sábado, 8 de maio de 2010

Adelmo Genro Filho

Completaram-se 30 anos da abertura do processo contra Adelmo Genro Filho, por "ofensas" ao ex-presidente General Figueiredo. Adelmo foi processado pela então Lei de Segurança Nacional, por ter afirmado que Figueiredo não tinha condições mentais de dirigir o país, após dizer a uma menina que "daria um tiro no coco", caso recebesse o salário mínimo. Ou será que foi porque Figueiredo quis sair no braço contra uma multidão que o vaiou em Florianópolis? Não lembro. Sei que o cara não tinha condições mentais mesmo de dirigir o país e o Adelmo foi processado por dizer isso. Infelizmente, Adelmo morreu cedo de mais. Aos 36 anos, calou-se uma grande força intelecutal da esquerda brasileira.
Hoje, alguns talvez saibam, que Adelmo foi "irmão do Tarso". A verdade é que Adelmo Genro tinha uma estatura intelectual e política própria e independente do irmão. Tivesse tido êxito e se elegido deputado estadual em 1982, pelo PMDB...bem, não cabem conjecturas.
Escrevo para registrar o respeito e admiração por uma das inteligências mais agudas que já conheci, ainda que eu fosse muito garoto e não tivesse a oportunidade de acompanhar com proximidade as aventuras do seu pensamento crítico. Ainda hoje, leio os escritos dele, de vinte ou trinta anos atrás e me admiro com o raciocínio que ele fazia, mesmo no seu período mais "ortodoxo". Mesmo quando ainda se dizia um marxista leninista, Adelmo nunca foi um fundamentalista. Tinha um pensamento corajoso e, embora um tanto prolixo, criativo.
Gente como ele faz falta no Brasil de hoje.

O "fator Beto"

O PRBS está exultante. Parece que, finalmente, Beto Albuquerque conseguiu o apoio do PC do B e vai tentar se viabilizar como candidato. Não sei se o Beto acredita mesmo que pode ser eleito, mas certamente ele está agindo diretamente contra a candidatura de Tarso Genro. Tarso será o único prejudicado com a candidatura de Beto, mesmo que o garoto de Passo Fundo seja eleitoralmente inviável. A vida é dura.
Há algum tempo o PC do B já havia cantado a pedra de que buscava algo que não fosse a candiatura do PT. Ainda que tenha vacilado no meio do caminho, os pecedobistas parecem dispostos à disputar a quebrar a hegemonia do PT na esquerda gaúcha.
Minha intuição de ex-comunista me diz que a maior probabilidade é que PSB e PC do B saiam juntos, ainda que não consigam um outro partido para se viabilizarem eleitoralmente. No raciocínio objetivo do bloco PC do B/PSB, a eleição estadual já está perdida. Nesse caso, o melhor é sairem unidos, aparecerem mais, e, logo ali, em 2012, colherem os frutos nas eleições municipais.
Gosto do Raul Pont, presidente estadual do PT, mas será que nem ele nem os outros experientes dirigentes partidários não se deram conta disso? Contavam que Beto iria se inviabilizar eleitoralmente e, com isso, o PC do B se liberaria para apoiar Tarso? Em política a sorte só funciona de vez em quando e, normalmente, contra o lado em que a gente está.
Na minha singela opinião, a única hipótese para mudar o quadro de consolidação da candidatura PSB/PC do B seria o PT garantir apoio ao nome que esses dois partidos indicassem para a Prefeitura de Porto Alegre (provavelmente a pós-moderna Manuela). Ou seja, não há hipótese de reversão do quadro.
Claro que eu posso estar errado. Vamos aguardar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Duas letras

do Blog da Casa de Cinema
por Jorge Furtado em 07 de maio de 2010
Se eu disser que, em 1998, o governo FHC gastou mais de 40 milhões de dólares das reservas brasileiras para manter o real valendo o mesmo que um dólar até o dia da sua reeleição, você acredita? E se eu disser que, em 1998, o governo FHC gastou mais de 40 bilhões de dólares das reservas brasileiras para manter o real valendo o mesmo que um dólar até o dia da sua reeleição, você acredita? Bom, a afirmativa certa é a segunda “bilhões”. (1)
Para um ser humano normal, 40 milhões de dólares e 40 bilhões de dólares significam a mesma coisa, isto é, um dinheiro que ele nunca vai ver na vida. Um país, um governo, uma bolsa de valores, Bill Gates, Eike Batista ou Daniel Dantas sabem muito bem a diferença entre bilhão e milhão, não são apenas duas letrinhas no teclado, separadas pela letra n, de nada.
Parece que ontem, em Wall Street, um operador da bolsa americana, que tem que saber muito bem a diferença de 3 zeros à direita, escreveu “billion” ao invés de “million” numa ordem de vendas de ações de uma empresa, a Procter and Gamble (2), e derrubou o sistema capitalista mundial. A bolsa de New York perdeu 9% em uma hora. O erro foi rapidamente corrigido mas as bolsas despencaram no mundo todo, ainda não há cálculos das perdas e ganhos.
Um sistema onde um erro de datilografia e os protestos dos gregos contra as maracutaias dos bancos e do governo - que vão acabar estourando, como sempre, no bolso dos mais pobres – pode interferir na produção mundial de fraldas, tintura de cabelo, absorventes higiênicos e hipoglós, é tão complexo e frágil que se assemelha ao misticismo, um pensamento mágico. Impossível deixar de lembrar do profeta Raul Seixas:

“A civilização se tornou complicada
Que ficou tão frágil como um computador
Que se uma criança descobrir
O calcanhar de Aquiles
Com um só palito pára o motor”

As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor

Dia das mães

Em tempos de absolvição da tortura e dos desaparecimentos...

O encontro Serra/Yeda

Quem tem medo da Telebrás?


Como era de se esperar, o PFL (atual DEM), vai entrar na justiça contra a reativação da Telebrás. O deputado Paulo Bornhausen (filho daquele que queria exterminar a raça petista), alega motivos de ordem legal, mercadológica e ética para que a Telebrás não possa expandir e baratear a banda larga no Brasil.
Afinal, se as privadas podem cobrar mais caro e oferecer o serviço apenas aos que podem pagar, por que ampliar a oferta e forçá-los a baratear seus preços, melhorar seus serviços e ampliar o acesso?
Ah os dinossauros nacionalistas...! Sempre atrapalhando os monopólios privados.

Oficina que costurava para Lojas Marisa já produziu para C&A

No período que antecedeu a fiscalização que encontrou imigrantes em condição análoga à escravidão, costuras eram feitas para fornecedora da rede C&A. Companhia confirmou que enviados chegaram a vistoriar o local em 2009
Por Maurício Hashizume*
São Paulo (SP) - Registrada como Indústria de Comércio e Roupas CSV Ltda., a oficina de costura ligada à Marisa que foi flagrada com 17 trabalhadores imigrantes em condições análogas à escravidão produzia peças anteriormente para a C&A. A informação foi confirmada tanto pelo dono da oficina, o boliviano Valboa Febrero Gusmán, como pela própria rede varejista.
Operação comandada pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), ocorrida em meados de fevereiro deste ano, encontrou um amplo quadro de irregularidades no local - desde "fortes indícios de tráfico de pessoas", registros de cobranças ilegais de dívidas dos empregados e salários muito aquém dos permitidos até condições críticas no tocante à saúde e segurança no trabalho, alojamentos completamente inadequados e jornadas exaustivas.
Por que a nossa mídia é tão pouco incisiva contra um problema desse nível?
Leia mais no Repórter Brasil

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Marx, o esquecido

Dia 5 de maio de 1818 foi o dia de nascimento de Karl Marx. Parece que até o pessoal anda esquecido dele. Eu, que nem sou tão fanático assim, lembrei.
Foi um grande pensador e revolucionário. Uma das maiorespersonalidades das ciências sociais e da política de todos os tempos. Depois dele, a humanidade nunca mais pensou da mesma maneira.
Não custa lembrar do velhinho.

O maior "erramos" de todos os tempos é do grupo RBS






















Esta saiu no NovaE
O Azenha tocou no assunto pela manha, ao citar o Diário Catarinense. Mas está espalhado por todos os sites do grupo RBS, o que pode ser considerado o maior "erramos" de todos os tempos. Na Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, ganhou categoria de página inteira, na edição de hoje.
Se fumo e religião tem algo em comum, ninguém sabe. Mas quem começou com a história foi José Serra, um economista ex-ministro da saúde. No dia 1o de maio, órfão de trabalhadores, sem praças, teve que se abrigar em um evento religioso, patrocinado pelo PSDB. Poucos fiéis compreenderam o significado.
Sobrou para os jornais do grupo de comunicação gaúcho, ávido por demonstrar sua fidelidade com a coligação PSDB/DEM/PPS. A propósito, o caso do jornal de Santa Catarina sempre repercutiu os factóides da Veja e da Folha. Nunca, existiu um erramos deste tamanho. E nem de tamanho nenhum.
Vai ser didática a campanha, ao reafirmar a qualidade do jornalismo brasileiro.
(por Manoel Fernandes Neto)

Maria Amélia Buarque de Holanda

Aos cem anos, faleceu Maria Amélia Buarque de Holanda. Uma grande figura se vai. 
Maria Amélia também era conhecida como mãe do Chico Buarque.

Pelo amor de Deus!

Quando é que o Dom Dadeus vai parar de falar bobagens????

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRBS não tem Ficha Limpa


Em janeiro deste ano, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), tribunal administrativo que decide sobre autuações da Receita Federal, confirmou uma multa de R$ 286 milhões ao grupo RBS, por manter, em 1999, uma sociedade com a Telefônica por apenas 50 dias. O CARF avaliou que a sociedade foi uma simulação conhecida como “casa-separa”, onde, para escapar da tributação sobre a venda de um ativo, a empresa compradora se torna sócia da empresa vendedora temporariamente, por meio de um aporte de capital. Pouco tempo depois, a empresa deixa a sociedade, levando o ativo, em vez do dinheiro. 
Leia mais no RS URGENTE

terça-feira, 4 de maio de 2010

Leitura para se defender dos que defendem os torturadores

Saiu no Conversa Afiada, do PHA

Paim, candidato único

Admiro o trabalho do senador Paulo Paim, embroa não seja um fã incondicional, como existem tantos. Seu trabalho no senado tem que continuar.
Respeitado por todos, Paim carrega o "defeito", para a mídia gaúcha, de ser do PT. Eles não o atacam, mas tampouco gostariam de ver sua reeleição. Seria um golpe no PT e  em Paim. Na minha singela opinião, Rigotto e Ana Amélia são as apostas do PRBS e seus aliados.
Ao que tudo indica, nem PMDB, nem PP terão um(a) segundo(a) candidato(a) ao senado com densidade eleitoral, se é que terão outra candidatura. Assim, um poderá ter o voto do outro e as campanhas correrão em paralelo, auxiliando-se mutuamente e cultivandoo voto útil contra o PT. Paim é um nome forte, tem condições de se eleger, mas não acho prudente correr riscos. Se eu tivesse alguma influência na cúpula petista proporia que Paim fosse o único candidato do partido. Seria um gesto de inteligência política.

O desmoronamento do PP do RS

O Partido Progressista (PP) do Rio Grande do Sul parecia ser um dos mais sólidos do Brasil. Parecia. 
Tudo bem que foi o partido da ditadura, mas foi o menos atingido pela fuga dos pefelistas (hoje, DEM). Ou seja, alguma retidão de caráter os caras tinham. O PP do RS também não se rendeu em massa ao malufismo, quando esse dominava o partido. Foi uma trajetória interessante, mas chega de elogios. O fato é que, hoje, o PP aparece no cenário eleitoral de um modo que beira o ridículo. Vai de candidato em candidato pedindo o favor de uma coligação nas eleições proporcionais.
É um partido que tem prefeitos, tem deputados e tudo, mas...teme não ter votos suficientes para manter sua bancada. Parece-me que o "efeito Zé Otávio" atingiu fortemente o PP. Se, antes, ainda tinha a fama de "direita séria", agora, nem isso tem mais.
A candidatura de Ana Amélia é uma tentativa de manter o PP como uma sigla importante no cenário riograndense. Protegida pelo PRBS, Ana Amélia é uma esperança de vida do PP como um partido influente e não só um amontoado de lideranças regionais, como muito voto e pouco partido.
A não eleição dessa senhora será um grande serviço à política riograndense.
Direto de O Esquerdopata

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais uma da FSP

Time: por que Dalai Lama é o "mais" e Lula é "um dos"?

Direto do Blog Nova Esquerda.
[Por Manoel Fernandes Neto/Editor da NovaE] A mascara caiu, mais um vez. As redações da mídia corporativa se movimentaram para diminuir o prêmio de lider mais influente do mundo, concedido pela revista Time ao presidente Lula. Foram tantas as ligações para essa publicação estadunidense, até obterem a declaração de que o Presidente, não era o "mais", mas "um dos".
É triste a que ponto pode chegar o preconceito e os objetivos eleitoreiros de um grupo partidário, aliado a famílias donas de jornais e TVs,  que pensam dominar a consciência brasileira. Pensam, porque não tardou dezenas de blogs, listas, redes e sites desmascararem a situação.
A NovaE para colaborar, foi atrás da mesma noticia, em 2008, seguindo uma dica. Naquela oportunidade, Dalai Lama foi reconhecido, sem telefonemas para a Time, como o mais influente do mundo, com a benção da mídia corporativa brasileira e dos grupos partidários da canditatura Serra, aliás, que após falsamente registrar o prêmio do Lula, com um "é bom pra o Brasil", se revelou em um desmentido no Twitter, a provar como pode ser rasa uma personalidade pública: