sexta-feira, 12 de junho de 2009

Lá embaixo

Li o boletim do PT Amplo, corrente que abriga as ideias de Tarso Genro no RS. Bem feito e coisa e tal. O que me impressionou foi a virulência do ataque à CNB. Acho que esse negócio de propor a cabeça de chapa para o PMDB não prospera, mas é possível enfrentar o debate político sem ridicularizar o adversário, ou rebaixar os argumentos.
Tarso tem estatura política e apoios suficientes para fazer um debate maior que o boletim de sua campanha está fazendo. Tarso será o candidato do PT. Não tenho dúvidas. O único problema é ver se ele consegue ser candidato não apenas porque tem maioria, mas porque conseguiu construir um consenso majoritário.
O costume do PT construir alternativas internas na base de um embate ácido demais sempre deixou sequelas negativas. Tarso já sofreu esse tipo de ataque quando foi o candidato em 2002. Alguém lembra? Circulava um adesivo que dizia: Olívio, sim; PL não, contestando a coligação feita em nível nacional. Naquele tempo, PTA e CNB eram a mesma coisa e a DS defendia (com razão) a candidatura de Olívio à reeleição. Na política e na vida, é comum mudar de opinião. O problema é mudar de opinião e adotar um modo de enfrentamento político que se condenou em outra ocasião.
Retorno a uma pergunta já feita em outra postagem: E se o intelectual orgânico fosse candidato à presidência? O que pensaria do apoio do PMDB do RS?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Os gatos do Araújo

Sábado, estive no Parque da Redenção. Fui conferir se algum tapume já havia sido colocado no Araújo Vianna. Nada. Em contrapartida, um dos portões da parte de trás do auditório estava cheio de gatos. As pessoas que passam por ali, amigasd dos animais, deixam comida e assim os gatos vão proliferando e o auditório se deteriorando.
Surpresa, tristeza, indignação... Tudo isso se junta ao observamos que o maior espaço popular fechado para apresentações culturais de Porto Alegre completará quatro anos de fechamento. Foi nisso que a população de Porto Alegre votou?
Quem quiser, pode ler a notícia publicada no site da Prefeitura há quase um mês http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=9&p_secao=19
Acredite quem quiser.

O povo vaia Pilatos



Não saiu em manchete nenhuma e só quem foi à Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ficou sabendo da vaia que Pilatos recebeu na abertura do evento. O protesto partiu dos militantes da causa dos direitos de crianças e adolescentes e dirigentes de entidades indignados com a destruição das políticas de atendimento e com o não reajuste dos valores repassados às instituições de atendimento.

Pilatos passou toda a campanha argumentando que não fez nos primeiros quatro anos porque o PT destruiu as finanças da Prefeitura. Agora, está o tempo todo dizendo que não faz por causa da crise internacional. Pilatos não governa. Seu estratagema preferido é achar argumentos para o não fazer.

PIlatos e os Municipários

Neste dia 9, os municipários de Porto Alegre paralisaram suas atividades. Esperei que a RBS informasse isso, assim como informou que os peritos do INSS irão paralisar. Nenhuma notícia. O fato é que os municpários pararam (ao menos uma boa parte deles). A reivindicação é tão simples que preocupa. Os servidores municipais querem que o Prefeito cumpra a Lei de sua autoria que estabeleceu o reajuste anual dos servidores pelo IPCA. Só isso. A decantada saúde financeira da Prefeitura de Porto Alegre não resiste a uma demanda tão singela? Pilatos lava as mãos e põe a culpa na crise mundial. Nesse meio tempo, cria mais cargos de confiança e avança na precarização das relações de trabalho, tornando os contratostemporários uma prática usual na administração.
Pilatos quer ser governador. Não sei se conseguirá, mas pouco-a-pouco vai tornando Porto Alegre mais parecida com o Governo Estadual.