sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quero um pedágio pra mim


A passagem dos pedágios para a responsabilidade do Governo Federal é uma confissão da falência de um modelo criado nos tempos do Britto. Com essa medida indecorosa, Yeda quer lavar as mãos de um problema e jogá-lo no colo do Lula.

Os concecionários dizem que ganham pouco. Alegam que o estado tem uma dívida com eles. Yeda acha que a dívida tem que ser paga, mas com o dinheiro do Governo Federal, já que não deixaram (a sociedade gaúcha, diga-se de passagem) o Governo aprovar o projeto que aumentava os pedágios.

Quero um pedágio pra mim. Se ele der lucro, eu aproveito, se não der, peço dinheiro do governo para garantir a minha parte. Além disso, posso dizer que ele não dá dinheiro, mesmo que ele dê e, assim, aproveitar mais um pouco. Essa é a utopia capitalista: o lucro é privado e o prejuízo é público.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Gaúcho da Copa

O melhor comentário sobre as peripécias do "Gaúcho da Copa" está no Blog do Kayser. "O mais politizado estado do Brasil" virou agência de viagens para uma figura folclórica e, para mim, deprimente. Uma caricatura de gaúcho . Lembremo-nos: com o nosso dinheirinho

Ano da França e a cascata do Piratini


Fui ver a exposição com obras do realismo no Margs. Muito legal. Do alto de meu conhecimento sobre as belas artes, fiquei muito bem impressionado com algumas obras e nem tanto com outras. Tem uma do Van Gogh que eu não compraria. Já as da tarsila do Amaral, eu compraria. Infelizmente não estavam à venda. Saí com o jornalzinho da Sedac.
De qualquer modo, vale a pena. É um pouco de erudição no meio de uma vida ordinária.
Porém, a razão desse comentário é a verdadeira cascata sobre "As obras da França no Brasil". A grnade maioria (senão a totalidade) das obras é do Masp. A propaganda de televisão que mostra um francês entrando num useu vazio é uma completa fraude, uma propaganda enganosa, ou, como coloquei no título, uma cascata.
A exposição tem um valor por si própria. Não seria necessário a Governadora e sua propaganda oficial ficar inventando coisas para dar aos gaúchos e gaúchos um ar de importância além do que nós não temos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina, e os "neoverdedes"


Já expressei uma opinião sobre a possível candidatura de Marina Silva à presidência. Hoje, vou opinar sobre a conversão de certos veículos da mídia à causa verde. Em revistas semanais que vivem criticando a "burocracia", "os entraves ao progresso" e outras perturbações que as exigências ambientais promovem, Marina surge como uma alternativa ética, e toda aquela conversa. O Governo Lula tem feito verdadeiros malabarismos para agradar os "empreendedores". Ainda assim, os empresários da mídia acham que há exigências demais. Agora, ao saudarem a alternativa Marina Silva parece que mudaram de lado. Marina é tudo aquilo que os "empreendedores" não gostam. Parece que mudaram, mas não mudaram. Continuam do msemo lado. Tenho minhas broncas com o PT e o Governo Lula, mas não caio na conversa da grande mídia. Assim como a Globo ataca a Universal para se livrar da concorrência e não para defender a ética e o respeito à fé das pessoas, Marina é saudada para complicar a vida de Dilma e não pelos ideiais que, com sinceridade e coragem ela defende.
Repito a frase de Wladimir Palmeira "As elites aceitam Lula politicamente, mas não aceitam culturalmente".
Essa gente não muda nunca. Continua do mesmo lado de antes: eu também

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Censura, ou preservação da imagem?


A Globo acusa o filho de Sarney de censurar a imprensa, ao proibir (através da justiça) a veiculação de notícias contrárias à sua imagem e às falcatruas que teria feito.
Qual a opinião da Globo sobre a proibição de Boninho (o idiota que dirige o BBB) à veiculação das imagens em que ele e seus amiguinhos atiravam ovos nas pessoas que passavam na calçada de seu modesto apartamento? Censura ou preservação da imagem?
Dois pesos e duas medidas..... sempre.

GLOBO X RECORD II


A primeira postagem de Globo x Record bateu o record (opa) do Blog, com três comentários! É difícil para mim, criado no seio da esquerda tradicional não tomar partido em alguma briga. Nesse caso, tomar partido não tem a ver com saber quem tem razão, mas, intuitivamente, definir simpatia por alguma causa, de acordo com o momento e de acordo com as partes envolvidas. Record e Globo ( e SBT, e Rede TV e Band....) têm aspectos desprezíveis. A Rede TV, por exemplo, está baixo da crítica. Porém, no caso concreto, é evidente que a Globo quer tirar a Record do Páreo porque está perdendo audiência.
A Recordo reagiu, no domingo à noite. Fez um programa contra a Globo. Antes da baboseira da entrevista com o Edir Macedo, foi interesante, requentando informações de "Muito além do cidadão Kane"; "Afundação Roberto Marinho" e outras. A mensagem era, masi ou menos a seguinte: se é errado usar dinheiro do dízimo, é errado usar dinheiro público (BNDES) para construir o PROJAC. Ou seja, o reino dos grandes veículos de comunicação é um escândalo total. Um festival de mau uso de verbas públicas e desinformação.
Era preciso uma revisão (ou respeito à lei) das concessões públicas; a limitação de propriedade de veículos, entre outras medidas que vêm sendo discutidos nos foruns de comunicação. A pergunta é: quem pendurará o guizo no pescoço do gato.
A Globo elegeu Collor e derrubou Collor; usou Sarney e quer se livrar do Sarney e por aí vai. Para enfrentar esse poderio, ou os movimentos sociais se constituem como uma empresa capaz de investir com qualidade e/ou a TV Pública surge como uma alternativa sedutora do público médio. Sou cético...