quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Porto Alegre bate recorde em investimentos, mas a cidade está pior

O Prefeito Fortunati anunciou que o investimento realizado pelo poder público em Porto Alegre ultrapassou R$ 200 milhões. Eu sou obrigado a acreditar nos números da Prefeitura, mas a minha pergunta é mais singela: Se foram investidos tantos recursos na cidade, por que Porto Alegre está pior?
A Prefeitura gasta muito mal.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Zero Hora está sem revisor ?

Aliás, quem faz a revisão desse jornal?
Não bastassem os constantes erros de português no boletim do PRBS, os caras passaram a descuidar até mesmo da apresentação gráfica. Veja você mesmo.

Aliança sul-sul atrai pesquisadores ao Brasil

Órgão do PNUD em parceria com governo federal abre inscrições para programa de estágio; cooperação é tema-chave a estrangeiros

O papel do Brasil no cenário internacional atrai cada vez mais pesquisadores de todo o mundo em busca de aprendizado, sobretudo em cooperação sul-sul e inovação de políticas sociais. Com inscrições abertas para sua próxima edição a partir desta semana, o Programa de Estágio do CIP-CI (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), órgão do PNUD com o governo federal, evidencia essa tendência, ao receber, nos últimos seis anos, estudantes de 27 países.
A edição de 2011 do Programa de Estágio do CIP-CI, e que oferecerá vagas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-graduação, abrange cinco áreas de estudo: Comunicação, Relações Públicas e Parcerias Internacionais; Proteção Social e Transferências de Renda; Crescimento Inclusivo; Desenvolvimento Rural e Sustentável; e Inovações para o Desenvolvimento.
"É um dos programas mais concorridos das Nações Unidas em todo o mundo, superando até o de Genebra em procura”, afirma Francisco Filho, assessor de comunicação do CIP-CI. De acordo com ele, o grande diferencial do projeto brasileiro, que existe desde 2004, é o fato de o CIP-CI ser um centro de produção de saber.
"Há vários outros países que trabalham com cooperação sul-sul. Mas o que nós fazemos não é apenas operacionalizar cúpulas, mas produzir e gerenciar conhecimento acerca do impacto dessas ações no desenvolvimento", acrescenta.
São dois os eventos de destaque que os selecionados para o programa terão a oportunidade de acompanhar em 2011: a reunião do G20, na França, que contará com um relatório e eventos paralelos organizados pelo CIP-CI, e a cúpula do IBAS (grupo formado por Brasil, Índia e África do Sul).
Para a norte-americana Michelle L. Chang, da Universidade da Califórnia, que participou da edição anterior da iniciativa, o maior legado que ela teve em Brasília foi entrar em contato com projetos de cooperação sul-sul. “Estudei os diferentes programas de proteção social e políticas do Brasil, Quênia, Gana e Moçambique, e as oportunidades de intercâmbio de boas práticas entre países em desenvolvimento.”
A estudante brasileira Giovana Silva Lerda, da Universidade de Estocolmo, da Suécia, também recomenda a experiência na instituição. “O CIP-CI é uma grande oportunidade para qualquer pessoa interessada em trabalhar com uma equipe dinâmica de especialistas que atuam em questões sociais.”
Requisitos e seleção
Os aspirantes a uma vaga devem ter ótimo rendimento acadêmico, experiência comprovada de pesquisa, interesse pelas temáticas de desenvolvimento e cooperação internacional e fluência oral e escrita em inglês, entre outras exigências previstas no edital de seleção.
A duração do estágio em Brasília é de três meses, podendo ser iniciado em cinco diferentes períodos: fevereiro, abril, junho, agosto e setembro. “O ideal é que as pessoas mandem os documentos necessários 30 dias antes do período que pretendem concorrer", afirma Francisco Filho.
"Quanto ao número de vagas, não há um limite, pois pretendemos pegar os melhores talentos, reunindo o pessoal que se enquadra no nosso perfil e demonstra interesse na área", conclui. 
De: PNUD

Japão auxiliará RS a recuperar áreas desertificadas

Desertificação em Quarai
Um termo de cooperação entre a Universidade de Tottori, no Japão, e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) para a transformação de regiões desertificadas em áreas verdes no Estado deverá ser firmado dentro dos próximos meses. Esse é o resultado de uma reunião de trabalho entre o governador Tarso Genro e o cônsul do Japão em Porto Alegre, Shigehiro Takeuchi, com a participação de secretários, técnicos da Fepagro e representantes da universidade japonesa nesta quarta-feira (26), no Palácio Piratini.
Conceituada no mundo por ter desenvolvido tecnologia para o combate à desertificação de solos, a Universidade de Tottori já transferiu esse conhecimento a diversos países, entre os quais destacam-se o México, a Espanha e a China. No Rio Grande do Sul, a arenização é forte em municípios como São Francisco de Assis, no Centro-Oeste, e Manoel Vianna e Alegrete, na Fronteira Oeste, entre outras.
Tarso Genro manifestou o interesse do Governo do Estado em obter a tecnologia por meio de intercâmbio envolvendo técnicos do RS e a Universidade de Tottori. A Fepagro fará a conexão com a universidade japonesa, a fim de repassar a tecnologia aos agricultores gaúchos localizados em áreas desertificadas. O vice-reitor da Universidade de Tottori, acompanhado de dois professores, viaja hoje para São Francisco de Assis e região.
Tarso falou da sua boa relação com o Japão, desde quando foi prefeito de Porto Alegre. "Temos todo o interesse em alargarmos essa aproximação, agora no governo", afirmou. O cônsul ressaltou a importância do convênio, que pode ter o apoio da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jaica) e do Ministério da Educação. Também comunicou ao governador o interesse de várias empresas japonesas em se instalarem no Estado. "Assim como Já fizemos com a Espanha e Portugal, vamos informar ao governo e entidades empresariais do Japão sobre as condições de o Rio Grande do Sul atrair investimentos", disse o governador.
Participaram do encontro, no Salão dos Espelhos, os secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Mainardi, e o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entre demais técnicos.
Mais informações podem ser buscadas aqui.

Arquivos abertos. As famílias têm esse direito

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tom Jobim faria 84 anos hoje

Tom Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927. É um dos grnades da música brasileira. Não vou flaar muito sobre ele. Informações sobre a vida do "maestro soberano", nas palavras de Chico Buarque, podem ser obtidas clicando aqui.
Ouvir Tom Jobim é melhor do que ler sobre ele.

Contratar ex-apenados pode ajudar a reduzir a criminalidade

Em reunião na Câmara de Comércio e Indústria (CIC) de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (24), com lideranças sociais e empresariais do município, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, propôs que as empresas contratem todos os apenados que saem do sistema prisional do município, como forma de combate à criminalidade. Os presos seriam acompanhados por uma força-tarefa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
 "Sabemos que nem todos vão aproveitar essa oportunidade, pois estudos indicam que 20% dos que saem da cadeia cometem novos crimes", afirmou o secretário da Segurança Pública. "Mas é importante oferecer uma oportunidade, é um desafio para a sociedade", afirmou Michels, que abriu o calendário de reuniões-almoço da CIC em 2011, tradicional evento da entidade voltado à classe empresarial de Caxias e região. No mesmo  momento, o presidente da CIC, Miton Corlatti, anunciou a formação de um grupo de estudos para encaminhar a proposta.
Ao falar sobre novas políticas de segurança pública, Airton Michels disse que a participação de todos os setores da sociedade, junto com o Estado e os municípios, é fundamental. "Hoje se vê as comunidades querendo assumir seu papel no combate à criminalidade", declarou. "É um compromisso de todos."
Airton Michels também anunciou medidas para combater o surto de criminalidade que vem atingindo Caxias do Sul nesse mês de janeiro. Informou que, dias atrás, esteve reunido com os comandos das órgãos de segurança e foi decidido apoio emergencial de brigadianos de outras regiões do Estado, bem como a formação de uma equipe temporária da Polícia Civil para investigar os homicídios. Também uma delegacia móvel será deslocada para o município a fim de auxiliar no trabalho.