sexta-feira, 23 de julho de 2010

Collares, de carrasco a salvador

O título é exagerado, mas Collares também o é.
Entre 99 e 2000, Collares cunhou a expressão "sou anti-PT", como um mantra. O antipetismo, que já existia, ganhou um bordão fortíssimo. Quanto menos a pessoa fosse capaz de construir uma crítica racional ao PT, mais ela utilizava o mantra. A frase pegou e embalou um forte movimento de irracionalismo contra o PT.
A mágoa do Collares contra o PT era antiga e gerou uma vingança dura, muito dura.
Agora, Collares manda bala contra a "neutralidade ativa" de Fogaça e passa a apoiar, aqui e lá, os candidatos lançados pelo PT.
Na política, a coerência percorre caminhos sinuosos e misteriosos.
Escrevo isso não porque ache inaceitável o apoio do Collares, acho é muito bom. Escrevo para reavivar a memória e para prevenir o futuro. Por vezes, a vitória chega pelas mãos de um antigo adversário.
Collares não é um salvador, o título do post é exagerado, mas sua atitude pode estar marcando bem mais que um apoio; pode significar o início do fim da vida útil do mantra "sou anti-pt".

Lula no Gigantinho

Serra, o educador

Entrevistado pela emissora do PRBS, ontem (22/7), Zé Serra destacaou entre suas ralizações na educação, quando ocupava o Governo de São Paulo, a produção de mateiral didático. Lembram qual foi um dos materiais produzidos pelo Governo de Serra?
Este:
O mapa da América do Sul com dois Paraguais, entre outras barbaridades. Pelo tom das declarações de Serra e seu vice, a inteção deles pode ser produzir um livro com o mapa da América do Sul sem a Venezuela e sem a Bolívia.

Serra é trangênico de Uribe com Carlos Lacerda


A definição genial  não é minha, é baseada na Carta Maior. Reproduzo a síntese que eles fizeram.

O que disse o candidato do conservadorismo brasileiro nas últimas 24 horas: a) '... [Indio da Costa] falou uma banalidade, de que o PT é ligado às Farc...tem evidências abundantes do que são as Farc. São sequestradores, cortam cabeças de gente... ; b) '...as Farc vieram ao Brasil e aqui, abrigadas. A Dilma nomeou a mulher de um deles...'; c) '... estão devendo essa explicação, inclusive a Dilma, para dizer que eles não têm nada com as Farc, quando na verdade é a vinculação com forças terroristas que fazem narcotráfico e mandam drogas para o Brasil..."d) "Temer [o vice de Dilma] é mercadoria...Indio da Costa foi escolhido por 'ideologia e afinidade"e não em "troca-troca" de cargos...' ; e) Serra ainda defendeu seu piccolo balilla e ameaçou processar quem compara Índio da Costa a um 'idiota'. Aspas para o candidato demotucano: 'Na minha opinião, ele é melhor que os outros vices... teve mais votos que o Temer [...] e tem livros publicados sobre administração pública...”.

Brasil: é preciso avançar muito no combate às desigualdades

Com desigualdade, IDH do Brasil cai 19%, aponta novo método elaborado pelo PNUD
As condições de vida desiguais no Brasil corroem quase 1/5 do padrão de desenvolvimento do país, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo PNUD. O estudo traz o cálculo do IDH-D (Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à Desigualdade) que “penaliza” as diferenças de rendimentos, de escolaridade e de saúde. O IDH brasileiro cai 19% quando, em vez de levar em conta as médias nacionais como ocorre geralmente, considera essas disparidades. Ajustado de acordo com o mesmo método, o índice da América Latina e do Caribe tem queda semelhante (-19,1).
Os dados estão no Relatório Regional sobre Desenvolvimento Humano para a América Latina e o Caribe 2010, intitulado “Atuar sobre o futuro: romper a transmissão intergeracional da desigualdade”. A publicação constata que a desigualdade na região é alta, persistente e ocorre em um contexto de baixa mobilidade social.
O texto aborda o fosso entre vários grupos (homens e mulheres, zona rural e urbana, brancos e negros/índios) e sob vários aspectos, mas a medida mais sintética apresentada é o novo IDH. A metodologia que “pune” os locais mais desiguais já havia surgido em pesquisas do PNUD no México e na Argentina, mas é a primeira vez que é aplicada para uma região do globo.
O novo índice não pode ser comparado ao divulgado nos relatórios internacionais, pois usa indicadores diferentes (veja quadro ao lado). No estudo para a América Latina, o PNUD desenvolveu um IDH parecido com o original, levando em conta as médias de cada país, e depois o ajustou de acordo com a desigualdade, dando maior peso aos domicílios que estão na parte mais baixa da escala social. Os aspectos considerados foram os mesmos do IDH tradicional: renda, educação e saúde.
Num cenário em que se dá grande ênfase à disparidade, os países mais penalizados foram Nicarágua (em que o IDH-D é 47,3% menor que o IDH), Bolívia (-41,9%), Honduras (-38,4%) e Colômbia (-26,9%). Isso significa que, nessas nações, o “custo da desigualdade” é maior. Na outra ponta estão Uruguai (-3,9%), Argentina (-5,9%) e Chile (-6,5%). Os dados são de 2005 a 2008, de acordo com o país.
No Brasil, a desigualdade de renda é a que mais pesa sobre o IDH ajustado (queda de 22,3%), seguido de educação (-19,8%) e saúde (-12,5%), segundo o cálculo, feito com base em números de 2008. Na América Latina a tendência é a mesma, mas com intensidade menor (queda de 18,8% na dimensão renda, 16,6% em educação e 12% em saúde).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um dia o muro cai, ou se cai do muro

A arte(?) de ficar em cima do muro, tão praticada por Pilatos, pode estar com seus dias contados. A deserção de Collares é um sinal de que ão é possível agradar todo mundo escondendo o que se pensa. Fogaça é Serra, mas esconde. Collares é uma figuraça, mas entre os seus defeitos não está esconder o que pensa.
O PMDB age de modo incoerente ao querer a fidelidade de Collares a Fogaça. Quem libera seus militantes para apoiarem o candidato de uma coligação contrária  ao seu partido em nível nacional e se acha no direito de não revelar em quem votará para a presidência não pode cobrar nada de ninguém.

As fábulas sobre Dilma, e o erro de menosprezar Serra e a velha mídia

por Rodrigo Vianna

Os políticos tucanos e parte de seu eleitorado - especialmente os leitores mais desavisados de “Veja”, “O Globo” e outros que tais – aparentemente acreditaram em algumas fábulas sobre Dilma, espalhadas por “colunistas” e “analistas” durante a primeira fase de campanha (que se encerrou pouco antes da Copa do Mundo):

- ela não tem brilho próprio;

- ela não saberá se portar durante uma campanha, longe das asas de Lula.

- ela não conseguirá colar no prestígio de Lula e terá enorme dificuldade para passar de 15% nas pesquisas.

Tudo isso se mostrou falso. Os tucanos menosprezaram Dilma. E agora engrossam as o discurso terrorista de campanha, para tentar recuperar o terreno perdido.
Entre os petistas, de outro lado, há quem ameace embarcar na mesma trilha. Espalham-se em alguns setores, digamos, mais “militantes”,  fábulas sobre a candidatura Serra e seus aliados:

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Garoto do Lula

Em tempos de Dilmaboy, que achei legal e comentei, vale a lembrança de um bonito vídeo da campanha do Lula em 2002.

Vivam as escolas de lata!

O título acima caberia perfeitamente na maior parte das matérias sobre umas escola em que os alunos estão estudando em conteiners, mas alcançaram uma boa nota no Ideb A maior parte da mídia se limita às aparências e abre mão de qualquer investigação. Defrontamo-nos com uma relação de causa e efeito (escola de lata = boa nota no Ideb), ou com uma minimização dos efeitos de estudar em escolas de lata. Algo no espírito "o amor pode tudo".
Uma matéria maisaprofundada poderia salientar que se trata de UMA escola. Além disso, sendo uma escola no interior de Caxias, há de se supor que existe um outro tipo de relação e acompanhamento da famíia e coisas assim, o que muda as perpectivas de desempenho na escola. Enfim. Embora algumas matérias condenem as salas de lata, a manchete minimiza isso, naturalizando algo que deveria ser repudiado.
Assim como há excelentes alunos e professores em salas de lata e ótimos jornalistas que escreviam em uma olivetti, há péssimos professores em prédios envidraçados e jornalistas medíocres atrás de terminais moderníssimos.

O mote do PIG é a incompetência para a Copa

Nesta semana, o PIG resolveu atacar o Governo Federal utilizando os argumentos da CBF e da Fifa. As duas impolutas entidades, começaram a espalhar o pavor sobre o futuro da Copa no Brasil, devido ao atraso nas obras.
Não sou um entusiasta da Copa no Brasil, mas é fácil identificar na ação do PIG uma tentativa de criar mais uma crise de credibilidade no Lula e, em consequência, da sua candidata. O Governo respondeu com um pacote e outras ações. Fez o que tinha que fazer, rebateu o ataque midiático com outro ataque midiático. A sábia Míriam Leitão já veio alertando que não basta isso e coisa e tal.
Não ponho a mão no fogo pelo cronograma de obras para a Copa, mas esse alarido todo não me sensibiliza.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fogaça aumentou o número de CC's e estão faltando professores nas escolas!!!

Por Paulo Muzell

Nestes cinco anos e meio dos governos Fogaça-Fortunati o número de servidores ativos efetivos diminuiu na Prefeitura de Porto Alegre. Os concursos foram poucos, raros e as nomeações a “conta-gotas”: faltam professores nas escolas, médicos, dentistas e enfermeiros na área da saúde e engenheiros e arquitetos nas áreas de obras e transportes. Em compensação, aumentou de forma significativa a turma de “confiança”, os da ”copa e cozinha” do governo: temos quase oitocentos Cargos em Comissão preenchidos – o termo “preenchido” é, na certa, um exagero -, e mais de três mil e duzentos estagiários contratados. Para cada CC, quatro estagiários. Aumentaram significativamente, também, as despesas com serviços de terceiros. Em 2004, a preços atualizados, foram gastos 596 milhões; no ano passado atingiu 734 milhões, um acréscimo de 138 milhões, em percentual 23% a mais em termos reais.

Exclusivo! Foto de Serra carregando droga

China baixa “rating” dos EUA e aumenta o do Brasil

Do site Esquerda.net
Pela primeira vez, uma agência de “rating” chinesa divulgou um relatório sobre o risco da dívida de vários países. A Dagong Global Credit Rating não deu aos EUA a qualificação máxima e subiu o “rating” de vários países emergentes, inclusive o Brasil.

Trabalhadores são resgatados na colheita de erva-mate

Operação realizada em conjunto pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Federal (PF) encontrou 12 trabalhadores em condições análogas à escravidão em fazenda ligada ao grupo Maxiplast na cidade de Calmon, entre eles quatro menores de 18 anos.
Por Rodrigo Rocha, do site Repórter Brasil

domingo, 18 de julho de 2010

O Menino Bobo e o Vice Bobo

01-- José Serra; ao jornal O Povo, 19-05-2010:
'Fui co-responsável pelo programa de privatização para repassar para a área privada atividades típicas da área privada. Nunca condenei o passado. Não tem sentido o Estado fabricar aço ou mesmo telecomunicações...'
02-- Luiz Carlos Bresser Pereira; Folha, 18-07-2010:
'...por que eu estou chamando o Brasil de menino bobo? Porque só um tolo entrega a empresas estrangeiras serviços públicos, como são a telefonia fixa e a móvel, que garantem a seus proprietários uma renda permanente e segura. No caso da telefonia fixa, a privatização é inaceitável porque se trata de monopólio natural. No caso da telefonia móvel, há alguma competição, de forma que a privatização é bem-vinda, mas nunca para estrangeiros....Vamos um dia ficar espertos novamente? Creio que sim. Nestes últimos anos, o governo brasileiro começou a reaprender, e está tratando de dar apoio a suas empresas. Para horror dos liberais locais, está ajudando a criar campeões nacionais. Ou seja, está fazendo exatamente a mesma coisa que fazem os países ricos, que, apesar de seu propalado liberalismo, também não têm dúvida em defender suas empresas nacionais.... não faz sentido para um país pagar ao outro uma renda permanente ao fazer concessões públicas a empresas estrangeiras...
03-- José Serra, entrevista ao Roda Viva;19-06:
O tucano afirmou que em seu governo vai restringir o uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a fusão de empresas. Serra condenou a concessão de crédito para a formação de grandes empresas nacionais...
04-- Índio da Costa, o vice-bobo; Folha, 18-07:
“...todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso". (...) Quase fui preso em Cuba com aquela revista (VEJA, de março de 2005, que acusava o PT de ligação com as FARC). Ia para tudo que era canto com ela debaixo do braço. Até queria ser preso, para ver como é que era lá em Cuba essa história que tanto falam…Mas é um horror aquilo. Vocês não podem imaginar.