sábado, 19 de janeiro de 2013

Há 31 anos, foi-se Elis Regina; maior cantora brasileira de todos os tempos!

Bastaria a Elis Regina ser uma grande voz. Mas ela foi mais que isso.Elis foi um símbolo, entre outras coisas, de um tempo em que os artistas não achavam feio se engajar em causas políticas.

Há 71 anos, nascia Nara Leão. O que pensaria das bobanges que sua irmã escreveu?


Nara Leão nasceu em Vitória (ES), em 19 de janeiro de 1942. Nara trouxe os pobres do morro para cantar nas festas da classe média carioca. Ao seu modo, foi uma revolucionária. O que pensaria das bobagens escritas pela irmã?
Com um ano de idade mudou-se com sua família de Vitória para o Rio de Janeiro. Estudou violão, na adolescência, com Solon Ayala e Patrício Teixeira. No final da década de 1950, atuou como repórter do jornal "Ultima Hora". Seu apartamento, localizado na Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana (RJ), abrigou reuniões musicais freqüentadas por compositores e intérpretes da emergente bossa nova. Ao lado desses artistas, participou, acompanhando-se ao violão, dos shows realizados nessa época nas universidades cariocas. Atuou também como professora de violão, lecionando na academia criada pelos compositores Carlos Lyra e Roberto Menescal, em Copacabana (RJ). Ficou conhecida como "a musa da bossa nova", denominação dada pelo cronista Sérgio Porto.
Ouça Nara Leão cantando "Carcará", imortalizado por Maria Bethânia 

Parabéns, Janis Joplin!!!!!

Hoje, 19 de janeiro, Janis Joplin completaria 70 anos! Seria uma velhinha muito maluca.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MP investiga improbidade na relação Prefeitura/Arena portoalegrense


Arena do Grêmio
Foto/Paulo Guilherme Alves
                                                           

MP instaura inquérito para averiguar possível improbidade por desoneração da OAS
De: MP
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre instaurou nesta quinta-feira, 17, inquérito civil para averiguar possível improbidade administrativa por injustificada desoneração do empreendedor OAS/SA de obrigações que assumiu para obtenção do licenciamento ambiental para a Arena do Grêmio, em prejuízo ao erário.
De acordo com o Promotor de Justiça Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, o inquérito civil foi instaurado a partir de representação encaminhada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. “Nela consta, em síntese, que o Município de Porto Alegre assumiu obrigações que deveriam ser cumpridas não pelo Poder Público, mas pelo empreendedor da Arena Esportiva do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no caso a OAS S/A, em flagrante fraude ao conteúdo do EIA/RIMA e a todo o processo de licenciamento do empreendimento”, destaca no despacho que instaurou o inquérito.
Segundo Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, há “indícios suficientes da prática de atos que importam grave lesão aos princípios regentes da administração pública, notadamente aos da legalidade, moralidade e eficiência, com significativo prejuízo ao erário, ante a injustificada desoneração do empreendedor de obrigações que assumiu para obtenção do licenciamento ambiental”.

Papa liga ateus a nazistas e abre nova polêmica em visita

Este rapaz relaciona ateus e nazistas...tá bom
FOLHA.COM DA BBC BRASIL(set./2010)
O papa Bento 16 participa nesta sexta-feira de um culto da Igreja Anglicana em Londres, em meio a uma polêmica provocada por um discurso em que fez uma associação entre o ateísmo e o nazismo.
Bento 16 chegou na quinta-feira ao Reino Unido para a primeira visita de Estado de um líder da Igreja Católica. No seu primeiro pronunciamento no Reino Unido, diante da rainha Elizabeth 2ª em Edimburgo, Bento 16 falou sobre "uma tirania nazista que tenta erradicar Deus da sociedade".
Ele também pediu ao Reino Unido que evite "formas agressivas de secularismo".
"Até mesmo durante as nossas vidas, nós conseguimos lembrar como o Reino Unido e seus líderes se levantaram contra a tirania nazista que queria erradicar Deus da sociedade e negava nossa humanidade comum a muitos, especialmente os judeus, que se julgava indignos de viverem", disse Bento 16. "Quando formos refletir sobre as lições sombrias do extremismo ateísta do século 20, nunca nos deixemos esquecer de como a exclusão de Deus, religião e virtude da vida pública leva em última instância a uma visão truncada do homem e da sociedade, e portanto uma visão reducionista das pessoas e seus destinos."
REPERCUSSÃO
A Associação Humanista do Reino Unido disse que as declarações do papa são "surreais". "A noção que foi o ateísmo dos nazistas que os levou ao extremismo e a visões cheias de ódio, ou que [o ateísmo] de alguma forma alimenta a intolerância no Reino Unido hoje é uma calúnia terrível contra aqueles que não acreditam em Deus", afirma a associação em uma nota.
"A noção de que são as pessoas não-religiosas no Reino Unido que hoje querem impor suas opiniões --vinda de um homem cuja organização se empenha internacionalmente em impor sua forma estreita e excludente de moralidade, além de enfraquecer os direitos humanos de mulheres, crianças, gays e muito outros-- é surreal."
Diante da repercussão das declarações do papa, um porta-voz do Vaticano buscou minimizar a polêmica. Federico Lombardi disse que Bento 16 "sabe muito bem do que se trata a ideologia nazista", em referência à participação do pontífice na Juventude Hitlerista quando ele tinha 14 anos. Na época, o alistamento no grupo era obrigatório para todos os jovens alemães.
Após ser recebido pela rainha Elizabeth 2ª em Edimburgo, na Escócia, ele rezou uma missa a céu aberto para 70 mil pessoas em Glasgow.
Bento 16 deixou a Escócia e viajou para Londres na noite de quinta-feira. Ele foi recebido pelo prefeito Boris Johnson e seguiu para a Nunciatura Apostólica de Wimbledon, onde está hospedado.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MPF entra com recurso na Justiça para impedir demolição do antigo Museu do Índio

Foto do primeiro prédio do Museu do Índio antes da construção do Maracanã
Foto do primeiro prédio do Museu do Índio antes da construção do Maracanã
Douglas Corrêa - Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal (MPF) entrou hoje (14) com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), com a finalidade de impedir o governo estadual de demolir o antigo Museu do Índio, vizinho ao Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
No recurso, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) pede que volte a vigorar a proibição da demolição, obtida pela Defensoria Pública da União (DPU) em liminares das 8ª e 12ª varas federais do Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram suspensas em 13 de novembro passado pela presidência do TRF2, que acolheu o argumento de que haveria prejuízo à segurança e à economia públicas.
De acordo com o MPF, a suspensão das liminares que impediam a demolição é um erro, por permitir a destruição permanente e irreversível de patrimônio público singular e de valor inestimável que deveria ser protegido. Para a PRR2, independentemente da decisão final dos processos, não se pode, com uma decisão de efeito provisório, gerar a perda definitiva de um valor histórico, cultural e arquitetônico impossível de ser resgatado.
Segundo o procurador-chefe em exercício da PRR2, Newton Penna, "se o Estado agisse de acordo com o dever de proteger o interesse social, deveria considerar, na elaboração do projeto, que no entorno do Maracanã há um imóvel cuja proteção é do interesse da sociedade e que, portanto, não pode ser destruído”.
Ao pedir ao TRF2 que reconsidere a decisão, o MPF sustenta que a Federação Internacional de Futebol (Fifa), responsável pela Copa de 2014, declarou não ter exigido a demolição do imóvel e se mostrou favorável a adequações que preservem o patrimônio cultural.
O recurso informa que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) repudia a destruição e que o Conselho Regional de Engenharia (Crea-RJ) concluiu que o edifício não prejudicaria a circulação de pessoas na Copa.
 
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Cotistas têm bom desempenho no Sisu

Cotistas são 44% dos inscritos no Sisu 2013

Heloisa Cristaldo - Agência Brasil  

Brasília – Levantamento do Ministério da Educação (MEC) aponta que quase metade dos candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se inscreveram por meio da Lei de Cotas, aplicada pela primeira vez no sistema. Do total de 1.949.958 inscritos, 864.830 optaram pelas vagas destinadas a cotas raciais e socioeconômicas. O número corresponde a 44% dos inscritos no Sisu.
Entre os estudantes inscritos no Sisu pelas cotas, 349.904 candidatos se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e 193.238 alunos se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas - independentemente do critério da renda familiar. Baseado no critério da renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo, independente da raça, foram 168.243 alunos inscritos. No critério referente apenas aos estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, foram inscritos 153.445 candidatos.
A Lei prevê a reserva progressiva de vagas em quatro anos. Este ano, 12,5% do total de vagas do ensino superior serão destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública, alunos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, e alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Em 2014, o percentual de reserva sobe para 25% do total. Em 2015, serão 37,5%. O prazo para o cumprimento total da lei termina em 30 de agosto de 2016, quando 50% das vagas serão reservadas para as cotas.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o número de inscritos no sistema de cotas “foi um salto extraordinário”. “Oitenta por cento dos alunos que concluem o ensino médio são da rede pública, eles terem feito quase metade das inscrições no Sisu é um passo bastante importante", disse.
De acordo com Mercadante, o desempenho dos cotistas foi semelhante ao dos alunos inscritos na ampla concorrência. A nota de corte dos alunos cotistas em medicina (geral) ficou em 761,67 pontos, enquanto a nota de corte da ampla concorrência foi 787,56 pontos. Para pedagogia, por exemplo, a nota de corte dos cotistas ficou em 591,58, e a da ampla concorrência, 598,08 pontos. Em licenciatura, a nota de corte dos cotistas foi 606,45 pontos e a registrada pela ampla concorrência ficou em 627,51 pontos.
Edição: Carolina Pimentel

domingo, 13 de janeiro de 2013

Salário de pastores pentecostais está entre os mais altos do país

Pastor não precisa ter faculdade e
ganha mais que professor universitário
Pastores das grandes igrejas pentecostais estão entre os profissionais mais bem pagos do país, embora não haja a exigência de que tenham curso superior. Em início de carreira eles ganham R$ 4.000 por mês e conseguem promoções rápidas, chegando a R$ 22 mil.
Essas informações são de Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que é o único líder de mega-igreja pentecostal (ou neopentecostal) que revela quanto paga a seus pastores. Por isso suas informações servem como referências desse concorrido mercado de profissionais. Malafaia disse que também garante aos pastores casa e colégio dos filhos, o que eleva o valor real do salário.

Assim, os pastores pentecostais ganham muito mais do que a média de R$ 2.000 paga, por exemplo, aos professores do ensino médio público do Estado de São Paulo.

Os pastores mais experientes ganham mais até em relação aos professores titulares (topo da carreira) das três universidades paulistas, cuja média salarial é de R$ 11.000. Para obter um salário de R$ 22.000, um professor tem de contar com o benefício dos quinquênios, ao longo de 20 anos de trabalho.

Os pastores começam ganhando tanto quanto os policiais civis em início de carreira em São Paulo, Bahia, Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará, que são os Estados que realizarão este ano concurso para investigador, entre os profissionais da segurança publica.

Pastores experientes são mais bem remunerados que defensores públicos federais em início de carreira, cujo salário é de R$ 14.549,23, e que delegados da Polícia Federal, os quais começam ganhando de R$ 7.514,33 a R$ 13.368,23. Também haverá este ano concurso para essas duas profissões, que estão entre as mais almejadas por causa da boa remuneração.

Malafaia disse não haver falta de candidatos a pastor, mas os qualificados são escassos. E ele precisa de muitos, porque tem planos de abrir nos próximos 10 anos mil templos em todo o Brasil. Em dezembro de 2012, Malafaia investiu R$ 4 milhões na quarta edição da Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo, em Águas de Lindoia (SP).

Outras denominações dão cursos a seus futuros pastores, em uma iniciativa que começou com a Igreja Universal.

Pastor precisa de criatividade
para "faturar" os fieis 
A Mundial não investe em treinamento porque prefere se abastecer de pastores de outras igrejas, principalmente da Universal e da Internacional da Graça de Deus, pagando melhores salários, além de plano de saúde e aluguel de casa. Em alguns casos, Valdemiro Santiago, o chefe, concede também de 8% a 10% da arrecadação que o pastor obtiver dos fiéis.
A disputa pelos melhores pastores é tanta, que Malafaia, nos cursos, tem ressaltado que os futuros pastores devem fidelidade à Vitória em Cristo. Há também o temor de que os mais ambiciosos abram o seu "próprio negócio", suas igrejas.
O repórter João Batista Jr, de Veja São Paulo, com base no curso da Vitória em Cristo e no que outras denominações têm feito, anotou três “mandamentos para faturar e conquistar fiéis”, os quais seguem.

1 - Inovar nas ofertas. Pedir dinheiro para construção de templos, oferecer fronhas e toalhas ungidas, etc.
2 – Caprichar na pregação. Prender a atenção dos fiéis com clichês como “Não deixar o cavalo morrer na batalha” e “A fofoca é capaz de destruir as bases sociais”. Fechar os olhos durante a pregação também é recomendável. 3 – Ter dons artísticos. Leva vantagem o pastor que souber cantar e pular, como se o púlpito fosse o palco de um espetáculo circense. Saber gesticular é fundamental, como abrir os braços igual a um profeta.
Com  informação de Veja São Paulo, entre outras fontes.
Pastores do Malafaia têm salário de até R$ 20 mil, casa e carro setembro de 2011
Leia mais em Paulopes