por Lino Bocchini na Carta Capital
A
editora Abril está fechando na tarde desta quinta-feira 1º de agosto as
revistas Gloss, Alfa e Lola. Ontem (quarta) já havia sido anunciado o
fim da revista Bravo. Também foram “descontinuados” (eufemismo para
fechados) os sites da Contigo e o abril.com. Já são mais de 150
funcionários demitidos nas últimas horas –nas redações citadas e também
no portal M de Mulher, nas revistas Info, Recreio, Contigo e Claudia e
no site Bebê.com. A expectativa nos corredores do prédio da Marginal
Pinheiros é que mais títulos entrem no corte. E acredita-se que a
empresa deve se posicionar oficialmente ainda hoje.
Atualização das 15h45: As demissões atingiram também as revistas
Quatro Rodas, Viagem & Turismo, Placar e Men´s Health. E a redação
da Veja, onde 15 foram demitidos. Até agora o blog confirmou o nome de
André Petry, correspondente em Nova York. Entre os demais nomes da Veja,
muitos que não são da arte (pesquisadores de imagem, arte etc).
Na Viagem & Turismo e Men´s Health, revistas que não fecharam,
foram cortados os diretores de redação (maior cargo de cada publicação).
A função fica a cargo dos diretores de núcleo, que funcionarão
diretores de redação de várias publicações ao mesmo tempo.
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO OFICIAL DIVULGADO PARA OS FUNCIONÁRIOS ÀS 16H45:
Bolex 788 – Abril S.A. comunica mudanças que focam no crescimento das
Unidades de Negócios e convergem investimentos e esforços às marcas
líderes
Em linha com o processo de reorganização que vem sendo empreendido
nos últimos meses, o presidente da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa,
anuncia mudanças nas estruturas editorial e comercial das Unidades de
Negócios Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. Entre as
principais mudanças na frente comercial está a descentralização da
Diretoria de Publicidade Centralizada, que passará a ser distribuída em
cada uma das UN´s.
As mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas
marcas líderes nos vários segmentos em que atuamos, garantindo assim o
crescimento e a relevância das publicações.
“A Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios
e segue com a missão de difundir a informação, com excelência
editorial, pioneirismo e integridade”, afirma Fábio Barbosa.
UN Abril Segmentadas
A Unidade de Negócios Abril Segmentadas, sob o comando da
diretora-superintendente Helena Bagnoli, anuncia uma revisão do seu
portfólio. Serão descontinuados os seguintes títulos em todas as suas
plataformas: Alfa, Bravo!, Gloss e Lola, assim como o portal Club Alfa.
Leitores e anunciantes continuarão tendo, a seu dispor, um portfólio
extenso e segmentado (quase 50 títulos), capaz de atender a todos os
públicos plenamente. Além disso, os compromissos publicitários e de
assinaturas serão honrados, por meio de pacotes de reposição.
Essa revisão possibilita uma reorganização das áreas editorial e
comercial da UN, compreendendo o reagrupamento de títulos e a
movimentação de pessoas. Assim, os seguintes títulos serão agrupados por
segmento e terão um único diretor de Redação:
Elle, Estilo de Vida e Manequim passam a ser comandadas por Dulce Pickersgill.
A família de revistas formada por Men’s Health, Women’s Health, Runner´s World e Placar será dirigida por Sérgio Xavier.
Mônica Kato segue à frente das Femininas Populares e assume também o comando de Máxima.
Bons Fluidos passa a reportar-se a Denis Russo Burgierman, diretor de Redação de Superinteressante e Vida Simples.
Além desses reagrupamentos de títulos, a UN comunica ainda os seguintes movimentos na área editorial:
Sérgio Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a Direção de Redação de Quatro Rodas.
Viagem &Turismo terá como diretora de Redação Angélica Santa Cruz, que respondia pelo comando de Lola.
Armando Antenore, até então redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da UN Abril Segmentadas.
Tatiana Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a Direção de Redação de Capricho.
Giuliana Tatini, até então diretora de Redação de Capricho, passa a comandar o portal MdeMulher.
Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem como toda a
estrutura do Planeta Sustentável, passam a reportar-se diretamente à
presidência da Abril S.A. A revista National Geographic permanece na UN
Abril Segmentadas.
Já as áreas de Publicidade e Marketing sofrem as seguintes alterações:
Rogério Gabriel Comprido volta à empresa e assume a Diretoria de
Publicidade desta UN. Ele terá em sua equipe os diretores Willian
Hagopian e Roberto Severo.
Ficam responsáveis pelas áreas de Marketing e Eventos Wagner Gorab e
Louise Faleiros. O Projeto Copa terá no seu comando Tiago Afonso, que se
reportará a Dimas Mietto.
Na frente digital da UN Abril Segmentadas, é criada a:
Diretoria de Estratégia Digital, que será comandada por Guilherme
Werneck (antes responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios da
MTV).
UN Veja
Thais Chede Soares, diretora-superintendente Comercial e
Administrativa da Unidade Veja, comunica as seguintes mudanças na
estrutura de Publicidade e Marketing desta UN:
Sérgio Amaral assume a Diretoria de Publicidade, tendo como reportes
diretos os executivos Márcia Sóter, Robson Monte, André Almeida e Alex
Foronda; e os gerentes Alexandra Mendonça, Samara Sampaio e Andrea Veiga
(Rio de Janeiro).
Renato Cagno fica responsável por projetos publicitários e negócios digitais da UN Veja.
Claudia Furini assume o Marketing da Unidade, atuando no acompanhamento do mercado publicitário e na comunicação da UN Veja.
Andrea Abelleira permanece responsável pela área de Circulação (Avulsa e Assinaturas) e Eventos.
Jacques Ricardo comandará a Diretoria de Publicidade-Regionais, que
passa a incorporar também as funções de Classificados, Publicidade
Internacional e Estúdio. Sua estrutura atenderá a todas as UN´s.
UN Exame
Claudia Vassallo, diretora-superintendente desta Unidade, também anuncia a nova configuração de sua estrutura de Publicidade:
Marcos Gomez assume a Diretoria de Publicidade da UN, tendo como
reportes diretos Ana Paula Teixeira e Eliani Prado, em São Paulo, e Leda
Costa, no Rio de Janeiro.
UN Negócios Digitais
Manoel Lemos, diretor-superintendente desta UN, informa que René
Agostinho, ex-diretor da Abril Coleções, assume o comando da Operação do
Alphabase.
Agradecimentos, desafios e oportunidades
Com as mudanças informadas acima, deixam a Abril os seguintes
executivos: Airton Seligman (diretor de Redação de Men’s Health);
Claudia Garcia (diretora de Redação de Manequim); Demetrius Paparounis
(diretor do Núcleo Femininas Populares); Gabriela Aguerre (diretora de
Redação de Viagem & Turismo); Lucia Barros (diretora de Redação de
Máxima); Maria Rita Alonso (diretora de Redação de Estilo); Sandra
Sampaio (que ocupava uma das diretorias de Publicidade Dedicada da UN
Abril Segmentadas); Sandra Soares (diretora de Redação do Portal
MdeMulher) e Sérgio Berezovsky (diretor de Redação de Quatro Rodas).
Fábio Barbosa agradece a dedicação e a contribuição de todos os
profissionais que agora estão deixando a empresa, desejando-lhes sucesso
nos novos rumos de suas carreiras.
Ele também acrescenta e reforça sua crença no potencial da nova
estrutura: “Acredito muito na força do time que temos e na capacidade
das pessoas que agora assumem novas posições”, diz ele. “Temos talentos
para enfrentar os muitos desafios que as transformações do setor
representam neste momento. No fundo, estamos diante de oportunidades
fascinantes e temos toda a capacidade para aproveitá-las”, conclui o
presidente.