quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fogaça quer reajustar em suaves prestações


Fui na Assembléia dos Municipários. Chegou uma proposta do Governo. Parcela o reajuste de 5,53% em três vezes, com a última parcela em janeiro de 2010! O aumento do vale-alimentação fica condicionado à redução do valor do vale para os que fazem horas-extras, em sua maioria operários e que menos ganham na Prefeitura. É muito pouco. Os servidores decidiram paralisar dia 9 de junho. A primeira parcela do rejuste será paga em maio e é de....1%.

É bom lembrar que, quando acabou com a bimestralidade, o Executivo definiu, por sua própria vontade, o IPCA como índice dos reajustes que seriam anuais. Um dos argumentos é que se tratava de uma proposta realista e sustentável. Balela!

O fato, na minha singela opinião, é que o Governo não tem dinheiro mesmo. Eles não são apenas malvados e inimigos dos servidores. Não pagam porque o saneamento das finanças é uma farsa tão grande quanto o tamanho do problema que eles disseram que a Administração Popular deixou. Agora, com a desculpa da crise mundial, querem esconder sua inépcia. Não podem culpar o PT, culpam o mercado externo.

Uma coisa Pilatos já conseguiu: vai parcelar em, no mínimo, duas vezes, pois o reajuste de 1% serrá pago amanhã e a mobilização dos serviodres será dia 9.




Acidentes aéreos, como é difícil investigá-los


O acidente que vitimou quatorze pessoas na Bahia e os machucados no voo da TAM ganharam merecidas manchetes. A mídia está acompanhando os casos e aguarda os laudos para saber as causas do priemeiro a acidente e verificar se as pessoas poderiam ter sido menos atingidas no segundo. Faz parte do trabalho, acompanhar os procedimentos técnicos para informar com segurança. Tudo era mais fácil quando a culpa era do Lula e do "caos aéreo".

A ameaça da Al Qaeda, mais uma barriga



Agora é a Al Qaeda que, protegida pelo Governo Lula quer utilizar o Brasil como base terrorista. Pois esse era oentendimento possível de uma "notícia" dada pelos meios de coumunicação de que uma líder da Al Qaeda teria sido preso pela PF e depois solto, por ser casado com uma brasileira. A BAND-FM anunciou e o Magnoli reforçou a idéia de que tudo acontecia porque o Brasil não tem uma legislação anti-terror (ou será antiterror?). Ao mesmo tempo, questionava-se porque o sujeito teria sido preso. Acompanhando um pouco mais, o que se verificou é que se tratava de um estangeiro, casado com uma brasileira que participava de uma comunidade cibernética, fechada que divulgava mensagens anti-americanas (ou antiamericanas?) e de conteúdo racista. São coisas diferentes, convenhamos. O sujeito, além de ser casado com brasileira e ter moradia fixa não oferecia perigo. O processo foi aberto e corre em segredo de justiça (não sei porquê, é um segredo). Ou seja, nada a ver com as manchetes iniciais. Não sei de alguém já não denunciou o financiamento da Al Qaeda ao Tarso Genro.

Coisas do PIG.

terça-feira, 26 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Libertem Maisa

A justiça proibiu a apresentação do quadro da Maísa no Programa Silvio Santos. Até que enfim olhou-se para a situação daquela menina. A exploração do trabalho e da imagem das crianças costuma ser tratada e condenada apenas em situações de trabalho como a exploração sexual, em propriedades rurais, ou em outras situações "extremamente degradantes". Porém, é grande o exército de crianças lançadas precocemente ao mundo do trabalho por pais e mães sedentos de sucesso e de dinheiro. Michael Jackson, Drew Barrynore, Macaulay Culkin, .... e por aí vai, são exemplos de talento precoce e crises profundas na adolescência.
A vida por trpás das câmeras não tem o mesmo glamour.Alguns se dão conta e saem enquanto é tempo da roda viva, outros enterram-se cada vez mais na mercantilização/destruição da infância.
Não sei quais serão os episódios seguintes do "caso Maísa", mas alguma coisa tinha que ser feita. Tem um debate rolando (sempre rola). Segundoalguns argumentadores, as autoridades deveriam se preocupar mais com problemas como a exploração sexual e coisas do tipo. é verdade. As maiores violências não passam na TV, ou pelo menos não têm a audiência da Maísa, mas uma coisa não deve impedir a outra. Crianças talentosas são uma bênção para a humanidade, espremê-las para tirar tudo o que tem enquanto são pequenas é uma desumanidade. Libertem a Maísa e todas as outras meninas e meninos que servem de objeto para a satisfação dos prazeres adultos, sejam prazeres estéticos, sexuais, econômicos ou de outros tipos.

PRBS em campanha


Mais uma campanha do PRBS está na rua. Leitores devem escolher três grandes obras para serem realizadas no RS. As vencedoras, terão acompanhamento especial dos braços midiáticos do PRBS. Ou seja, se as obras saírem, o PRBS dirá que a responsabilidade é dele, se não saírem, vai dizer que os governos não atendem às demandas da sociedade. O PRBS sai por cima de qualquer jeito. Aliás, qual o resultado das outras duas campanhas em andamento (contra a violência no trânsito e pela melhoria na educação)?

Onde houver erro que eu leve a verdade


A frase acima, tirada da oração de São Francisco não toca o senador Simon. Simon é um franciscano de araque. Seu combate pela ética não só existe em plano federal. Diante da montanha de indícios contra o governo que, para ele, não pode ser abandonado em plena crise, a postura mais coerente seria pedir a investigação, admitir a possibilidade de haver nem que fosse alguma coisinha errada. Mas não. Simon nega qualquer hipótese de questionamento ao Governo ao qual apoia com tanta dedicação. A última do falso franciscano é acusar Tarso Genro de ter vazado as gravações telefônicas que comprometem a ajudante fiel da Rainha de Copas. Isso dá uma idéia das possibilidades de aproximação entre o PT e o PMDB no RS para a eleição de 2010.

Lógica cartesiana


Discorde-se das posições políticas, mas não se desfaça do raciocínio lógico da maioria nacional da direção do PT. O pensamento é simples: a sucessora pode ser eleita, mas encontrará dificuldades. O PT sozinho, no RS, tende a perder mais uma. A sucessora terá tanto mais facilidade quanto mais amplo o leque de alianças. Particularmente no RS, estado de referência da candidata, o grande aliado nacional tem tudo para ficar “neutro”,tucanar, ou, no máximo, dividir-se. Isso é ruim para a sucessora, que pode amargar uma derrota em sua terra. Unindo-se PT e PMDB, evita-se a derrota do PT, possibilita-se a presença no governo do estado, derrotando a candidata tucana e, possivelmente, garantindo maioria de votos para a sucessora, compensando as dificuldades de São Paulo e Minas.

Como diria Garrincha: é preciso avisar os russos, mas o raciocínio tem lógica. Acho que não funcionará. O que pensaria o nosso intelectual orgânico e pré-candidato sobre essa aliança no RS, caso fosse ele o candidato nacional? Deixa pra lá, vamos pensar noutra coisa.

Pilatos decretará o fim dos concursos?


O concurso realizado em janeiro de 2009 já está criando teia de aranha sem que tenha havido divulgação do resultado final. No magistério, a demora fez com que a Prefeitura determinasse a contratação temporária de profissionais. Em princípio, o prazo para os contratos é de 120 dias, mas, em se tratando do método pilatos, não dá pra duvidar que o prazo não seja prorrogado. No caso dos PSFs foi assim. Era para sair concurso e até agora nada. Nos dois casos, o MP acabou aceitando as desculpas da Prefeitura e considerando que seria pior ficar sem o atendimento. No caso da educação, por exemplo, muitos dos contratados trabalham com crianças pequenas. Nesses casos, a troca de professores é sempre uma ruptura que atrapalha o processo educativo. Para Pilatos, todavia... são coisas da vida.

Agora, pelo que eu soube, a Prefeitura cogita contratar Assistentes Sociais para recadastrarem os usuários do bolsa-família. Sem concurso é claro e muito rapidamente. Isso porque se o recadastramento não for feito até agosto Porto Alegre terá recursos do bolsa-família retidos. Dá-lhe governança!