sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grupo que busca ossadas do Araguaia tem nova estrutura

A presidenta Dilma Rousseff adotou mais uma medida para resgatar a memória e a verdade. Num gesto concreto, atendeu pedido dos familiares de desaparecidos e ampliou o grupo governamental que procura ossadas de mortos na guerrilha do Araguaia (1972 – 1975). Além do Ministério da Defesa, o grupo governamental agora está reforçado e coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e pelo Ministério da Justiça.

Com a nova configuração, o grupo deverá ter acesso a mais recursos, pessoal e capacidade operacional. O passo é importante, pois apesar de diversas expedições à região, ainda não foram encontrados os locais onde estão os corpos dos desaparecidos.

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, adiantou que as ações do governo Dilma visam produzir "respostas" sobre as ações do Estado durante a ditadura, e não "vingança" contra os militares. Maior foco armado contra a ditadura, a guerrilha do Araguaia foi organizada pelo PC do B e levou à morte de aproximadamente 70 de seus participantes.
A busca pelas ossadas remonta à década de 1980. Há a suspeita de que os militares, à época, fizeram uma "operação limpeza" para impedir a localização dos corpos na região.

Ao fazer justiça para com os mortos e desaparecidos durante o regime militar, a presidenta Dilma Rousseff dá um claro sinal, ainda, sobre sua posição a respeito da urgência da aprovação, pelo Congresso, da Comissão da Verdade e Justiça.
De: Blog do Zé Dirceu

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Esqueceram o aniversário de Marx

Dia 5 de maio de 1818 foi o dia de nascimento de Karl Marx. Parece que até o pessoal anda esquecido dele. Eu, que nem sou tão fanático assim, lembrei.
Foi um grande pensador e revolucionário. Uma das maiores personalidades das ciências sociais e da política de todos os tempos. Depois dele, a humanidade nunca mais pensou da mesma maneira.
Não custa lembrar do velhinho.
Leia mais clicando aqui.
Ah, 5 de maio foi, também, o dia na morte de Napoleão Bonaparte.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Teoria da Conspiração e a morte de Bin Laden

Tenho dúvidas se mataram mesmo o Bin Laden. O que eu tenho certeza é que os EUA invadiram o território de um país soberano, mataram uma pessoa e se desfizeram do corpo. As imagens mostradas até agora foram do presidente Obama e sua equipe olhando para uma tela onde acontecia algo que ninguém sabe o que foi. Sadam Hussein foi capturado e julgado. Por que não fizeram o mesmo com Bin Laden? A própria CIA acredita que o terrorismo vai aumentar para vingar a morte do sujeito. Com isso, Obama ganha pontos, reacende a chama da luta contra o terror, mas não torna o mundo mais seguro.
Tudo muito adequado às necessidades dos EUA e da mídia, que conseguiu substituir as notícias do casamento real pelas da suposta morte de Osama. Não sou paranoico, mas estão todos tramando alguma coisa.

PC do B enquadrou Aldo Rebelo

Pelo que pude perceber, o PC do B enquadrou o Deputado Federal Aldo Rebelo em relação à reforma do Código Florestal. O ex-deputado Aldo Arantes (que, na minha singela opinião, é uma referência de esquerda mais forte que o Rebelo), já havia feito observações críticas ao relatório do seu camarada.

Após reunião da cúpula pcdobista, com termos simpáticos e de compreensão das intenções do relator da proposta do novo Código, a mensagem que transpareceu foi: “alguma coisa tem que mudar”. E as coisas mudaram. Aspectos polêmicos foram revistos, ainda que, pelo que eu soube, tenha havido garantias para os pequenos agricultores. Não entendo nada de código florestal, mas ouvi um ruralista reclamar das modificações. Pra mim, isso é um bom sinal.