quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O bonde não para

Em geral, não gosto de RAP, mas ouvi esse e achei interessante. Divido com meus fiéis leitores.

Governo propõe criação de Comissão da Verdade sobre regime militar



O governo brasileiro deu início, nesta segunda-feira, a um processo que pode levar à criação de uma Comissão Nacional da Verdade no país, com o objetivo de apurar casos de violação de direitos humanos durante o regime militar, incluindo o levantamento de possíveis responsáveis. Veja mais na BBC.
Só quero ver como a oposição DEMocrática vai encarar isso.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

E os princípios, Patrão?


A lotação do presidente do MTG em um gabinete parlamentar, sem que o cidadão trabalhasse efetivamente para o parlamentar já é, por si, uma barbaridade. Se estava certo, deveria ser mantido, se estava errado, não deveria ter sido feito, sem, ao menos um pedido de desculpa pelo erro.
Porém, lendo aquele amontoado de coisas estranhas a que chamam de "Carta de Princípios do MTG", encontrei pelo meno três aspectos que estariam sendo infrigidos.
"Art. 10- Respeitar e fazer respeitar seus postulados iniciais, que têm como característica essencial absoluta independência de sectarismo político, religioso e racial.
Art. 13- Evitar toda e qualquer manifestação individual ou coletiva, movida por interesses subterrâneos de natureza política, religiosa ou financeira.
Art. 16- Repudiar, enfim, todas as manifestações e formas negativas de exploração direta ou indireta do Movimento Tradicionalista."
O MTG, tão cioso dos costumes e da moral gaúcha deu apoio a tudo isso. Por que será?

Imperdoável


Pesquisa divulgada neste final de semana mostra que a popularidade do Lula continua alta. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre são os lugares em que há menor apoio ao presidente. Os anti-Lula, dirão que se trata do estado mais politizado do Brasil. Os petistas terão dificuldade de explicar. Afinal, antes de ser eleito, Lula sempre ganhou no RS e na capital. Por conta disso, o PT também alimentou a ideia de que "aqui é diferente".
A sempre lúcida professora Céli Pinto arrisca um palpite. Diz que Lula não está tão popular no RS como em outros lugares porque, aqui, os programas sociais do Governo não porvocaram tanta mudança. Pode ser. Mas acho que a questão merece ser melhor entendida. Surgiu muita literatura para comemorar as sucessivas vitórias do PT em Porto Alegre e suas realizações. Já para entender a derrota e o enfraquecimento do PT não há tanto estudo.
Arrisco um palpite. O RS e Porto Alegre não perdoaram o PT por ter se envolvido em escândalos semelhantes aos demias partidos. À direita, aqueles que sempre atacaram o PT acharam um bom motivo para dissuadir os amigos que tanto gostavam da competência e honestidade dos petistas. À esquerda, aqueles que toleravam o PT, apesar dos seus "desvios", acharam motivos fortes para correrem em faixa própria. Assim, o PT foi ficando cada vez com mais dificuldade de ampliação, embora mantenha um eleitorado firme.
Se você acha que essa opinião tem fundamento, comente; se acha que é mais uma bobagem,c omente também. Se não acha nada.... aí não sei o que você deve fazer.