sábado, 3 de setembro de 2011

Os arquitetos judeus na Alemanha nazista

 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Alfons Anker - Casas em banda, Berlin 1929-30
A investigação levada a cabo por Myra Warhaftig, recentemente falecida, traz um contributo importante para a história do século XX, em geral, e para a arquitectura em particular. No seu trabalho revela a existência de quase meio milhar de arquitectos judeus na Alemanha, na sua maioria descendentes de famílias há muito estabelecidas no país. Estes profissionais viveram e trabalharam nas grandes cidades, especialmente em Berlim, e foram praticantes convictos da nova arquitectura moderna, funcionalista ou expressionista. A perseguição de que foram alvo, tal como todos os judeus nesta época, quase apagou o seu rasto e permaneceram injustamente esquecidos. O presente trabalho resgata-os para a História e identifica muitos dos seus projectos e obras, muitas ainda de pé, sobreviventes miraculosas da guerra para onde o regime nazi empurrou a Alemanha.
De acordo com os estudos efectuados por Warhaftig data de Novembro de 1933 (poucos meses antes do governo nazi ser empossado) a publicação de um decreto que bania os arquitectos judeus da Reichskulturkammer für bildende Künste, uma associação onde deviam estar inscritos para poderem exercer a sua profissão. Dois anos depois também os arquitectos que tinham um cônjuge de origem judaica se viram impedidos por sua vez de praticar arquitectura. Pouco depois o cerco fechava-se e os judeus ou emigraram ou ficaram, acabando os seus dias num campo de concentração, fossem arquitectos, médicos, escritores ou cientistas.
Arquitectos desconhecidos ou esquecidos como Bruno Ahrends, Georg Falck, Ernst Ludwig Freud (filho de Sigmund Freud), Harry Rosenthal, Martin Albrecht Punitzer ou Hans Sigmund Jaretzki são apenas alguns dos resgatados, uma pequena lista de 43 nomes que Warhaftig estudou e documentou, uma ponta do icebergue que pode ser consultada aqui. O seu trabalho completo pode ser encontrado no livro Deutsche jüdische Architekten vor und nach 1933 - Das Lexikon. 500 Biographien (Arquitectos judeus alemães antes e depois de 1933 - O léxico. 500 biografias).
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Hans Sigmund Jaretzki - Cinema Park-Lichtspiele, Berlin
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Martin Albrecht Punitzer - Fábrica Herbert Lindner, Berlin 1932
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Harry Rosenthal - Casa Eisner, Berlin 1927
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Bruno Ahrends - Urbanização Weiße Stadt, Berlin 1928-31
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Alexander Beer - Enfermaria Judaica, Berlin 1930
 Alemanha Arquitectos Arquitectura Arquitetos Arquitetura Berlim Modernismo Myra Nazi Warhaftig
Georg Falck - Armazéns Tietz, Solingen 1930


Leia mais:obvious

Austrália mandar tirar dos livros didáticos as abreviaturas a.C. e d.C.

O monge Dionísio
O governo da Austrália mandou tirar dos livros didáticos as referências religiosas de tempo histórico a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo).
As abreviaturas serão substituídas por BCE (Before Common Era ou Antes da Era Contemporânea, em livre tradução), BP (Before Present ou Antes do Presente) e CE (Common Era ou Era Presente).
Um porta-voz do governo disse ao The Sun Herald que as novas abreviaturas são mais adequadas para o ensino porque são neutras, sem nenhuma conotação de credo.
A substituição das nomenclaturas está prevista para começar em 2012, mas o governo poderá adiá-la -- ou já teria adiado -- por causa da forte pressão dos cristãos.
O arcebispo Peter Jensen, de Sidney, disse que a decisão é “uma tentativa absurda” de colocar Jesus Cristo fora da história. Frede Nile, um pastor de New South Wales, afirmou que se trata do “insulto final” aos cristãos da Austrália.
As abreviaturas a.D. e d.C. derivam do latim Anno Domini (Ano do Senhor).
Foi o monge Dionísio (470-544) que propôs pela primeira vez a cristandade como referência histórica no calendário gregoriano ou Ocidental . Mas demorou séculos para que todos os países cristãos adotassem as abreviaturas. Portugal foi um dos últimos, em 1422, em substituição à “era de César”.
Para o novo referencial histórico, Dionísio tomou como base os cálculos que fez sobre a data de nascimento de Jesus Cristo, o Ano 1. Há matemáticos que sustentam que o monge errou nas contas, com a diferença de alguns anos.
Jesus teria nascido entre 4 a 6 a.C.
De: Paulopes

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Juízo Final - Clara Nunes

Raul Pont reafirma sua pré-candidatura à Prefeitura de Porto Alegre

Em plenária realizada na sede municipal do PT da capital na noite desta quarta-feira (31/8), a corrente Democracia Socialista reafirmou a necessidade de o partido ter candidato próprio à prefeitura de Porto Alegre nas eleições municipais 2012. 
A reunião contou com presença do presidente estadual do PT gaúcho, deputado Raul Pont, que durante sua fala salientou que o partido deve assumir seu protagonismo para reconstruir o projeto popular para a capital gaúcha. “Nascemos com grande capacidade de busca de hegemonia. Precisamos dessa orientação para trazer a Porto Alegre, novamente, uma experiência rica, coletiva e plural de uma cidadania ativa, consciente e radicalmente democrática”, disse. 
Durante o encontro, Pont também salientou a necessidade de construir um nome de consenso dentro do partido e evitar a realização de prévias, para que o PT chegue ainda mais fortalecido no embate. O petista disse ainda que seu nome está à disposição do partido para concorrer no próximo ano e recebeu o apoio unânime dos participantes da plenária.

Esta dupla é uma piada

Do jeito que estão, Bolivar e Índio juntos tranformam a nossa defesa em um bando de trapalhões. E o resto do time paga por isso.
Está mais do que na hora de alguém mostrar mais autoridade do que o General e acabar com esta palhaçada.
Dorival Junior precisa mexer nesta defesa. E radicalmente. Mudança já!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como fazer o seu filho comer sopa

Graças a este acessório genial a colher de sopa transforma-se num avião. Poderemos então dizer com confiança: "Abre a boca! Esta vai pelo papá..." Design de Nicolas Trub à venda aqui.


Leia mais: Obvious

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Zero Hora mexe com a pressão de Collares

O boletim do PRBS não para de superar a si mesmo.
Segunda-feira (29 de agosto) a chamada da matéria fala que Collares foi internado por causa da pressão alta. No corpo da matéria, informa que o ex-governador octogenário chegou ao hospital com a pressão baixa.
Uma hipóteses é que seja um novo conceito de participação do leitor no jornal. O leitor escolhe se a pressão estava baixa ou alta. O próximo passo será publicar dois resultados para um mesmo jogo. Assim, o leitor escolherá o que mais agradar. Outra hipótese é incompetência mesmo.
Essa é a Zero Hora.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Uma solução para a Prefeitura de Porto Alegre

 
Eles só pensam naquilo: o PT
 O PDT de Fortunatti e o PSB-PC do B de Manuela oferecem, generosamente a candidatura a vice-prefeitura para o PT. Em carta ao Diretório Municipal e à militância petista, os pcdobistas e peessebistas atacam a atual gestão. A carta, apesar dos erros de português, ao menos politiza o debate. Leia a carta clicando AQUI.
Dentro do PT, há gente querendo apoiar uma das duas outras candidaturas e gente querendo uma candidatura própria. Enfim, a situação ainda não está definida.
Todo mundo apela para o discurso da "base de apoio" dos governos Tarso e Dilma. Faz  parte. A carta dos manuelistas exagera um pouco ao dizer que a candidatura de Beto Albuquerque ao governo do estado foi retirada pela consciência de que deveriam estar unidos já no primeiro (e único) turno. Não foi bem assim, Beto não conseguiu o desejado apoio do PP e do PTB  e por isso acabou desistindo. Mas, tudo bem, faz parte do jogo.
Os petistas que desejam apoiar um candidato de fora do PT, entendem, como os pecedobistas, a base de apoio de Tarso e Dilma deve ser reeditada. Enfim, todos os discurso fazem algum sentido.
Preocupado com a coesão dos partidos da base dos governos Tarso e Dilma, lanço uma proposta ousada e inovadora. A ideia é simples: Fortunati e Manuela (que são da base) reúnem-se e decidem quem abrirá mão da cabeça para apoiar o outro (ou a outra). Assim, a base estaria unida e, nesse caso, penso que o PT nem precisaria participar da chapa majoritária. Tudo em nome da unidade da base.
Simples, só não sei por ninguém pensou nisso antes.

Assine contra a homenagem a Golbery

Busto em homenagem a Golbery na cidade de Rio Grande é um acinte à memória e à democracia.
Golbery não foi o artíficie da Abertura, foi o grande conspirador, desde os tempos de Jucelino, pelo menos.
Um abaixo assinado está correndo pela Internet. Assine também, clicando AQUI.