sábado, 24 de abril de 2010

Ciro Gomes apoiará Dilma

O título desta postagem poderia ser utilizado pelo boletim do PRBS. Na onda da mídia tucana, o boletim preferiu destacar os supostos elogios a Serra. Eta jornaleco nojento.
Sei que muitos apoiadores da Dilma estão incomodados com Ciro. Mas é bom lembrar que ele não tem papas na língua, e acho um erro alguns caírem no desespero e jogarem no lixo uma figura como Ciro Gomes que, desde o primeiro governo Lula, foi um aliado fiel.
O blog do Brizola Neto reproduz a entrevista do Ciro Gomes e faz comentários pertinentes. Clique aqui para ver.
A questão me parece muito simples. Pra que brigar com o Ciro Gomes?

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O pulso do Índio, a morte do Eliseu e o PRBS

Parece incrível, mas o setor de investigações do PRBS foi mais diligente e preocupado em saber como é que o jogador Índio cortou o pulso do que em saber as causas do assassinato do Eliseu Santos.
Diferente do caso Eliseu, os repórteres não se contentaram com a primeira explicação, foram atrás de outras informações e de pessoas que pudessem da mais detalhes sobre o incidente.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mais uma vez Hobsbawm

Aos 92 anos, o historiador britânico Eric Hobsbawm continua um feroz crítico da prevalência do modelo político-econômico dos EUA. Para ele, o presidente americano Barack Obama, ao lidar com as consequências da crise econômica, desperdiçou a chance de construir maneiras mais eficazes de superá-la.
"Podemos desejar sucesso a Obama, mas acho que as perspectivas não são tremendamente encorajadoras", diz, na entrevista abaixo. "A tentativa dos EUA de exercer a hegemonia global vem fracassando de modo muito visível."
Hobsbawm discute ainda questões globais contemporâneas --como as tentativas de criar Estados supranacionais, a xenofobia e o crescimento econômico chinês-- à luz do que expressou em livros como "Era dos Extremos" e "Tempos Interessantes" (ambos publicados pela Cia. das Letras). 
Vale a pena ler. Clique aqui.

Providência e imprevidência

Dia 21 de abril, Porto Alegre contou com dois megaeventos evangélicos. "O dia da Decisão", no Gigantinho e um "Show da Fé" no Por do Sol. Ambos pediam ajuda à providência divina. Era de se esperar (como aconteceu) muitos ônibus e muito movimento para aquelas bandas. O que não dá pra esperar nunca é a ação previdente da EPTC, para prevenir confusões. Quem cruzou por lá diz que a coisa foi difícil.
Nos últimos tempos, a EPTC parece que resolveu agir só no aeroporto.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Avaliação do Governo Fogaça


Boletim pt

Fogaça saiu tão rápido que não teve tempo de avaliar seu governo. O PT avaliou.

Menos, Rede Globo, Menos

O Blog do Altamiro Borges, argumentou bem sobre a suspensão da propaganda da Globo.
A Globo, que foi tão bem tratada no primeiro governo Lula, perdeu completamente a vergonha e decidiu fazer campanha pró-Serra com jingle e tudo.
Certamente vem coisa muito pior por aí.

Braço agrário do PRBS faz mais uma ocupação






















Essa eu catei do blog Somos andando.
"A votação do PL 388 na Comissão de Constituição e Justiça não aconteceu hoje na Assembleia como estava previsto por falta de quórum. Ótimo, ganhamos mais uma semana para mobilizar. Mas é importante que se crie uma verdadeira campanha para impedir que o governo estadual consiga a autorização para alienar ou permutar o terreno da Fase, de 74 hectares, na frente do Beira-Rio.
O terreno conta com diversas espécies protegidas, tem nascentes, é um verdadeiro patrimônio ambiental, que o governo Yeda vem sumariamente proibindo os funcionários de divulgar. Pesquisadores da Fundação Zoobotânica fizeram um levantamento ambiental que recomenda a preservação da área, mas foram proibidos de levar a público os dados coletados. É a última área em Porto Alegre que ainda tem vegetação característica da região, com resquícios de Pampa.
No terreno ainda há prédios bastante antigos, considerados patrimônio histórico de Porto Alegre. Mais de 10 mil pessoas – as estimativas vão de 10 mil a 20 mil – vivem no local, algumas há mais de 40 anos.
Fora que não dá pra vender o terreno, praticamente dar de presente, por um valor muito abaixo do real, sem considerar esses fatores todos, alegando uma necessidade - existente – de reformulação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e deixar para fazer o planejamento dessa descentralização depois. Essa política de fazer as coisas a toque de caixa é muito suspeita. O que há por trás? A Fase não tem funcionalismo suficiente para dar conta de uma reestruturação. É necessário fazer um Plano de Cargos e Salários (PCS) e abrir concurso público. Sem isso, não adianta conseguir outros terrenos.
Ou seja, a ideia é se livrar da área logo, do jeito que der, para depois ver o que fazer. Com dinheiro público, é importante lembrar.
O que fazer então
Devo ressaltar: defendo a descentralização da Fase. Mas, para isso, há a previsão de investimentos públicos, inclusive federais, sem a necessidade de se desfazer do terreno. Ali, uma Área de Preservação Ambiental (APA), deve ser criado um parque ecológico. Não tipo o Marinha do Brasil, ali perto, mas de preservação mesmo, com direito a visitação, possibilidade de realização de trilhas, andar de bicicleta. Uma espécie de segundo Jardim Botânico.
Defendo também que a população seja esclarecida do verdadeiro valor do terreno, que vem sendo camuflado. Há que se considerar que é a área mais procurada em POA pelos empreendimentos imobiliários atualmente. Fica na rota da Copa do Mundo de 2014, na frente do Beira-Rio, no caminho pra Zona Sul, perto do BarraShoppingSul, de frente para o Guaíba. É difícil encontrar características mais cobiçadas em um terreno.
Cabe a nós abrirmos a boca, gritarmos bem alto, sairmos à rua e chamarmos a atenção da população. Assim, os deputados se sentem pressionados, especialmente em ano eleitoral, e a aprovação do projeto é dificultada. Daqui a alguns meses, vai ser ainda mais difícil para o governo conseguir quórum."