sábado, 5 de maio de 2018

Há 201 anos nascia Karl Marx. O mundo nunca mais foi o mesmo depois dele


Marx
Nome completo
Karl Heinrich Marx
Nascimento5 de Maio de 1818
TréverisRenânia-Palatinado
Alemanha
Morte14 de março de 1883 (64 anos)
LondresInglaterra
Reino Unido
NacionalidadeAlemão
Ocupaçãoescritoreconomistasociólogo,historiador e filósofo
Influências
Influenciados
Magnum opusO Capital
Escola/tradiçãoMarxismo (cofundador, junto com Engels)
Principais interessesFilosofiaSociologiaeconomia,históriapolíticateoria social
Ideias notáveistransição gradual para o comunismo,ditadura do proletariado,materialismo históricomaterialismo dialético, socialismo científico, modo de produçãomais-valialuta de classesteoria marxista da ideologiateoria marxista da alienaçãoFetichismo da mercadoria
Assinatura
Karl Marx (signature).gif









Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818  Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual erevolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador,teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, especialmente FilosofiaGeografiaHistóriaDireitoSociologia,LiteraturaPedagogiaCiência PolíticaAntropologiaEconomia e Teologia, mas também BiologiaPsicologia,ComunicaçãoAdministraçãoFísicaCosmologiaArquiteturaEcologia.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício, Marx previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua auto-destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentou que uma sociedade socialista seria governada pela classe trabalhadora a qual ele chamou de "ditadura do proletariado", o "estado dos trabalhadores" ou "democracia dos trabalhadores". Marx acreditava que o socialismo viria a dar origem a uma apátrida, uma sociedade sem classes chamada de comunismo. Junto com a crença na inevitabilidade do socialismo e do comunismo, Marx lutou ativamente para a implementação do primeiro, argumentando que os teóricos sociais e pessoas economicamente carentes devem realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e trazer a mudança sócio-econômica.
Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.Além disso, Marx é normalmente citado, juntamente com Émile Durkheim e Max Weber, como um dos três principais arquitetos da sociologia moderna.Ainda em outro campo, a obra de Marx sobre economia lançou as bases para a compreensão atual do trabalho e de sua relação com o capital, muito influenciando o pensamento econômico subsequente.