devido à impossibilidade de localizá-lo por correio para corrigir os formulários. Ademais, pelo menos 51 milhões de cidadãos (quase um quarto do número de eleitores do país) preenchem os requisitos para votar, mas não se registraram.

Sistema antiquado prejudica a confiança dos eleitores na democracia e a integridade das eleições”, diz diretor da Pew Center

Em comunicado, o diretor do programa Iniciativas Eleitorais do Pew Center,  David Becker, “a inscrição de eleitores é a porta que abre a participação na democracia, mas estes sistemas antiquados, que funcionam com papel, sofrem com erros e deficiências”.
“Estes problemas desperdiçam o dinheiro dos contribuintes, minam a confiança dos eleitores e alimentam as discussões partidárias sobre a integridade de nossas eleições”, acrescentou.
O relatório assinalou que em 2008, por exemplo, o estado do Oregon e as autoridades locais gastaram US$ 4,11por cada votante para processar seu registro eleitoral. Em contraste, no Canadá se utilizada uma tecnologia de ponta comum no setor privado, e menos de US$ 0,35 por votante são investidos.
Em contrapartida, o condado de Maricopa, no Arizona, economizou mais de US$ 1 milhão em cinco anos ao permitir o registro pela internet, reduzindo a dependência em formulários de papel e registro manual de dados.
Embora investigadores apontem que não há provas suficientes de que estes problemas levaram à fraude generalizada nos registros, o relatório cria questionamentos sobre a vulnerabilidade dos arquivos eleitorais. Uma das queixas do documento aponta que o registro de eleitores nos EUA reflete, principalmente, suas origens do século XIX e não se adaptou aos avanços da tecnologia e da extensa mobilidade dos estadunidenses.

De: Sul21  Com informações da Agência Efe

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estacionamento quase em extinção nas cidades suíças


Aparelhos para medir a hora de estacionamento cada vez mais raros na Suíça. (RDB)

Por Ariane Gigon, swissinfo.ch
 
A questão de estacionamento para carros polemiza em todas as cidades suíças. A tendência geral é de restringir cada vez mais o espaço para veículos.
Na Suíça germanófona, o conceito de "local pobre em carros" mostra a direção que o debate está tomando.
Um "sim" nas urnas teria isolado a Basileia (norte) das outras cidades suíças e manchado levemente a sua imagem ecológica, conquistada dentre outros através da sua extensa rede de ciclovias. De fato, o plebiscito questionava o eleitor se a metrópole às margens do rio Reno deveria aceitar a liberdade total para a construção de garagens subterrâneas em áreas privadas fora do centro histórico. Mas há dez dias, os eleitores recusaram claramente essa mudança, por mais de dois terços dos votos.
A iniciativa popular (projeto legislativo apresentado pelo cidadão e levado a voto) contradizia os esforços conduzidos em várias partes da Suíça para reduzir o tráfego motorizado nos centros das cidades, o de reduzir o número de estacionamentos. "O estacionamento é um dos principais fatores para controlar os problemas de mobilidade, que ocorre por todos os lados", ressalta Gianluigi Giacomel, colaborador científico do Observatório Universitário da Mobilidade (OUM) da Universidade de Genebra.
"Muitos estudos provaram que a partir do momento em que você tem um estacionamento no fim do trajeto, aumenta a tendência de pegar o carro", acrescenta. Resultado: no início dos anos 1990, as cidades suíças começaram a restringir o número de vagas à disposição - ou transformar as chamadas "zonas brancas", estacionamentos gratuitos e ilimitados, em zonas pagas e zonas "azuis", estacionamento com tempo limitado.

Cada vez menos 

A tendência de ter cada vez menos vagas de estacionamento aumenta. Na Suíça germanófona - pelo menos em cidades como Winterthur, Zurique e Schaffhausen - as regras foram modificadas nesse sentido. Genebra deve em pouco tempo também finalizar seu novo plano diretor nessa área.
A Basileia é ainda uma das últimas grandes cidades na Suíça germanófona a ter inúmeras zonas brancas (12%). Mas a situação vai mudar: uma nova regulamentação sobre a gestão dos estacionamentos públicos permitirá eliminar pouco a pouco essas vagas sem restrição, até 2016.

Ponta interditada para o tráfego 

Mais espetacular é a decisão de fechar para o tráfego de veículos a ponte "Mittlere Brücke" (a mais velha sobre o rio Reno entre o lago de Constança e o mar do Norte, onde o cais está localizado). A única exceção serão as horas de entregas de mercadorias. "Trata-se de uma mudança simbólica que modificará o centro da cidade. As bicicletas poderão atravessar alguns eixos, enquanto que os veículos estarão impedidos", ressalta Alain Groff, diretor da Secretaria para Mobilidade do cantão da Basileia.
No setor de estacionamentos, Zurique, a cidade mais restritiva do país, está avançando para a próxima etapa. Ela só depende de um recurso legal entregue contra os novos regulamentos sobre os estacionamentos em áreas privadas seja refutado. Quanto aos locais públicos do centro da cidade, eles são objeto de um "compromisso histórico" entre os comerciantes e a municipalidade, com uma certa compensação pelas vagas perdidas nas infraestruturas subterrâneas. Genebra poderá se inspirar nessas decisões.

Menos vagas 

Zurique parece ser a primeira cidade a ancorar em um texto da lei um conceito que provoca muita discussão na Suíça germanófona: o do "espaço pobre em veículos" ("autoarmes Wohnen", em alemão). Mesmo se essa disposição está inscrita no decreto atualmente suspenso por um recurso legal, ela já pode ser aplicada. É o que explica Erich Willi, chefe de projeto no Departamento Municipal de Trabalhos Públicos, órgão encarregado da estratégia de estacionamentos em Zurique.
Winterthur adotou um regulamento similar e Berna o autorizou excepcionalmente para um projeto imobiliário. Nas grandes cidades de língua alemã do país, quase metade dos lares não dispõem de veículos.
Os pedidos de isenção tributária continuam a chegar. Para que sejam aceitos, eles devem ser acompanhados por um conceito de mobilidade. Erich Willi dá o exemplo de um novo conjunto habitacional, ainda em construção, onde "bilhetes mensais dos transportes públicos estarão incluídos nos aluguéis. Essa cooperativa alugará também vagas de estacionamento a preços elevados, mais caros do que o habitual."

Engajar-se em não ter um carro 

Ainda mais extremos: no centro de Zurique, outra cooperativa habitacional solicitará aos seus locatários a se engajar, no contrato de aluguel, a não ter veículos. O restaurante previsto no local fará o mesmo com seus empregados.
Alain Groff defende uma política decididamente proativa. "Não acredito muito no poder de convencimento das campanhas de sensibilização. As pessoas são racionais: eles preferem utilizar os meios de transportes mais vantajosos e práticos. Os suíços não são forçosamente mais ecológicos do que os outros, mas dispõem de uma oferta de transportes públicos de boa qualidade. Por todos os lados, as pessoas reagem às restrições, por exemplo, de vagas em estacionamento."
O tráfego suplementar induzido pelo aumento do número de estacionamentos é um fenômeno que não atinge somente os veículos. "Quanto mais vagas existem para as bicicletas, mais primordial é a necessidade de encontrar soluções para canalizar o seu número, que não para de aumentar". Assim as autoridades da Basileia introduziram uma duração máxima de dez dias para as bicicletas paradas no estacionamento da principal estação de trem da cidade. 

Ariane Gigon, swissinfo.ch  Adaptação: Alexander Thoele

Samba agoniza, mas não morre!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Washington aposta no comunista Zyuganov

 
Washington aposta no comunista Zyuganov. 16429.jpeg
Há pouca dúvida que Washington prefere Vladimir Putin não ganhar as presidenciais, mesmo que isso signifique uma restauração comunista, acredita o diretor do Instituto Americano na Ucrânia e consultor na advocacia pública internacional e nos assuntos governamentais, Anthony T. Salvia, num artigo publicado no jornal The Jerusalem Post. Respondendo à pergunta feita  por ele mesmo: "Quem prefere Washington?  Putin ou Zyuganov", o autor opta claramente pelo líder do Partido Comunista, Gennadi Zyuganov.
" Washington tem a intenção de deslegitimar o actual governo russo, mesmo que isso resulte em um regime comunista", disse. "Onde Geoestratégia está em causa, a Rússia deve ser estrategicamente limitada e, assim, reduzida por meio de desmembramento (o modelo jugoslavo), ou mudada através de uma revolução laranja que leve à criação de um regime aliado no Kremlin (o modelo ucraniano). Afinal, é impossível cercar completamente a China (claramente é um objectivo dos EUA geoestratégico, tendo em conta o envio recentemente anunciado das forças americanas para a Austrália), se primeiro não certificarmos uma completa submissão da Rússia", disse.
Neste sentido, segundo Salvia o único que possa competir com Putin na eleição, é Gennadi Zyuganov, o líder do segundo poder político na Rússia, que recebeu quase 20 por cento dos votos nas últimas eleições parlamentares e aumentou significativamente a presença do partido na Duma de Estado. Neste caso, o autor está ciente do fato de que Zyuganov, é claro, é uma figura de transição, e Washington vai usar a sua vitória nas eleições "para alcançar a meta de longo prazo para bloquear Rússia com o objectivo de eliminá-la da arena mundial como um jogador independente ".
Salvia não tem nenhuma dúvida na capacidade de retirar em seguida o líder comunista. "No caso (improvável) de Zyuganov vencer em março, Washington poderia juntar o apoio entre o público americano e seus aliados europeus (incluindo Geórgia e Ucrânia -Red) contra os interesses russos, apontando à ameaça vermelha", disse.
De acordo com o analista político Serguei Markov, os americanos não pela primeira vez publicamente manifestam o seu apoio para Zyuganov. Em março deste ano, conhecido por suas declarações antirussos, vice-presidente americano, Joe Biden, se reuniu em Moscou com representantes do Partido Comunista. "Eu, quando vim nos anos 70 à URSS, nem podia imaginar que um dia iria apoiar os comunistas e desejar que ganhem ..., disse Biden, segundo Markov. Markov explicou que o problema não é tanto Zyuganov, como Putin.
"Elites americanos querem derrotar Putin, e eles não se importam em quem vai lhe causar danos. Eles não gostam que Putin representa a consolidação das forças antiamericanas, então estão dispostos a usar qualquer um, para atacar Putin. E embora sejam muito negativos a próprio Zyuganov, estão esperando de lidarem com isso mais tarde"- disse Markov ao Pravda. Ru .
"O sistema global mundial assinou a Putin uma sentença de morte. E o fato de que os analistas americanos chegaram a uma discussão séria sobre apoio de Zyuganov, cuja ideologia é mais antiocidental do que a de Putin, significa que os americanos prestam pouca atenção às palavras, mas muita aos actividades. Putin enfrentou bem o colapso da Rússia, está retornando com uma agenda patriótica, retendo a onda interna da propaganda pró-americana, realizada por agentes de influência, e não lhes faz concessões. É por isso que a sua volta é um grande desafio para os Estados Unidos e o mundo ocidental", comentou ao Pravda. Ru outro analítico, líder do Movimento Internacional a favor da União Euroasiática, Aleksandr Dugin.

Lyuba Lulko Pravda.Ru.

A Internet pode matar. Você acredita? O Caso Sr. Barriga

 Campus Party! Ta foda….maaaaaaas consegui parar e escrever um dos desafios mais épicos da história do Mexico Brasil Mundo blog! O triste dia em que o Seu Barriga faleceu, só que não. (q?)
Esse foi o primeiro Desafio em que eu não avisei que era um desafio, o primeiro em que eu não pedi a participação da galeuuura do twitter ou facebook e o primeiro feito AO VIVO …. - ComassimCid ao vivo céburro meow?! Ôporra! Deixa eu explicar….. Fui convidado para um painel na Campus Party com o tema: “Como uma hoax (histórias falsas recebidas pela Internet) se espalha” e a presença dos fiéis leitores e da turma de nerds/geeks/tetudos foi gigantesca! Então pensei…por que só falar de exemplos, teorias e casos legais de hoax clássicos ou que conseguimos emplacar pelo LOL, se podemos tentar fazer isso agora, durante o painel, partindo do zero? E assim começou o #RIPSEUBARRIGA “ao vivo” durante o painel da #CPBR5
A escolha de quem “MATAR” como um exemplo pratico de como uma notícia falsa pode se espalhar, seguiu alguns critérios simples, o Seu Barriga é um personagem da infancia de um publico gigantesco (mesmo pq o SBT reprisa Chaves há 70 anos), outro motivo é que ele é Mexicano e não brasileiro, o que dificulta checar a veracidade do fato, ouuuuutra coisa é que o Edgar Vivar (nome do ator) usa o twitter bem esporadicamente e por ultimo, ele é gordo, e gordos estão sempre morrendo (infelizmente é verdade ué…)
Ok, eu entendo que é uma filhadaputice isso, que é uma putafaltadesacanagem enganar os desavisados com a morte de um ídolo! Mas lembre-se de quantos jornalistas preguiçosos existem e não checam as informações que publicam e só porque ela está nos TTs acham que é uma verdade absoluta… tudo pela corrida de quem consegue noticiar primeiro algo e ganhar mais cliques que o concorrente graças aos internautas sedentos por informações a todo momento, como todos nós.
E como fazer com que eles acreditem? Dando informações mais precisas, talvez, logo comecei a busca de material e pedi para os seguidores no twitter que estivessem na Campus Party o seguinte:
Espanhol? Fiz um texto rápido como se fosse uma nota de falecimento e como não entendo nada de espanhol pedi uma ajudinha, que foi atendida pela Amanda, o outro pedido era mais complicado, editar a Wikipedia não é algo legal (não façam isso!) pois é uma fonte de conteúdo no melhor estilo web 2.0 que eu tanto falo e defendo e eu não tinha nem idédia de como fazer, porém um seguidor veio explicar, e combinamos de mudar o verbete do Seu Barriga por 15min, apenas para exemplificar.
Pra minha surpresa mudar a Wikipedia era muito mais facil do que eu imaginava. Em 30 segundos criei uma conta que não confirma email ou qualquer informação importante e que sem qualquer tipo de filtro me permitiu mudar o artigo (tem que ver issoaêee). Mesmo a intenção do hoax ser um exemplo de 15min e mesmo sabendo que haters gonna hate, adicionamos uma data e pronto, quem fosse pesquisar naquele momento iria ter uma surpresa.
O fator sorte também valeu, já que os moderadores da Wikipedia são aliens e conseguem verificar a informação em poucos minutos, dessa vez não foram tão rapidos, o que acabou ajudando.
E o texto em espanhol? Fiz uma montagem rápida no photoshop, levei correndo até o stand da Folha, que tinha uma impressora power, e imprimi uma montagem no tamanho de jornal/folheto. Já era o suficiente para deixar uma dúvida plausível ainda maior…
Agora só faltava eu né… claro que pra não estragar a brincadeira não contei que era um hoax aos seguidores no twitter (desculpa!!!! foi um caso a parte!!! Eu deixarei vcs brincarem na proximaaa!!!!), e lá se foi o #RIPSEUBARRIGA lançado no ventilador.
Já tinhamos um verbete modificado, uma folha de “jornal” em espanhol e um tweet meu fazendo dramaqueen…eis que entra em cena a galerinha muito louca que apronta altas aventuras na interneeeeet… os blogueiros. Pedi para alguns perfis brothers como o Bobagento, Edutestosterona, ThiagoTg, OversodoInverso, Catupiry, CocaGelada, KehhBuchmann, Futirinhas, Luide, IvoNeuman, e outros, darem um apoio moral pra brincadeira, e como eles me amam e transamos todo fim de semana, aceitaram prontamente…
Depois disso foi questão de tempo para que a noticia se espalhasse, os que acreditaram, lamentaram com a hashtag, os que não acreditaram lamentaram com a hashtag e quem ficou na duvida, lamentou os lamentos dos outros…..com a hashtag, e todos fizeram ela subir =)
Questão de tempo? Sim.
O
Youpix fez todo o monitoramento do Desafio Aceito em tempo real e os números são realmente assustadores:
1. Trending Topics no Twitter Brasil em menos de DOIS MINUTOS.
2. Trending Topics no Twitter Mundial em CINCO MINUTOS
3. 696 resultados no Google em menos de uma hora
E adivinhem só….portais, sites de notícias e jornais publicaram a notícia como se fosse verdade assim que ela chegou aos TTs mundiais. Por que….se esta nos TTs é verdade, né? NÃO! NÃO É!!!! E a bola de neve sempre fica maior, pois os veículos usam os internautas como fonte, e os internautas que vão procurar a informação depois usam o veículo como fonte…ou seja, um ciclo de caos completo!
Ótimo!
Não vou colocar o print de quem “caiu”, pois o objetivo do painel era apenas apontar um problema que vem acontecendo com a velocidade da informação e todos estão sujeitos a se enganar com algo do tipo.

Felizmente um jornalista foi checar a informação antes de repassa-la e ligou para o SBT, que por sua vez ligou para o Edgar Vivar, que enfim, se pronunciou dando um RT e aliviando os fãs.
O Trending Topics durou cerca de 3 horas. Pra você ter ideia, marcas multinacionais gastam milhares de reais para tentar 100 participações com uma hashtag de um concurso… e em 2 minutos, sem pretensões, conseguimos bater números asssustadores e TTs por ai……. foda.  o___O
E parando pra pensar esse foi o primeiro desafio em que eu também fui desafiado né….vai que não da certo la, todo mundo me olhando, pqp que vergonha seria ahuhuahuahuauh então agradeço a todos os presentes e os blogueiros pelo UP forte.
Algumas notas destacaram a brincadeira positivamente, como algo para refletir ou repensar, o que me deixou muito feliz. Seguem alguns prints depois de algumas googladas mais tarde:

.
.
e etc etc etc etc etc…
Antes de fechar o post vou ficar com as palavras do Pedrox sobre o assunto:
“Aos amigos jornalistas que ficaram “aborrecidinhos” porque caíram numa notícia falsa da morte de um personagem de seriado televisivo ou não gostaram do teor, lembrem-se que testar a reação das pessoas diante de notícias falsas e muito mal contadas não é exclusividade da internet. Isso já acontece há pelo menos 70 anos.”  
(vide Orson Welles) (PELAMORDEDEOS > com as devidas proporções, né mané!)

Você sabe por que a zebra é listrada?

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério de por que as zebras têm suas características listras pretas e brancas. Um estudo publicado no Journal of Experimental Biology mostrou que o padrão listrado fez os animais muito menos atraente para insetos.

Reportagem: Victoria Gill de BBC


muitas teorias para explicar as inconfundíveis listras das zebras. Os cientistas sugerem que cada zebra tem um padrão único que permite que outros animais a reconheçam. Ou que a massa de preto e branco em um vasto rebanho fornece camuflagem que confunde os predadores.
Mas esta equipe começou a testar exatamente o efeito que as listras tinham em um irritante e onipresente inimigo da zebra a mutuca sugadora de sangue.
Como parte de seu experimento, a equipe colocou uma substância pegajosa em  modelos de cavalos - um branco, um preto e um listrado - em um campo infestada de moscas. Quando eles coletaram as moscas que haviam pousado e ficado presas a cada um dos modelos, eles descobriram que o modelo zebra atraiu, de longe, o menor número de moscas.
Os pesquisadores acreditam que as zebras tiveram um ancestral negro, que desenvolveu  listras brancas em uma corrida armamentista evolucionária com um inseto que tornou sua picada um veículo de doenças que flagelaram os  rebanhos de cavalos.