sexta-feira, 9 de abril de 2010

A multiplicação de CCs de Fogaça

Uma leitura do “Demonstrativo de Ocupação de Cargos e Funções” da Prefeitura Municipal de Porto Alegre mostra um dos trunfos de Pilatos para forjar alianças.É verdadeiramente impressionante a proliferação de Cargos Em comissão durante a gestão Fogaça.
Na Administração Centralizada (que não inclui EPTC, Carris, Procempa, Fasc e Demhab e DMLU) considerando o ano de 2006, o número de CCs aumentou em quase cem. Entre 12.594 servidores, 476 são CCs. Pode ser exagerado, mas, nesse caso, os CCs representam 3,7% do quadro. Todos os cargos da Administração Centralizada tem que ser criados por lei, votada pela Câmara, onde a maioria apóia vocês sabem quem.
O absurdo, na minha singela opinião, está na Procempa e EPTC. Nessas empresas, os cargos são criados pela própria diretoria, sem necessidade de uma lei. Aí, os números são assustadores.
Na EPTC, com 907 servidores, 65 são CCs , ou seja 7%. Tem mais CCss que inspetores de segurança veicular (13!!).
Mas é na Procempa que o exagero ganha contornos de escândalo. Em um quadro com 234 servidores, 52 são CCs, ou seja, 22%! Só para secretariar a diretoria, são sete pessoas (!). É uma absoluta desproporção. Ainda mais que os salários da Procempa estão entre os maiores do Município.
Leia aqui e faça o seu juízo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

MP X PC

O debate entre Ministério Público e Polícia Civil pode, se bem conduzido, resultar em ganhos reais para a cidadania, além do esclarecimento da morte de Eliseu Santos. Vai ser difícil nossa mídia (que já havia embarcado na tese do latrocínio) cobrir a discussão com o necessário espírito público, mas... quem sabe?
Questões como garantias de direito, investigação rigorosa, relação com a imprensa e outras coisas poderiam ser tratadas como algo de interesse geral da sociedade e parte da política de segurança pública.
A Rainha de Copas já entrou em campo no debate. Confia na Polícia Civil e disse que tanto a PC quanto o MP estão "sob o guarda chuva do governo".
O PRBS, que defendeu a tese do latrocínio, agora faz reportagens sobre o sucateamento da Polícia. Há uma contradição nisso tudo. A mídia e o mundo todo reconhece que a PC não está bem equipada, mas assume imediatamente a primeira versão para um caso que exige investigação maior, em função de toda a situação da vítima.
Por fim, uma pergunta: por que será que um promotor de justiça inspira mais confiança que um delegado de polícia?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sollus, Reação e CPI

Apenas para lembrar. A "Reação", empresa de segurança e a "Sollus", que executava o Programa de Saúde da Família, estão envolvidos em escândalos diferentes. É muito escândalo para uma secretaria só. Eu já comentei em outro post que, se fosse o Prefeito, dava uma geral nos contratos da Secretaria de Saúde.
Do jeito que está, seria um caso para CPI, mas é bem capaz que a bancada fogacista vai topar uma coisa dessas. Em outro post, já comentei os argumentos sobre CPI. A atualidade da postagem permanece.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Em concentração de renda, Brasil rural só não supera Namíbia

 Índice de concentração de renda nos domicílios rurais brasileiros verificado por análise do Ipea alcança 0,727, segundo o coeficiente de Gini. No mundo todo, somente a campeã Namíbia, com 0,743, apresenta marca mais expressiva. Leia mais no: Repórter Brasil