sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vendem Aécio e entregam Yeda


A propaganda do PSDB na televisão é cômica. Anunciam Aécio como o Governador mais bem avaliado do Brasil e mostram a capa da Folha para provar. Quem olhar rapidinho e com uma lupa verá que, em último lugar, na mesma capa de jornal, está a Rainha de Copas. Ao final da propaganda carimbam: "o jeito PSDB de governar".

Tucanos sem educação


As estripulias do tucanato na gestão da educação parecem não ter fim. Primeiro foram os livros de geografia com mapas incorretos; depois, os livros com termos chulos distribuídos aos alunos. Agora, tem escola sem merenda para os alunos porque o contrato emergencial das cozinheiras não foi renovado. Tudo isso em São Paulo Renato. O ex-ministro da educação de FHC está se notabilizando pelas trabalhadas de sua gestão na Secretatia de Educação Paulista.
Mas Paulo Renato tem seguidores. Dona Mariza Abreu, resolveu mudar as placas do carros recém-adquiridos pela SEC porque as placas tinham o prefixo IPT (!!!). Além disso, decidiu recomendar que não fossem colocados determinados livros distribuídos pelo MEC nas bibliotecas das escolas, por causa do conteúdo impróprio. Mariza tentou criar uma polêmica com o MEC, desviando a discussão que havia chamado a atenção para São Paulo. Essa senhora perdeu completamente o rumo. Pelo que eu li (posso não ter entendido), os livros destinados às bibliotecas e que contrariam a secretária não estão na mesma situação dos livros adquiridos pela Secretaria de Educação de São Paulo. Os livros do MEC vão para as bibliotecas, enquanto, em São Paulo, foram distribuídos aos alunos. É bem diferente. Seria como se a secretária quisesse impedir que as bibliotecas escolares tivessem em seu acervo Dona Flor e seus Dois Maridos, O Crime do Padre Amaro, O Cortiço, entre outras obras, por conteúdo impróprio para crianças e adolescentes.
Dona Mariza deixou claro que não era uma censura e que ela nem poderia fazer isso. Mas... e se pudesse?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Golpes na Câmara

O PRBS resolveu transfomar o lutador de Muay Thai em herói. Para poder colocar a Câmara na onda dos escândalos que envolvem o parlamento brasileiro vale tudo. Como não tinha nenhum escândalo para noticiar em Porto Alegre, resolveu dar ampla cobertura a essa bobagem. É verdade que os legislativos não nos dão muito motivo de orgulho, mas o assunto rendeu mais do que merecia. O Diafat, por sua vez, se acha o rei da cocada preta. Convenhamos, o que uma palestrinha de um lutado de Muay Thai vai acrescentar na política de prevenção às crianças que estão nas ruas de Porto Alegre? Muita gente embarcou na conversa fácil de ficar detonando a Câmara.
Como será que os lutadores de Muay Thai se comportariam se tivessem que ouvir a palestra de um vereador?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O iluminado


O ministro Nelson Jobim só aparece quando cai um avião. Foi designado minstro da defesa, mas poderia ser perfeitamente substituído pelo ministro da aeronáutica. E não é só isso. Adora falar bobagem. Ele deve pensar que foi quem resolveu o "caos aéreo". Agora, saiu a dar palpite furado sobre o acidente com a Air Bus.
Mas isso não foi o pior, decidiu investir contra quem questiona se a Lei da Anistia deve ser usada para casos de tortura. Para ele, trata-se de revanchismo. Jobim vestiu a farda em todos os sentidos. Como sempre, fala qualquer bobagem com ar professoral.
Jobim não se considera um abençoado, considera-se a própria benção.