quinta-feira, 9 de abril de 2009

Lonas e latas


O Promotor que desejava acabar com as escolas itinerantes cansou. Entregou o bastão para outros. O boletim do PRBS fez uma ampla reportagem sobre o fato, com direito a todas as tramas possíveis urdidas pelo MST. Se alguém se der ao trabalho de folhear um pouco mais o boletim, encontrará uma matéria sobre estudantes mantidos em escolas de lata. A matéria é um exemplo de meiguice. Fala da festa de aniversário de quinze anos de uma garota que estuda no conteiner realizada dentro do container.
Quantas páginas o boletim dedicou às escolas itinerantes e quantas às escolas de lata? Qual é o problema mais sério? As escolas de lata atingem mais estudantes que as itinerantes e, ao contrário das escolas do MST, nenhum dos enlatados escolheu aquele ambiente. Há indícios, segundo Raul Pont, de cálculo exagerado no valor dos containers. Para o PRBS, no entanto, o problema são as lonas do MST e o que é dito lá dentro.

Alerto aos leitores e leitoras que não sou fã da pedagogia do MST, mas escola de lata não educa melhor que a escola dos acampamentos. Uma imprensa com alguma dignidade deveria ir mais fundo no assunto.

Cheiro de Fumaça no ar


Chamou a minha atenção a linguagem da propaganda do PC do B na TV. Não a linguagem visual, da estética do programa, que foi bem conservadora. Falo da linguagem política. Aquela conversa de unir, esquecendo o passado, juntar a base do governo Lula e tal.... Não sei por que, mas isso me cheira a Fumaça.
Enquanto o PT corre atrás do PTB, os ditos "parceiros de sempre", também correm atrás de novidade. Acho que se PT não se coligar com um partido que tenha votos consolidados, arrisca a não chegar nem ao segundo turno, pois a vida anda dura. Pelo jeito "os de sempre" também acham isso e não querem embarcar em uma ação política com pouca viabilidade de sucesso.
O risco é, caso o PT não coligue com parceiros novos, fique até mesmo sem os parceiros velhos. Nesse caso, o discurso de novidade não servirá para muita coisa. A grande novidade poderá ser... o PT fora do 2º turno, pela primeira vez, desde 1994.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Não faz o que é necessário e insiste com o que não serve

A cada dia o governo de Pilatos nos brinda com novas formas de sua governança. Não é segredo que o transporte coletivo está à beira do colapso. Nem falo dos engarrafamentos cada vez mais frequentes e da fiscalização ausente. Falo de tabelas horária não cumpridas, panes mecânicas nos ônibus e desqualificação da frota, prejudicando a população "que mais precisa", inclusive eu, que ando de ônibus.
Apesar de não fazer o básico, a governança insiste com os portais. Abriram lugar para mais carros no centro (com é o caso do estacionamento onde ficavam os camelôs) e ameaçam com os terminais de baldeação, trazendo mais um problema para quem não tem tempo de assistir às palestras do Secretário de (I)Mobilidade Urbana.
Enquanto acena com um projeto milionário, nenhuma notícia de metrô e, o que é pior, a Escola Técnica na Restinga está por um fio, pois a governaça não arrumou o terreno para receber a escola.
E há quem goste...

Avança debate sobre fianciamento da cultura





Esta eu tirei do site do Minc. Os interessados podem conferir pessoalmente.

"A proposta de reforma da Lei Rouanet não “quebra” o direito autoral, como afirmou esta semana o jornal Folha de S. Paulo. A proposta apenas prevê uso educacional da obra após esgotado seu período de exploração comercial.

O Ministério da Cultura esclarece que a proposta de nova lei de fomento à cultura não retira dos autores de obras artísticas financiadas com recursos públicos federais qualquer direito de exploração comercial sobre suas criações. Os autores permanecerão com todos os direitos previstos na Lei de Direito Autoral (9.610/98), podendo reproduzi-las, distribuí-las ou comunicá-las ao público da maneira que quiserem.

O artigo 49 da proposta de nova lei prevê uso educacional – quando não rivalize com a exploração comercial, das obras financiadas com recursos oriundos de impostos, mediante ações que não envolvam qualquer espécie de lucro, após um tempo determinado de uso exclusivo do autor sobre sua obra.

De qualquer forma, a proposta está em consulta pública. Quem considerar que essa liberação para uso educacional não é adequada, por favor, se manifeste pelo endereço profic@planalto.gov.br"

Transparente como o chumbo


Ao que tudo indica, a indicação da segunda colocada para a chefia do MP foi obra das articulações do secretário “topa-tudo”, atualmente na titularidade da Secretaria da Transparência. Uma das broncas de integrantes do MP é com aqueles colegas que, tendo a função constitucional de defender a sociedade, inclusive contra os governos, assumem cargos de confiança em governos. Em situações como essas, a independência do MP fica fragilizada. A bronca tem fundamento, afinal, como se comportará um promotor diante de uma situação que atinja um governo do qual ele tenha feito parte, ou uma figura.
Se o critério de escolha foi uma questão de gênero, será qeu sobra um voto para a Dilma?

Onde está a coragem?


O slogan “Coragem para mudar”, foi tema das desavenças conjugais da Rainha de Copas. O slogan é uma farsa. A rainha veta a apresentação da esposa de um provável adversário, mas não assume. Recentemente, não compareceu à posse de sua indicada para chefiar o MP. Não compareceu para não ser questionada. A Rainha foge e se esconde quando a realidade está contra ela.
Agora, chama Pilatos de querido amigo. Na mesma oportunidade, abusou de sua natural grosseria ao não responder à pergunta sobre a comparação entre o evento promovido por ela e o evento promovido pelo Governo Federal, tão criticado pelo tucanato.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Chega de hipocrisia, acabem com a ciclofaixa!


Em 2004, Pilatos condenava a Prefeitura por não ter um sistema da ciclovias. Eleito, seu secretário de (i)mobilidade urbana, manteve as críticas. Desfazia da ciclofaixa que liga os parques Marinha, Redenção e Parcão aos domingos e feriados. Para ele, isso era muito pouco. Às vésperas da eleição de 2008, Pilatos apresentou o Plano Diretor Cicloviário. Até agora.... A ciclovia na Av. Diário de Notícias é um desconforto total, pois trepida. O tal Plano Diretor Cicloviário, que é utilizado pela governança para justificar o não fazer nada, está tão parado como o trânsito da cidade.
E a ciclofaixa do "Caminho dos Parques"? está cada vez mais abandonada e desrespeitada. Sua sinalização se deteriora. Aos domingos e feriados, os poucos que tentam andar de bicicleta sobre o traçado qeu desaparece deparam-se com dezenas de veículos parados sob as placas em que se lê "Proibido Estacionar aos domingos e feiriados". A EPTC, como sempre, nada faz.
Minha sugestão é singela: retire-se a sinalização da ciclofaixa. Sejamos honestos conosco mesmo e com a cidade. E esperemos a execução do Plano Diretor Cicloviário....algum dia