quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Japão auxiliará RS a recuperar áreas desertificadas

Desertificação em Quarai
Um termo de cooperação entre a Universidade de Tottori, no Japão, e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) para a transformação de regiões desertificadas em áreas verdes no Estado deverá ser firmado dentro dos próximos meses. Esse é o resultado de uma reunião de trabalho entre o governador Tarso Genro e o cônsul do Japão em Porto Alegre, Shigehiro Takeuchi, com a participação de secretários, técnicos da Fepagro e representantes da universidade japonesa nesta quarta-feira (26), no Palácio Piratini.
Conceituada no mundo por ter desenvolvido tecnologia para o combate à desertificação de solos, a Universidade de Tottori já transferiu esse conhecimento a diversos países, entre os quais destacam-se o México, a Espanha e a China. No Rio Grande do Sul, a arenização é forte em municípios como São Francisco de Assis, no Centro-Oeste, e Manoel Vianna e Alegrete, na Fronteira Oeste, entre outras.
Tarso Genro manifestou o interesse do Governo do Estado em obter a tecnologia por meio de intercâmbio envolvendo técnicos do RS e a Universidade de Tottori. A Fepagro fará a conexão com a universidade japonesa, a fim de repassar a tecnologia aos agricultores gaúchos localizados em áreas desertificadas. O vice-reitor da Universidade de Tottori, acompanhado de dois professores, viaja hoje para São Francisco de Assis e região.
Tarso falou da sua boa relação com o Japão, desde quando foi prefeito de Porto Alegre. "Temos todo o interesse em alargarmos essa aproximação, agora no governo", afirmou. O cônsul ressaltou a importância do convênio, que pode ter o apoio da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jaica) e do Ministério da Educação. Também comunicou ao governador o interesse de várias empresas japonesas em se instalarem no Estado. "Assim como Já fizemos com a Espanha e Portugal, vamos informar ao governo e entidades empresariais do Japão sobre as condições de o Rio Grande do Sul atrair investimentos", disse o governador.
Participaram do encontro, no Salão dos Espelhos, os secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Mainardi, e o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, entre demais técnicos.
Mais informações podem ser buscadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião