sábado, 21 de maio de 2011

Natal Luz de Gramado sob risco de virar Natal apagado

Ameaçado de não ser realizado em novembro e dezembro próximos, o Natal Luz de Gramado já está tendo dois desdobramentos judiciais e sua solução poderá passar por uma mediação da OAB gaúcha, que foi solicitada - pelo prefeito da cidade - a ajudar na solução do ´imbroglio´.
 Recentemente, o MP de Gramado propôs à administração municipal um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o Natal Luz deste ano, prevendo um maior controle social e pondo sob suspeitas as prestações de contas de edições anteriores da comemoração.
 O prefeito Nestor Tissot recusou-se a assinar o documento, alegando que "o Natal Luz não é público, mas organizado por uma entidade comunitária, a Associação de Cultura e Turismo de Gramado – ACTG que, como tal, não precisa prestar contas a agentes ministeriais".
 Nomeado pelo prefeito para presidir a comissão organizadora do próximo Natal Luiz, o secretário de Turismo, Gilberto Tomasini, garante que a festa natalina "será feita dentro da maior transparência”, destacando que vai promover as licitações sugeridas pelos promotores públicos. “Mas não vamos abrir mão de contratar empresas e pessoas que garantam qualidade e segurança, sem interferências de terceiros”, frisou.

O surgimento das divergências

As divergências começaram em dezembro do ano passado, quando o jornalista gramadense Gilberto Michaelsen, em entrevistas - uma delas no programa de Rogério Mendelski na Rádio Guaíba - fez críticas ao empresário Luciano Peccin, proprietário do Hotel Casa da Montanha e que, há cerca de 20 anos, foi o idealizador do Natal Luz e organizador desde suas primeiras edições.
 Michaelsen fez outras abordagens críticas em blogs e saites. Insatisfeito com o que classificou de "insinuações maldosas", Peccin ingressou em 3 de janeiro deste ano - durante o período de suspensão dos prazos normais do Judiciário - com um "pedido de explicações", com o timbre de urgência, para que Gilberto Michaelsen esclarecesse determinadas passagens de suas falas e postagens.
"O objetivo de Michaelsen é ofender a honra e a imagem de Peccin, presidente da comissão organizadora do Natal Luz, homem com currículo vasto, que acumula experiências sempre bem sucedidas em diversas áreas da iniciativa privada" - afirma a petição inicial.
A ação foi despachada rapidamente pelo pretor Luiz Goulart, e o jornalista - intimado ainda em janeiro - apresentou suas explicações. Mas, passados três meses e meio, Peccin não consegue acesso aos autos, que estão "conclusos" com o magistrado desde 3 de março. (Proc. nº 21100000073).
 Os advogados Amadeu Weinmann e Claudio Candiota Filho ingressaram, então, anteontem (18) no TJRS com correição parcial contra o pretor. O incidente correicional contra o magistrado está para ser despachado pelo desembargador Newton Brasil de Leão, da 1ª Câmara Criminal do TJRS. (Proc nº 70042871855).

Conciliação via OAB

Enquanto outra solução não acontece, o prefeito Nestor Tissot oficiou ontem (19) ao presidente da OAB-RS, comunicando a "ocorrência de manifestações de apreensão e intranquilidade da comunidade e do Poder Público Municipal a respeito da atuação dos agentes do Ministério Público de Gramado em relação ao Natal Luz".
Tissot escreve ao presidente Claudio Lamachia detalhando que "o ambiente negativo gerado pela referida atuação do Ministério Público pode colocar em risco a realização de tão importante e reconhecido evento, em total prejuízo à comunidade gramadense e gaúcha".
O ofício conclama a Ordem - pelo papel comunitário que tem - a participar "na defesa dos interesses da comunidade de Gramado".

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Prefeitura interdita alojamento de trabalhadores das obras da Hyundai

"Alojamento" dos trabalhadores
A Prefeitura interditou um alojamento que abrigava, em condições consideradas desumanas pela fiscalização, pelo menos 35 trabalhadores de uma das construtoras que presta serviço para as obras da Hyundai, em Piracicaba.
Os operários, vindos do Piauí, viviam há um mês em uma casa que teve de receber cama até na cozinha para comportar todos os moradores. O local possui apenas dois banheiros e também apresentava problemas de ventilação e na cozinha.
“Simplesmente nada atendia às normas”, resumiu o fiscal do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e da Construção de Piracicaba, Wanderley Costa. Ele conta que, na cozinha, os trabalhadores usavam uma espiriteira improvisada e tinham que esquentar a comida usando apenas uma lata de alumínio e álcool.
As 32 camas foram construídas com madeiras da obra e acomodavam colchões de espessura abaixo do permitido pelo Ministério do Trabalho.
Os fiscais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba interditaram o local e ordenaram que os trabalhadores fossem retirados imediatamente e realocados em um lugar com condições adequadas. Por dificuldade em conseguir um lugar para todos, foi permitido que apenas 14 deles ficassem na casa até as 12h de terça-feira, conforme explicou o fiscal do Cerest Marcos Hister.
O dono da empreiteira responsável pela obra, Nilton Gomes de Almeida, disse que já estava providenciando um local para os trabalhadores e que outros funcionários estavam hospedados em um hotel. A empreiteira será multada e o valor da autuação pode chegar a R$170 mil.

Problema recorrente

Para Hister, o número crescente de ocorrências semelhantes a esta está relacionado ao fato de a economia da cidade estar aquecida.
“Há muitas vagas e os trabalhadres aceitam vir de outros estados para trabalhar nesta situação sub-humana. Cada vez mais eu me surpreendo com tantas irregularidades”, diz.

Leia mais aqui

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aura humana ou efeito Kirlian?

Se já teve a ocasião de observar fotografias antigas em que se vê uma misteriosa aura luminescente em redor dos retratados, não vale a pena espantar-se: não é a alma humana a sair do corpo que está a ver. Apenas o efeito Kirlian.
Fotografias em que aparecem pessoas rodeadas por uma aura luminescente são mais comuns do que se pensa. Se a imagem é recente diremos logo que é uma manipulação feita com photoshop. Porém se é mais antiga, anterior à era da fotografia digital, os espíritos mais religiosos erguem-se clamando estar perante provas da existência da aura humana, esquecendo-se que os efeitos fotográficos existem desde os primórdios da fotografia. Neste caso a aura é produzida por um efeito muito simples denominado Kirlian.

Governo divulga novo mapa das denúncias sobre exploração sexual infantil

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulga nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A apresentação da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, elaborado pela Universidade de Brasília (UnB), é uma das atividades alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Diversas atividades serão realizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formada por integrantes do Governo Federal, da sociedade civil organizada e de organismos internacionais (programação completa abaixo).
Dados do Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela SDH/PR, mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data marca o crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.

Conheça aqui a programação completa:




18 de maio - quarta-feira


11h30 - I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro, com a presença da Rainha Silvia, da Suécia, e com participação da ministra Maria do Rosário, da SDH/PR.

Local: STF, Praça dos Três Poderes, Brasília-DF.

14h – Solenidade no Palácio do Planalto para a entrega do Prêmio Neide Castanha, lançamento da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e encaminhamento ao Governo Federal, pelo Comitê Nacional, do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes revisado, com participação da ministra Maria do Rosário, autoridades da área e parceiros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília (DF). A ministra atenderá a imprensa logo após a solenidade.

14h às 18h - Atividade de Mobilização contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes com a Caravana Siga Bem Criança. Cerca de 1300 crianças estarão reunidas para participação em oficinas e apresentações artísticas.

Local: Esplanada dos Ministérios (Gramado em frente ao Museu Nacional).

19 de maio - quinta-feira

09h30 - Seminário sobre Experiências de Legislação contra Castigos Corporais, com participação da ministra Maria do Rosário, da Rainha Silvia, da Suécia, e da apresentadora Xuxa Meneghel, porta-voz da Rede Não Bata, Eduque! - Organização: SDH/PR, Embaixada da Suécia, Save the Children e Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Local: Plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília (DF).





















terça-feira, 17 de maio de 2011

Preconceito linguístico: o que tu pensa sobre o livro do MEC?

Tal qual este que vos escreve, a maioria das pessoas que desce a ripa no tal "livro do Mec que ensina a falar errado" não deve ter lido o livro. Ainda assim, a linguística virou o tema da vez e todo mundo pontifica sobre língua e educação.
Eu não li o tal livro, mas, a princípio, acho que é salutar debater o tema. Muitos dos que atacam a admissão do falar popular como uma ameaça à língua portuguesa são tolerantes em relação ao uso de estrangeirismos. Nesse caso, enquadra-se, inclusive o professor Sérgio Nogueira, que foi ao Bom Dia Brasil detonar com o tal "livro do Mec".
Outra parte dos críticos ao "Livro do Mec" não aceita as mudanças adotadas pela reforma ortográfica., porém, defende ardorosamente a pureza do idioma contra a aceitação de certos modos de falar coloquiais, como se a deifnição do falar e escrever correto não fosse, fundamentalmente, uma convenção aprovada por alguma autoridade.
A falta de análise da situação no contexto, faz parecer que se está entregando aos alunos um livro cheio de erros gramaticais. Não é nada disso. Pequena matéria no Último Segundo ajuda a entender o caso. Artigo de Odenildo Sena aborda a questão de um modo interessante.
Não sou adepto do "politicamente correto", nem de concepções relativistas. Entendo, singelamente, que as pessoas devem buscar informações sobre o que falam.
Aliás, aqui no Rio Grande do Sul, atire a primeira pedra quem nunca se manifestou do modo gramaticalmente errado do título dessa postagem.

Projeto Coojornal

Equipe do Coojornal. Foto: Eduardo Tavares
Nos próximos dias 9 e 10 de junho será realizado o lançamento do livro e DVD do Projeto Coojornal.
Será na Assembleia Legislativa, Teatro Dante Barone e Vestíbulo Nobre Erico Verissimo.

Atenção para os horários:
Dia 9 de junho

Às 19h, haverá apresentação do documentário no Teatro Dante Barone.

Às 20h, no Vestíbulo Nobre, haverá a abertura da Exposição de Capas do Coojornal e a sessão de autógrafos do livro “Coojornal – um jornal de jornalistas sob o regime militar”, com uma seleção de reportagens publicadas no jornal ao longo de seus sete anos de existência..

A exposição será mantida no local, até 15 de junho.

Dia 10 de junho

Às 19h, também no Teatro Dante Barone, haverá nova apresentação do documentário, seguida de debate com a presença de ex-coojornalistas.
O projeto tem o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul eo patrocínio da Caixa Econômica Federal e Petrobras

A realização é da  Libretos