sábado, 27 de agosto de 2011

Salvador Dali/Philipe Halsman:fotografia surrealista

De:  Obvious Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
Dali atómico é talvez a foto mais famosa do controverso pintor espanhol, tirada por Phillipe Halsman. Não se tratou de um acto isolado mas sim fruto de uma colaboração continuada entre os dois artistas iniciada em meados da década de 40' do século XX, quando o Surrealismo se encontrava no seu ponto mais alto. Este tipo de trabalhos não era inédito nem invulgar como pode à primeira vista parecer entre fotógrafos conceituados; Man Ray ou Dora Maar, por exemplo fizeram-no amiúde. Neste caso particular, conseguir este instantâneo não foi tarefa fácil.
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
Halsman não usou montagens nem qualquer tipo de truque; apenas encenação meticulosa, muita preparação, bastante paciência e numerosas tentativas falhadas. Após cada ensaio era necessário limpar a água derramada no chão, ir atrás dos gatos e acalmá-los; às vezes aconteciam acidentes e Dali apanhava literalmente um banho... Por fim, na 28ª sessão foi conseguido o efeito pretendido. A arte não é um acaso.
Há ainda In Voluptas Mors, uma composição artístico-macabra onde um grupo de mulheres nuas sobre um fundo negro dá forma a uma caveira perante o típico olhar alucinado de Dali, e Midsummer Night's Mare, um bailado espacial de figuras vestidas a rigor por entre pães, fruta e outros elementos comestíveis.
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
Outras imagens menos conhecidas fruto desta colaboração - e sempre com o mediático Dali como modelo - terão sido eventualmente tão ou mais difíceis de captar, como aquela em que um mulher totalmente nua surge no meio de uma explosão de pães e pipocas furiosamente pontapeados pelo pintor. Dali e a comida, sempre.
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte
 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte

Repórter da revista Veja é flagrado em atividade criminosa contra Zé Dirceu

Depois de abandonar todos os critérios jornalísticos, a revista Veja, por meio de um de seus repórteres, também abriu mão da legalidade e, numa prática criminosa, tentou invadir o apartamento no qual costumeiramente me hospedo em um hotel de Brasília.

O ardil começou na tarde dessa quarta-feira (24/08), quando o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, repórter da revista, se registrou na suíte 1607 do Hotel Nahoum, ao lado do quarto que tenho reservado. Alojado, sentiu-se à vontade para planejar seu próximo passo. Aproximou-se de uma camareira e, alegando estar hospedado no meu apartamento, simulou que havia perdido as chaves e pediu que a funcionária abrisse a porta.

O repórter não contava com a presteza da camareira, que não só resistiu às pressões como, imediatamente, informou à direção do hotel sobre a tentativa de invasão. Desmascarado, o infrator saiu às pressas do estabelecimento, sem fazer check out e dando calote na diária devida, ainda por cima. O hotel registrou a tentativa de violação de domicílio em boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial.

A revista não parou por aí.


O jornalista voltou à carga. Fez-se passar por assessor da Prefeitura de Varginha, insistindo em deixar no meu quarto "documentos relevantes". Disse que se chamava Roberto, mas utilizou o mesmo número de celular que constava da ficha de entrada que preencheu com seu verdadeiro nome.  O golpe não funcionou porque minha assessoria estranhou o contato e não recebeu os tais “documentos”.

Os procedimentos da Veja se assemelham a escândalo recentemente denunciado na Inglaterra. O tablóide News of the World tinha como prática para apuração de notícias fazer escutas telefônicas ilegais. O jornal acabou fechado, seus proprietários respondem a processo, jornalistas foram demitidos e presos.

No meio da tarde da quinta-feira, depois de toda a movimentação criminosa do repórter Ribeiro para invadir meu apartamento, outro repórter da revista Veja entrou em contato com o argumento de estar apurando informações para uma reportagem sobre minhas atividades em Brasília.

Invasão de privacidade


O jornalista Daniel Pereira se achou no direito de invadir minha privacidade e meu direito de encontrar com quem quiser e, com a pauta pronta e manipulada, encaminhou perguntas por e-mail já em forma de respostas para praticar, mais uma vez, o antijornalismo e criar um factóide. Pereira fez três perguntas:

1 – Quando está em Brasília, o ex-ministro José Dirceu recebe agentes públicos – ministros, parlamentares, dirigentes de estatais – num hotel. Sobre o que conversam? Demandas empresariais? Votações no Congresso? Articulações políticas?

2 – Geralmente, de quem parte o convite para o encontro – do ex-ministro ou dos interlocutores?

3 – Com quais ministros do governo Dilma o ex-ministro José Dirceu conversou de forma reservada no hotel? Qual o assunto da conversa?

Preparação de uma farsa

Soube, por diversas fontes, que outras pessoas ligadas ao PT e ao governo foram procuradas e questionadas sobre suas relações comigo. Está evidente a preparação de uma farsa, incluindo recurso à ilegalidade, para novo ataque da revista contra minha honra e meus direitos.

Deixei o governo, não sou mais parlamentar. Sou cidadão brasileiro, militante político e dirigente partidário. Essas atribuições me concedem o dever e a legitimidade de receber companheiros e amigos, ocupem ou não cargos públicos, onde quer que seja, sem precisar dar satisfações à Veja acerca de minhas atividades. Essa revista notoriamente se transformou em um antro de práticas antidemocráticas, a serviço das forças conservadoras mais venais.

Confira abaixo as imagens do B.O. em detalhes; para ler os documentos em pdf clique nas imagens:


20 Melhores Blogs de Fotografia pela Revista LIFE


A revista LIFE divulgou os 20 melhores Blogs de Fotografia de 2011. A  seleção  é uma iniciativa inédita da revista, conhecida pelas suas fotografias históricas, e que acabou levando em consideração grandes organizações do jornalismo internacional e também a criatividade de blogs menores. Foram analisados pelos organizadores da LIFE aproximadamente 300 dos blogs mais populares nas áreas de fotografia e fotojornalismo. Vejam a seguir  a relação completa dos vencedores com tradução livre da apresentação publicada pela LIFE para cada blog e não esqueçam de guardar os links em seus favoritos.

BagNews Notes - Michael Shaw,  editor e fundador deste blog, é um psicólogo, o que parece ser apropriado considerando a profundidade de análise que o blog apresenta com relação às fotografias e vídeos do noticiário diário. Examinando os menores detalhes, aparentemente banais, de uma imagem (parte de um site maior que promove discussões interativas sobre a fotografia original) cumpre a sua missão de "leitura das imagens", originando conversas instigantes sobre como a mídia ilustra as maiores notícias do dia. Por que a bandeira americana é tantas vezes apresentada em termos de cobertura visual de desastres naturais como o furacão em Joplin, Missouri? Como uma foto postada por telefone do presidente Obama tomando uma cerveja na Irlanda difere de um feita pelo fotógrafo oficial da Casa Branca? O blog pode não ter todas as respostas, mas ao levantar as questões, oferece uma  nova lente através da qual podemos interpretar a política, cultura e, claro, fotos.

The Picture Show NPR - Fotos sérias ou divertidas, com atualizações diárias, são postadas neste blog que funciona como um amigo curioso com muito recurso de tempo. Você nunca sabe o que vai encontrar neste blog e isso pode ser dito como o maior elogio. Os editores olham em volta e fazem perguntas: por que a foto de Cindy Sherman é vendida por quase US $ 4 milhoes? Quem está por trás daquelas fotos de batatas explodindo? Como se parece o interior do Observatório Neutrino na Antartica? A divulgação generosa de fotos e textos geralmente é acompanhada por vídeo e links para outras postagens do próprio blog NPR que publica material multimídia sobre música, arte e cultura em geral.

Lens - Desde o seu lançamento em Maio de 2009 tem sido consistentemente um dos  poucos blogs indispensáveis sobre fotografia. Uma fonte confiável para os viciados em notícias de todo o mundo, o blog do New York Times  para comunicação visual e multimídia é bastante atual e tem conteúdo inédito. Quando uma fotografia é notícia (retrato  da morte de bin Laden com photoshop, por exemplo), os editores e comentaristas se envolvem em debates por vezes bem tensos. Existem ocasiões em que o próprio Lens gera manchetes: Em duas postagens escritas em Março de 2011, por exemplo, o fotógrafo Lynsey Addario do Times publicou um relato em primeira pessoa de sua própria captura e tratamento brutal enquanto cobria a revolta na Líbia. 

Pictory Blog - Este blog é parte do site Pictorymag.com, também criado por Laura Brunow Miner, e que se define como um show através de fotos de histórias verdadeiras. Fotógrafos de todo o mundo apresentam imagens que abordam um único tema (amor perdido, Texas, perigo e assim por diante. O blog é uma coleção de postagens com uma imagem única e deslumbrante, juntamente com uma frase provocativa e link para o restante da história. Vejam este exemplo: "Antes que ela tivesse avançado alguns metros, um jovem rapaz - não poderia ser mais velho do que 18 e seu amigo entraram no beco atrás dela. Ele agarrou a sua bolsa e foi quando eu e Phil vimos a arma...".

La Lettre de la Photographie - Segunda-feira: Visita a uma exposição de Herb Ritts em Nova York. Terça-feira: voar para Moscou para verificar retratos de estrelas do rock dos anos 1960. Quarta-feira: viagem em torno da costa do Mediterrâneo para um festival de fotografias multi-cidade. Logisticamente, esta agenda global seria impossível de ser seguida, mas o blog La lettre de la Photographie, constantemente atualizado, nos leva até a um passo  do cenário de fantasia. Na seção de "agenda", organizada por dia da semana, o blog (disponível em francês e inglês) informa sobre os acontecimentos principais do mundo da fotografia, permitindo aos usuários ler destaques de exposições internacionais, portfolios de artistas ou livros recém-publicados.

The Sartorialist -"Eu iniciei simplesmente para compartilhar as fotos de pessoas que eu via nas ruas de Nova York que eu achava de boa aparência". E, de certa forma, é o que Scott Schuman faz e faz brilhantemente. Mas as suas fotos antropológicas diárias de pessoas nas ruas - parecendo elegantes em um banco de praça do Harlem, sexy naqueles jeans apertados, casualmente estilosas olhando as vitrines do SoHo -  revelam como as pessoas buscam se expressar. Se a fotografia de rua nos mostra dramas da vida diária, então o blog Sartorialist nos mostra o drama e o figurino. A visão deste blog para personalidade é maravilhosa e bem treinada, mostrando que a beleza está em toda a nossa volta se somente pararmos e olharmos.

 LightBox - O blog ao mesmo tempo mundano e intimista da revista Time é lindamente projetado e um destino essencial para aqueles que appreciam a fotografia contemporânea. Muito mais do que fotojornalismo, o blog LightBox (que assim como a LIFE.com é propriedade da TIME.Inc) explora as fotos do ponto de vista documental e artístico na visão dos editores da revista Time. As matérias são originárias de todo o mundo - semana passada as fotos cobriram Cuba, Tailândia, Yemen e Ucrânia. Uma das características mais interessantes do blog é o "Backstory", em que fotógrafos descrevem a produção sobre a realização de uma determinada imagem, seja de sua própria parte ou a dos povos que estão sendo fotografados.

What's the Jackanory? - O título do blog é uma gíria britânica e um show infantil de TV de 1960 "Qual é a história"? criação do fotógrafo Andrew Hetherington. Envolvente, atualizado e muitas vezes engraçado sobre as tendências e controvérsias  (quase exclusivamente no mundo da fotografia). Jackanory é como uma série interminável de cartões postais aleatórios pessoais de um amigo bem viajado. É bom lembrar que este amigo é um colaborador da GQ, Esquire, Wired, Details e outras publicações. É impossível visitar este blog e não sentir que é publicado por um homem que vive e respira fotografia.

 500 Photographers - Em 5 de abril de 2010, Wisse iniciou este blog com uma simples missão: Selecionar o trabalho de cinco grandes fotógrafos a cada seman até chegar a 500. Wisse galerista e fotógrafo em Rotterdam, Holanda, com um olhar eclético, apresenta trabalhos de fotógrafos conhecidos (Elinor Carucci, Dan Winters, Taryn Simon) que não poderiam faltar em nenhuma lista moderna, mas também divulga fotógrafos que você não poderia encontrar por si próprio. 500 Photographers não busca por novidades ou tendências e é original em suas escolhas: preto-e-branco, Polaroid, jornalismo direto, retratos modernistas, paisagem, moda, nuvens, acidentes de carro. É como uma viagem virtual em uma mega galeria de um museu dos fotógrafos mais influentes em ação hoje. Segundo os planos de seu idealizador o blog estará concluído em Maio/2012 quando atingirá a marca de 500 fotógrafos.

Photojojo - Uma grande quantidade de blogs excelentes são muito sérios no tom e na intenção.  Este certamente não é um deles, o que é precisamente o seu apelo. Photojojo, o mais bizarro dos blogs selecionados pela LIFE, oferece notícias rápidas que você poderá utilizar e fotografias não essenciais. Quer saber como fazer uma réplica da Leica de papel? Photojojo pode ajudar. Está se perguntando por que as imagens da última missão do ônibus espacial são muito mais impressionantes do que as anteriores? Photojojo está se perguntando a mesma coisa. Este blog é inteligente, útil e "funky".


American Suburb X -  Uma visão feroz do passado da fotografia, dramaticamente movendo-se para o presente e sempre desdobrando-se para o futuro... Nossa missão é oferecer e provocar, educar e excitar aqueles que são obcecados pela fotografia. É assim que se define este blog. Mania de grandeza? Sim. Ambicioso? Sim. Mas o blog ASX tem conseguido. A seção de entrevistas por si só é um tesouro, oferecendo diálogos com muitos dos maiores talentos que a fotografia já conheceu. Weegee em 1958, Dorthea Lange, em 1964, Jacob Holdt em 1993. Todos meticulosamente selecionados á partir de publicações como Art in America, Graphis, e Smithsonian. O fundador e editor-chefe Doug Rickard também publica palavras e imagens de alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea (Leigh Ledare, Todd Hido, e inúmeros outros).

Photo of the Day - Photo District News (PDN), uma revista mensal voltada para fotógrafos profissionais, está sendo homenageada aqui por dois blogs. PDN dá vida ao conceito, com seu alcance global e padrões muito altos, para não mencionar o seu amplo conteúdo: um dia, o verde do mar mais bonito que você já viu, no seguinte, uma foto de 1952 de Robert Frank, depois comícios políticos em Cingapura descritos como paisagens. É o lugar de ler histórias que você não lerá na maioria dos outros blogs, como uma postagem sobre um ex-fotógrafo da Times acusado de "traição jornalística," uma análise inicial da câmera Hasselblad de médio formato digital. Uma visita obrigatória para profissionais do ramo... e para aqueles que querem saber o que os profissionais sabem.

 Prison Photography - O blog de Peter Brook é muito mais do que um mero blog anti-encarceramento. Nas palavras de Brook "a análise de narrativas visuais criadas na prisão e sistemas penitenciários". Ele traz uma inteligência fluida com uma tema tão estreito que o blog termina sendo sobre prisões da mesma maneira que Moby Dick trata de pesca: lançando uma luz sobre um tópico, o blog ilumina mundos. Brook, também o blogueiro chefe de Raw File o blog de fotografias de Wired.com, transforma fotografias clássicas e modernas, feitas dentro e sobre as prisões em legendas sobre temas maiores e eternos: justiça social, crime e castigo, os limites da liberdade, até mesmo a natureza da beleza. Em um post excelente, Brook publica fotos de Sye Williams de uma prisão de mulheres da Califórnia, humanizando tanto as detentas quanto o trabalho dos administradores. Um trabalho difícil.

 Joe McNally's Blog - "Os pensamentos, as noções e ideias aqui vêm de 30 anos de trabalho como fotógrafo " diz o texto no canto superior direito deste blog, abaixo de uma figura  sorridente e casual, com as palavras manuscritas: "Meet Joe". É este contrase entre o sério e o brincalhão que caracteriza o blog. Com material de trabalho na Sports Illustrated, National Geographic, e LIFE (para o qual foi fotógrafo pessoal), McNally conta histórias e dá conselhos por trás das lentes com base em suas viagens, compartilhando memórias e técnicas sobre iluminação e equipamentos, explicando, como só ele sabe, as melhores lentes, flashes etc). Com eloquência, paixão e humor, McNally faz de cada postagem uma declaração de amor à sua arte.

 A Photo Editor - Um blog muito popular para e sobre o negócio da fotografia, levanta (e muitas vezes oferece respostas) sobre o tipo de perguntas que  fazem os fotógrafos perder o sono à noite. Exemplo: uma postagem entitulada "O que fazer quando sua imagem é roubada on-line". Editado por Rob Haggart, o ex-diretor de fotografia das revistas Men´s journal e Outside. Este não é o tipo de blog que você deve visitar se estiver procurando somente por belas galerias de fotos, mas sim artigos sobre as questões de direitos autorais, opções de freelancer, debates sobre a ética profissional e, não menos importante, como ganhar a vida com sua câmera.

In Focus - Alan Taylor, o criador do popular e altamente respeitado blog fotográfico Big Picture do jornal americano The Boston Globe (ver aqui postagem anterior do Mundo de K), atua como editor do In Focus. Aqui, Taylor repete o projeto do Big Picture, mas elevou a experiência, cobrindo as maiores notícias do dia com enormes e coloridas fotos de alto impacto, muitas vezes de tirar o fôlego. Cada galeria com uma introdução concisa e espaço para debate. O blog In Focus é o complemento perfeito para a longa tradição de jornalismo do The Atlantic e a nova tradição de excelência na web.

 burn - Descrevendo-se como "um diário envolvente para fotógrafos emergentes". Editado pelo fotógrafo da Magnum David Alan Harvey, o blog burn publica ensaios incríveis e variados: garotos de rua em Odessa, Ucrânia; desaparecimento de judeos em Marrocos; fotografias de William Eckersley e Alexander Shields ao longo da US 80, a primeira estrada americana costa a costa. A comunidade que tem evoluído em torno do blog é ao mesmo tempo leal e crítica, não é incomum que as postagens possam gerar centenas de comentários. Embora o foco principal do blog esteja nas fotografias, aqueles que procuram algo além de uma gratificante experiência visual não irão se decepcionar.

Conscientious - Talvez seja em função do nome ou do estilo formal e intenso do criador, Joerg Colberg, que sugere uma abordagem séria e intelectual, mas assim realmente é este blog. No entanto, felizmente a mente de Colberg é também renovadora e motivada por uma curiosidade genuína sobre fotografia. Este é um dos mais antigos blogs sobre fotografia e, desde a sua criação em 2002, tem apresentado incontáveis perfis de fotógrafos e seus trabalhos. As fotos ambientais maravilhosas de Aaron Ruell e a série "Faces of Alzheimer" de Alex te Napel´s para citar somente dois exemplos. Os visitantes encontrarão também entrevistas, notícias e comentários sobre exibições e resenhas de livros, assim como as opiniões rigorosas de Colberg sobre vários temas, por exemplo: "Como fazer grandes fotografias".

aCurator - Este é um blog apaixonado pelos fotógrafos. Role a tela da página e você verá o nome de um fotógrafo após o outro em negrito, com letras nítidas, imagens sedutoras no meio. Alguns artigos utilizam os recursos de "full-screen". A fundadora do blog Julie Grahame explica que a motivação para criar o blog foi justamente a falta de imagens em tela cheia disponíveis na Web. Grahame é uma editora com visão perfeita e sua avaliação é toralmente confiável ("Miriam O´Connor é minha última descoberta", ela descreve apresentando a jovem fotógrafa). O blog aCurator é de uma clareza visual associada com uma inteligência aguçada e sensibilidade suficiente para deixar as fotografias falarem por si mesmas.

Feature Shoot - Quase todos os dias mostra fotógrafos diferentes (tanto já conhecidos quanto emergentes), postando seleções de seus trabalhos e uma pequena biografia. O conceito é bastante simples, mas muito bem executado pelo editor Zavos Alison. Um fotógrafo e editor de fotografia com uma visão de trabalho internacional diversificado. As escolhas de Zavos tem levado seus visitantes aos precipícios da Islândia, festas de dança selvagem em Atlanta e um parque temático abandonado em Berlim. Desde seu lançamento em 2008, o blog já apresentou mais de 500 fotógrafos profissionais de arte e comerciais, expondo esses talentos não apenas para os visitantes ocasionais, mas também para os editores e compradores profissionais.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Maria do Rosário e Celso Amorim se reunirão para discutir estupro em quartel

Igor Natusch, no Sul 21
A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, garante não ter deixado para trás o caso do soldado estuprado por colegas dentro de um quartel do Exército em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Em conversa com o Sul21 nesta sexta-feira (26), ela afirmou ter agendado para a próxima semana uma reunião com o ministro da Defesa, Cesar Amorim. A ideia é exigir que o 3ª Divisão Militar do Exército seja rigorosa na investigação e eventual punição dos responsáveis.
A ministra garantiu ter enviado um ofício no final de maio, por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, solicitando esclarecimentos sobre o caso. Até o momento, teria recebido apenas uma lacônica resposta, na qual se anuncia a criação do inquérito junto à Justiça Militar. Desde então, silêncio. Tentativas de audiência com o ex-ministro Nelson Jobim também teriam sido infrutíferas.
“Conversaremos agora com o ministro Amorim para nos assegurarmos de que o caso seja investigado com rigor. Não podemos admitir, em um momento em que lutamos para esclarecer crimes do passado com a Comissão da Verdade, que possíveis crimes como esse fiquem sem resposta”, disse Maria do Rosário. As declarações foram feitas durante a inauguração de memorial ao sargento Manoel Raymundo Soares, opositor da ditadura militar morto em 1966, em um crime que tornou-se conhecido como “O Caso das Mãos Amarradas”.
O soldado de 19 anos teria sido estuprado por outros quatro colegas enquanto cumpria pena administrativa no Parque Regional de Manutenção de Santa Maria. Após a violência, o jovem ficou oito dias internado no hospital militar, metade deles sem nenhum contato com seus familiares. A mãe da vítima alega ter sofrido ameaças veladas quando finalmente pôde visitar o filho – segundo ela, foram feitas insinuações de que o sexo teria sido consentido e que o jovem violentado era homossexual.

Com ou contra Chávez, Venezuela se divide


Chávez faz tratamento contra o câncer. Um ano antes das eleições, polarização cresce na Venezuela | Foto: Prensa Miraflores

Alexandre Haubrich De Caracas, especial para o Sul21
1º de agosto, Palácio Miraflores, Caracas, Venezuela. Hugo Chávez entra na sala para anunciar mudanças em ministérios. Está mais magro e com menos cabelo, efeito do tratamento contra o câncer. Na mesma cadeia de TV em que juramenta os novos ministros, o presidente diz o que todos já puderam ver: “essa é a minha nova imagem”. Chávez explica o tratamento e completa: “está funcionando. Qualquer célula de rápido crescimento detectada no meu corpo é atacada, de maneira inclemente, pelo atacante benéfico que é a quimioterapia”. O presidente puxa aplausos, e os presentes o seguem.
1º de agosto, Praça Bolívar, Caracas, Venezuela. A poucas quadras da sede do governo está a principal praça da capital venezuelana. Em um de seus cantos há uma tenda vermelha, montada ali todas as manhãs por um coletivo cuja sede fica ao lado. Embaixo da tenda, uma televisão transmite o rápido discurso do presidente. As cerca de 30 cadeiras dispostas ao redor estão ocupadas por pessoas de roupas simples, de todas as idades. Em torno da tenda, mais gente se aglomera para ouvir as palavras e ver o “new look” do líder da Revolução Bolivariana. Quando se ouvem palmas na televisão, vindas de Miraflores, o povo também aplaude, aliviado: Chávez disse que está bem.

Há dez anos eu nem sabia o que era petróleo", diz Arnoldo (e) |
 Foto: Alexandre Haubrich/Sul21

Pouco se sabe sobre o que realmente está acontecendo com o presidente da Venezuela. Oposição e situação jogam para a torcida, e a torcida é grande de lado a lado. O governo já mentiu uma vez, ao dizer que não havia doença quando já sabia de sua existência. A oposição mente o tempo todo, quase sempre através dos meios de comunicação privados. “Os programas de televisão apenas insultam ao presidente Chávez. Tu fazes isso contra Obama e vais preso, porque é o presidente da República. Aqui há libertinagem”, diz Nieves Valdez, coordenadora geral da Rádio del Sur, um dos principais veículos estatais.
Todos os indivíduos e organizações estão “com o processo” ou “contra Chávez”. Não há indiferença ao que vem acontecendo na Venezuela desde que Chávez chegou à presidência. A movimentação política é constante, em ambos os lados. Enquanto chavistas e organizações de esquerda trabalham para construir o processo revolucionário, a oposição de direita tenta freá-lo. Nos bancos das praças os debates sobre política não param. Nos muros, mais política em forma de grafite. Um senhor fala sobre a forma como o petróleo era roubado da Venezuela, como isso mudou e como passou a entender tudo isso a partir do estímulo de Chávez ao estudo e à prática política: “Há dez anos eu nem sabia o que era petróleo”, resume.
Há muita gente nas ruas querendo falar. Diz outro senhor: “O povo entende que é a política que move a sociedade. Essa consciência aumentou com Chávez, pois ele estimula o povo a participar, nos ensina a importância de atuar politicamente para mover a sociedade”.
As classes baixas estão com Chávez, as elites estão contra ele. Há um muro ideológico e programático entre as duas grandes camadas sociais da Venezuela. Alguns bairros do lado leste de Caracas são ilhas de dinheiro e de antichavismo em uma cidade onde a pobreza está tão presente quanto a politização. E, com pobreza, sempre vem uma boa dose de violência.
Caracas vista de El Calvário
Caracas vista de El Calvário.
Há um muro ideológico e programático entre as duas grandes camadas sociais da Venezuela |
Foto: Alexandre Haubrich/Sul21
 
Segurança pública marcará debate eleitoral

A insegurança das ruas é um problema histórico de Caracas, e vem desde os tempos em que a oposição era situação e Chávez era um militar tentando dar um golpe de Estado, como aconteceu em 1992. Com Chávez, houve mudanças sociais, mas não se conseguiu acabar com a violência. É um problema reconhecido inclusive pela esquerda, que acredita na mudança através da continuidade do “processo”. A coordenadora da Rádio del Sur vai por esse caminho: “Fala-se muito da insegurança, mas isso é parte do que há de injusto no sistema. Porque não somos socialistas, isso é mentira, temos que construir (o socialismo)”, afirma. Para a direita, o problema está na falta de oportunidade aos jovens. Além disso, há a tentativa de promover uma campanha de desarmamento.

A revolução bolivariana é tema de intensos debates nas ruas de Caracas |
 Foto: Alexandre Haubrich/Sul21

É de conhecimento geral que existem grupos armados em alguns morros de Caracas. Mas a motivação não é o narcotráfico, como nas favelas brasileiras. São organizações prontas para saírem às ruas caso aconteçam novas tentativas de tirar Chávez do poder pela força, como em 2002. Recentemente o presidente declarou que a oposição prepara, com forças da direita internacional, o cenário para uma intervenção após uma possível vitória chavista nas próximas eleições.
A violência será um dos grandes temas do processo eleitoral marcado para dezembro de 2012. Será mais um processo plebiscitário pelo qual passarão Chávez e sua revolução bolivariana. A oposição irá realizar, em fevereiro, suas primárias, para escolher um candidato único para enfrentar Hugo Chávez. Isso graças à formação da chamada Mesa de Unidade Democrática, que reunirá os conflituosos partidos oposicionistas. Até agora, são sete os pré-candidatos.
Se a direita tem dificuldades para alcançar a almejada unidade, a esquerda também não é tão coesa quanto parece. As críticas ao presidente, se não vêm diretamente do povo, vêm de algumas lideranças. O caso da extradição do jornalista colombiano Joaquim Perez Bezerra foi um dos que mais suscitou críticas a Chávez e a alguns de seus ministros.
Bem organizada, a ala mais à esquerda não abandona o processo, mas está cada vez mais distante do chavismo. Votarão em Chávez e farão campanha pela reeleição, mas de forma crítica. A luta é pela manutenção do processo revolucionário e pela diluição de retrocessos, como o caso Bezerra ou os problemas trabalhistas que enfrentam algumas empresas estatais. A principal crítica é quanto à burocratização do governo. “Entre Chávez e o povo há um abismo, uma burocracia. E hoje Chávez a escuta mais do que ao povo. Quando Chávez escutava o povo não se equivocava. As melhores decisões que tomava era quando escutava o povo, mas ultimamente está escutando muito a burocracia”, diz Zuleika Matamoro, uma das lideranças da Marea Socialista, corrente do partido da revolução, o PSUV.
Zuleika Matamoro:
“Entre Chávez e o povo há um abismo, uma burocracia" |
Foto: Arquivo Pessoal
 
É justamente nesse equilíbrio entre as ações de Chávez e as vontades do povo e as ações do povo e as vontades de Chávez que vai caminhando a Revolução Bolivariana. A percepção geral do povo que por séculos sofreu com o roubo de seu petróleo pelas elites internacionais e com a opressão econômica ou policial pelas elites nacionais é de que Chávez é um herói. “Com Chávez, tudo. Sem Chávez, nada”, diz um senhor de 70 anos na Praça Bolívar, e parece refletir o sentimento das multidões que cruzam a praça todos os dias. O entendimento das lideranças da esquerda sobre o momento político é um pouco diferente, mas comunga do mesmo objetivo final. Zuleika explica: “O processo bolivariano vai se salvar na medida em que haja mobilização e crítica nas ruas, organização e articulação das lutas”.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Em tempos de Legalidade...

Em tempos de Legalidade, cabe ler uma entrevista interessante publicada na Revista de História. Na entrevista, Jango e Brizola são tratados numa perspectiva histórica, sem heroísmos ou coisas do tipo.

Jango, o conciliador

Lançando extensa biografia sobre João Goulart, historiador Jorge Ferreira fala sobre a importância do ex-presidente e afirma: ele não foi covarde, foi sensato

Tarefa, no mínimo, complexa, a que o historiador Jorge Ferreira se propôs: descrever o ex-presidente João Belchior Marques Goulart (1919-1976), em toda a sua humanidade. Não queria compactuar com o discurso que repete uma série de injúrias contra o político que foi, ao mesmo tempo, sucessor de Getúlio Vargas, e cunhado de Leonel Brizola, com quem teve uma amizade conturbada. Nem com o tom de vitimização, que o coloca numa posição passiva em relação ao golpe de 1964, que o tirou do poder. O resultado desse trabalho é o livro “João Goulart, uma biografia”, um calhamaço de mais de 700 páginas, que tenta evidenciar um personagem indispensável para um episódio decisivo da história recente do Brasil.

Segundo Ferreira, professor titular de História do Brasil da UFF, foram dez anos de trabalho, em pesquisa ou redação, que não se concentraram apenas no período em que Jango estava em evidência. O livro tenta reconstituir da infância de Janguinho, no Rio Grande do Sul, ao fim de sua vida, no exílio, entre suas fazendas no Uruguai e na Argentina, onde morre, em mais um episódio envolvido em teorias que resvalam na conspiração.

Conspiração, aliás, que Jango enfrentou antes, durante e depois da presidência, vinda de todos os lados ideológicos, por ser, em tempos de radicalizações políticas, um homem que valorizava a democracia, o diálogo e a conciliação. Ferreira se atém aos fatos e tenta mostrar, na medida do possível, o que realmente aconteceu durante o governo Jango, trazendo à luz as ações - e suas consequências - do então presidente que desembocariam numa ditadura de 21 anos. Também apresenta como a figura de Goulart  foi avaliada por pesquisadores em seguida: geralmente com um desprezo, além de desumano, desnecessário.

Em entrevista sobre o seu livro e seu biografado, o professor sugere que devemos pensar em Jango, não como um medroso que saiu do governo sem lutar, mas como um homem que evitou uma guerra civil e o derramamento de sangue de irmãos. “Jango, nesse aspecto, não foi covarde. Foi sensato”, opina. Leia o restante da entrevista:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jorge Luis Borges

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.
Em 1914 sua família se mudou para Suíça, onde ele estudou e viajou para a Espanha. Em seu retorno à Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor.
Seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos e Europa. Borges era fluente em várias línguas.
Sua obra abrange o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura". Seus livros mais famosos, Ficciones (1944) e O Aleph (1949), são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios, religião, Deus. Seus trabalhos têm contribuído significativamente para o gênero da literatura fantástica. Estudiosos notaram que a progressiva cegueira de Borges ajudou-o a criar novos símbolos literários através da imaginação, já que "os poetas, como os cegos, podem ver no escuro". Os poemas de seu último período dialogam com vultos culturais como Spinoza, Luís de Camões e Virgílio.
Sua fama internacional foi consolidada na década de 1960, ajudado pelo "boom latino-americano" e o sucesso de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez. O escritor e ensaísta John Maxwell Coetzee disse sobre ele: "Ele, mais do que ninguém, renovou a linguagem de ficção e, assim, abriu o caminho para uma geração notável de romancistas hispano-americanos".

Evasão de oriundos do ProUni é inferior à média

A evasão entre os alunos que cursam o ensino superior com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) é inferior ao percentual observado na totalidade do sistema universitário privado brasileiro. É o que aponta estudo realizado pelo Ministério da Educação a partir de dados preliminares do censo da educação superior de 2010, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Tendo como referência os anos de 2009 e 2010, observa-se que foi de 15,6% o percentual de alunos que deixaram o ensino superior antes da conclusão de seus cursos em instituições privadas. No mesmo período, entre os alunos contemplados com bolsas do programa do governo federal, esse percentual foi de apenas 4%.
Criado em 2005, o ProUni já concedeu bolsas de estudos para 893.102 estudantes em todo o país. Deste total, 175.215 já se formaram, enquanto 488.819 estudantes estão atualmente frequentando cursos superiores como bolsistas do programa.
No período de seis anos e meio, 229.068 bolsistas tiveram o benefício encerrado devido a uma série de motivos, entre eles, a aprovação em vestibulares de instituições públicas ou transferência para outros cursos. Do total de estudantes que tiveram a bolsa encerrada, 126.562 estudantes prosseguem com matrículas ativas no ensino superior, segundo dados preliminares do censo 2010, tendo apenas deixado de ser atendidos pelo programa. Os demais 102.506 bolsistas que deixaram o ensino superior representam 11,5% do total de bolsas já concedidas.
O ProUni faz parte do conjunto de ações do governo federal destinado a abrir as portas do ensino superior a mais 4 milhões de jovens. A meta está estabelecida no
projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2011-2020, em análise no Congresso Nacional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morre Jerry Leiber, autor de Stand By Me



O mundo da música pop recebeu duas notícias lamentáveis, embora inevitáveis na trajetória dos seres humanos, mais cedo ou mais tarde.
Deixaram o plano físico e adentraram o espiritual dois verdadeiros gênios da canção pop: Nicholas Ashford (de quem falarei no próximo post) e Jerry Leiber.
O americano Jerry Leiber tinha 78 anos, e foi vítima de problemas cardíaco-pulmonares, em Los Angeles.
Letrista, conheceu o músico Mike Stoller em 1950. Nesse momento, teve início uma das duplas de compositores mais bem-sucedidas da história da música popular.
Com letras de Leiber e melodias de Stoller, canções como Jailhouse Rock, Hound Dog, On Broadway, Kansas City, Stand By Me, Love Potion Number 9 e Yakety Yak, só para citar algumas, invadiram as paradas de sucesso.
Gravaram músicas da dupla astros do porte de Elvis Presley, John Lennon, The Beatles, Ben E. King, The Coasters e George Benson, entre centenas de outros.
Esses “brancos de alma negra” eram especialistas em rhythm and blues e rock and roll, e viraram uma das griffes mais nobres do pop, ajudando a consolidar esses estilos e provando que, sim, música popular pode ter o mesmo peso da erudita.
Em 1995, o musical Smokey Joe’s Cafe: The Songs Of Leiber & Stoller fez uma bela homenagem a essa obra, composta por centenas de canções maravilhosas.
Em declaração ao site da revista Billboard, Mike Stoller (que também nasceu em 1933, como o parceiro musical) lamentou profundamente a morte de Leiber.

Número dos sem religião no Brasil cresce incríveis 76%

Claro que o título da postagem é forçado. Mas é assim que a coisa funciona. Cada um puxa a brasa para o seu assado. O número de pessoas que não se identifica com religião nenhuma passou de 5,13%, em 2003, para 6,72%, em 2009.
Deixando a brincadeira, vale a pena ver a excelente pesquisa da FGV. A análise adequada dos dados servirá para entender melhor a dinâmica social brasileira.
Para ler a pesquisa completa, CLIQUE AQUI. Vale apena.

Romário condena truculência nas remoções para a Copa


Baixinho mandou bem

Senhor Presidente,
Nobres colegas,
Quem me conhece, quem acompanha minha atuação como parlamentar, sabe que eu, como milhões de brasileiros, estou na torcida para que o país realize da melhor maneira possível a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
É por isso, inclusive, que tenho demonstrado preocupação e cobrado publicamente explicações das autoridades para os atrasos nos preparativos para esses eventos.
Por outro lado, assim como vários colegas da Comissão de Turismo e Desporto, tenho procurado chamar a atenção para a necessidade de que esse processo seja conduzido com absoluta transparência, com espírito cívico, e também para que não deixemos em momento algum de ter em mente o legado desses eventos esportivos, isto é, o que vai ficar para a nossa população depois que o circo for embora.
Por isso, Senhor Presidente, é que venho acompanhando com apreensão as notícias sobre o modo como têm sido realizadas, em alguns casos, as desapropriações para a realização das obras. Há denúncias e queixas sobre falta de transparência, falta de diálogo e de negociação com as comunidades afetadas, no Rio de Janeiro e em diversas capitais.
Há denúncias também de truculência por parte dos agentes públicos.
Isso é inadmissível, Senhor Presidente, e penso que esta Casa precisa apurar essas informações, debater esse tema.
Não podemos nos omitir.
Diante desse quadro, nosso país foi objeto de um estudo das Nações Unidas, e a relatora especial daquela Organização chegou a sugerir que as desapropriações sejam interrompidas até que as autoridades garantam a devida transparência dessas negociações e ações de despejo.
Um dos problemas apontados se refere ao baixo valor das indenizações.
Ora, nós sabemos que o mercado imobiliário está aquecido em todo o Brasil, em especial nas áreas que sediarão essas competições.
Assim, o pagamento de indenizações insuficientes pode resultar em pessoas desabrigadas ou na formação de novas favelas.
Com certeza, não é esse o legado que queremos.
Não queremos que esses eventos signifiquem precarização das condições de vida da nossa população, mas sim o contrário!
Também não podemos admitir, sob qualquer pretexto, que nossos cidadãos sejam surpreendidos por retro-escavadeiras que aparecem de repente para desalojá-los, destruir suas casas, como acontece na Palestina ocupada.
E, como frisou a senhora Raquel Rolnik, relatora da ONU, “Remoções têm que ser chave a chave”. Ou seja, morador só sai quando receber a chave da casa nova.
É assim que tem que ser.
Tenho confiança de que a presidente Dilma deseja que os prazos dos preparativos para a Copa e as Olimpíadas sejam cumpridos, mas não permitirá que isso seja feito atropelando a Lei e os direitos das pessoas, comprometendo o futuro das nossas cidades. Espero que ela cuide desse tema com carinho.
É hora, Senhor Presidente, nobres colegas, de mostrarmos ao mundo que o Brasil realiza eventos extraordinários, sem faltar ao respeito com a sua população.
Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

Divulgados capa e trailer de documentário sobre George Harrison

Foram divulgados o cartaz e trailer do documentário 'George Harrison: Living in the Material World', dirigido por Martin Scorsese.
Produzido pelo canal HBO, o filme será exibido na TV em outubro e teve apoio na criação e produção da viúva do músico, Olivia Harrison.
No trailer de dois minutos é possível ver trechos de entrevistas com os compaheiros de Beatles e outros músicos, além de imagens de bastidores, fotos e vídeos do guitarrista.
Assista abaixo:


Tirado de Rádio Kiss FM

Caravana da Anistia em Porto Alegre - 25 e 26 de agosto

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O caos da ordem :Boaventura de Sousa Santos

Publicado naFolha de São Paulo, 16 de agosto, 2011

Em Londres, estamos perante a denúncia violenta de modelo que tem recursos para resgatar bancos, mas não os tem para uma juventude sem esperança


Os motins na Inglaterra são um perturbador sinal dos tempos. Está a ser gerado nas sociedades um combustível altamente inflamável que flui nos subterrâneos da vida coletiva sem que se dê conta.
Esse combustível é constituído pela mistura de quatro componentes: a promoção conjunta da desigualdade social e do individualismo, a mercantilização da vida individual e coletiva, a prática do racismo em nome da tolerância, o sequestro da democracia por elites privilegiadas e a consequente transformação da política em administração do roubo "legal" dos cidadãos. Cada um dos componentes tem uma contradição interna.
Quando elas se sobrepõem, qualquer incidente pode provocar uma explosão de proporções inimagináveis. Com o neoliberalismo, o aumento da desigualdade social deixou de ser um problema para passar a ser a solução.
A ostentação dos ricos transformou-se em prova do êxito de um modelo social que só deixa na miséria a maioria dos cidadãos porque estes supostamente não se esforçam o suficiente para terem êxito.
Isso só foi possível com a conversão do individualismo em valor absoluto, o qual, contraditoriamente, só pode ser vivido como utopia da igualdade, da possibilidade de todos dispensarem por igual a solidariedade social, quer como agentes dela, quer como seus beneficiários.
Para o indivíduo assim construído, a desigualdade só é um problema quando lhe é adversa; quando isso sucede, nunca é reconhecida como merecida. Por outro lado, na sociedade de consumo, os objetos de consumo deixam de satisfazer necessidades para as criar incessantemente, e o investimento pessoal neles é tão intenso quando se têm como quando não se têm.
Entre acreditar que o dinheiro medeia tudo e acreditar que tudo pode ser feito para obtê-lo vai um passo muito curto. Os poderosos dão esse passo todos os dias sem que nada lhes aconteça. Os despossuídos, que pensam que podem fazer o mesmo, acabam nas prisões.
Os distúrbios na Inglaterra começaram com uma dimensão racial. São afloramentos da sociabilidade colonial que continua a dominar as nossas sociedades, muito tempo depois de terminar o colonialismo político. Um jovem negro das nossas cidades vive cotidianamente uma suspeição social que existe independentemente do que ele ou ela seja ou faça.
Tal suspeição é tanto mais virulenta quando ocorre numa sociedade distraída pelas políticas oficiais da luta contra a discriminação e pela fachada do multiculturalismo.
O que há de comum entre os distúrbios da Inglaterra e a destruição do bem-estar dos cidadãos provocada pelas políticas de austeridade comandadas por mercados financeiros? São sinais dos limites extremos da ordem democrática.
Os jovens amotinados são criminosos, mas não estamos perante uma "criminalidade pura e simples", como afirmou o primeiro-ministro David Cameron.
Estamos perante uma denúncia política violenta de um modelo social e político que tem recursos para resgatar bancos e não os tem para resgatar a juventude de uma vida sem esperança, do pesadelo de uma educação cada vez mais cara e mais irrelevante, dados o aumento do desemprego e o completo abandono em comunidades que as políticas públicas antissociais transformaram em campos de treino da raiva, da anomia e da revolta.
Entre o poder neoliberal instalado e os amotinados urbanos há uma simetria assustadora. A indiferença social, a arrogância, a distribuição injusta dos sacrifícios estão a semear o caos, a violência e o medo, e os semeadores dirão amanhã, genuinamente ofendidos, que o que semearam nada tem a ver com o caos, a violência e o medo instalados nas ruas das nossas cidades.

Leandro Damião!!!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Pobreza emburrece? por Gilberto Diemenstein

Einstein nascido miserável, sem apoio para aprender, até seria inteligente, mas dificilmente um gênio


Para quem estuda o cérebro, a resposta da pergunta que está no título é sim: a pobreza emburrece.
Apenas metade da inteligência de um indivíduo pode ser explicada pela herança genética, segundo estudo divulgado neste mês pela Universidade de Edimburgo, que envolveu cientistas de diversos países. O restante da composição do QI vem do ambiente em que se vive e dos estímulos educacionais recebidos desde o berço. Simplificando: um Einstein nascido na miséria, sem apoio para aprender, até seria inteligente, mas dificilmente um gênio. Alguém com potencial de ter uma alta inteligência torna-se apenas mediano. É como se um músculo deixasse de ser desenvolvido.
Chegou-se a essa conclusão depois de testes laboratoriais com 3.118 pessoas espalhadas pelo mundo. Imaginava-se que as forças externas seriam bem menores na formação do QI. Tradução: inteligência é uma habilidade que, em boa parte, se aprende, depende da família e das oportunidades na cidade.
É um ângulo interessante para ver a parceria, anunciada na quinta-feira, entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores da região Sudeste de unificação de seus programas de complementação de renda para combater a pobreza, batizado de Brasil sem Miséria.
Menos miséria acarreta mais inteligência?

 
A pesquisa dos neurocientistas ajudou-me a ver por outro ângulo um dos projetos mais emocionantes que conheço (Ismart) no Brasil: jovens de baixa renda, a maioria deles vindos de comunidades pobres, são escolhidos e preparados para estudar em escolas de elite.

Quase todos eles costumam entusiasmar seus professores porque, apesar da adversidade extrema (muitos passam parte do dia no trajeto de ônibus até a escola), conseguem recuperar a cada ano o tempo perdido. Logo estão no mesmo nível de aprendizagem de seus colegas mais abastados e até os superam, entrando nas melhores faculdades.

 
Conheci vários desses jovens e tendia a atribuir sua performance à garra, a uma inteligência acima do normal, tudo isso, é claro, favorecido por escolas de qualidade.

O que impressiona a todos é a rapidez da evolução. O que aquela pesquisa da Universidade de Edimburgo traz é a suspeita de que, com tantos estímulos, desafios e apoio, a taxa de QI possa ter sofrido um upgrade -afinal, nessa fase o cérebro ainda está em formação.
É, por enquanto, apenas uma especulação.

 
O que não é uma especulação é o caminho inverso, mostrando a relação entre pobreza e aprendizagem. Com apoio do Unicef, o Cenpec analisou, desde o ano passado, 61 escolas de de São Miguel Paulista, região da periferia da cidade de São Paulo. Já sabemos que, em geral, quanto mais pobre um bairro, pior tende a ser a nota dos alunos.

Mas essa investigação foi mais longe. Analisou as escolas de uma mesma região, comparando alunos com semelhante posição socioeconômica. Detectou-se uma expressiva diferença segundo as peculiaridades de cada território, especialmente a oferta de serviços públicos em cada um deles.
Nos lugares com menos serviços públicos, as demandas sociais tendem a sobrecarregar mais as escolas e, com isso, afastam ainda mais os professores e as famílias que têm maior repertório cultural. Nesses locais, há menos oferta de creche e pré-escola, retardando o processo de aprendizagem.


 
Esses programas da renda mínima unificados (acertadamente) por Dilma e os governadores têm como contrapartida a permanência dos alunos nas escolas. Mas a subida da renda, a julgar pelas descobertas da pesquisa do Cenpec, será limitada à aprendizagem dos alunos se não houver um investimento e articulação nos territórios.

Nem será justo que se avaliem essas escolas com padrões semelhantes aos das demais, já que os professores, mesmo os mais capacitados, terão uma margem de manobra limitada.


 
Programas como o Bolsa Família são um bom exemplo de política para a redução da miséria. E, por isso, têm um efeito eleitoral, mas terão um baixo impacto educacional caso não se perceba o território como uma extensão da sala de aula.

Não pensar na educação como uma linha que passa pela família, pela escola e pela comunidade é falta de inteligência pública.

 

PS- Por falar em políticas públicas e territórios, será lançado no começo de setembro um aplicativo para celular por meio do qual as pessoas poderão, em tempo real, relatar suas impressões sobre a cidade. Gera-se, no final, um mapa das percepções de toda a cidade e seus problemas rua por rua. Desenvolvido pelo Movimento Mais Feliz, comandado pelo publicitário Mauro Montorin, o projeto deve ser encampado pelo Facebook para ter amplitude internacional.