sábado, 7 de abril de 2012

La Marseillaise - Casablanca. Uma das mais belas cenas do cinema

Em dia de comemoração da Revolução Francesa, segue "A Marselhesa", cantada em "Casablanca"

Os inimigos do PSOL em Porto Alegre

Andando pelas ruas de Porto Alegre, deparamos com cartazes e outdoors do PSOL atacando diretamente PT e PC do B. Uma das peças de anti-propaganda psolista condena PT e PC do B por apoiarem a proposta de mudança do Código Florestal (o que é uma meia-verdade, pois boa parte do PT votou contra o relatório do deputado Aldo Rebelo - PC do B); a outra co-responsabiliza os mesmo partidos pelas dificuldades na saúde pública.
Não penso que qualquer crítica ao PT deva ser respondida com uma condenação ao fogo dos infernos e carimbada como "direita" ou neoliberal, mas acho que o PSOL está fazendo um desserviço à politização do debate eleitoral de 2012. É evidente que o PSOL não está discutindo meio-ambiente e saúde, mas atacando diretamente dois partidos em condições de disputar a Prefeitura de Porto Alegre com o atual Prefeito: o PC do B de Manuela e o PT de Villaverde. Não entro no detalhe das chances de cada um dos candidatos no pleito, mas quero observar que a postura psolista é equivocada e eleitoreira em favor de Fortunati (PDT). 
A linha de atacar o PT para disputar a sua base eleitoral vem sendo desenvolvida há anos pelo PSTU, sem sucesso. Um partido como o PSOL, sem chance de chegar à Prefeitura de Porto Alegre, ao menos nesta eleição, e sem ter que responder por qualquer esfera de governo, poderia contribuir elevando o debate político. Poderia ser uma espécie de "consciência crítica", distribuindo suas críticas aos demais candidatos e partidos, de preferência na proporção das responsabilidades de cada um. Porém, o PSOL prefere o caminho de atacar a esquerda "latu sensu", para aproveitar-se do espólio.
Não creio que essa tática leve muitos votos ao PSOL, porém, economizará a munição de Fortunati, que não precisará bater nos adversários porque tem outro partido fazendo o trabalho sujo.
As opções políticas não se definem apenas pelos aliados que temos, mas, também, pelos inimigos que escolhemos.

O Dragão na Minha Garagem - Carl Sagan. Vídeo

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Deputados entram com ação contra Bolsonaro por quebra de decoro


Bolsonaro, o energúmeno.Foto: Renato Araújo/ABr
Da Redação Sul21
Foi protocolado nesta quarta-feira (4), na presidência da Câmara dos Deputados, pela Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão da Verdade, representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Os parlamentares alegam que o deputado tentou impediu a realização da primeira sessão da subcomissão e ofendeu um servidor da Casa. Bolsonaro, que é oficial da reserva do Exército, se defendeu dizendo que foi ofendido pelo funcionário.
De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Domingos Dutra (PT-MA), que também é membro da subcomissão, Bolsonaro quebrou o decoro parlamentar ao impedir a realização da reunião. Dutra acrescenta ainda que Bolsonaro também tirou foto dos depoentes para tentar constrangê-los.
“O deputado Jair Bolsonaro está acostumado a agredir as pessoas e tentar obstruir os trabalhos do Legislativo e, apesar de não fazer parte da subcomissão, tentou obstruir os trabalhos. Ele agrediu um servidor da comissão, o secretário Marcio Araujo, ameaçou os depoentes, tentou paralisar as atividades da comissão. Como ele não conseguiu, ficou no corredor aos berros ameaçando todo mundo”, contou Dutra.
A audiência, fechada à imprensa, estava marcada para ouvir os depoimentos de dois camponeses e dois militares que tiveram participação na Guerrilha do Araguaia.
Bolsonaro alega que tumulto começou porque servidor lhe tirou documentos das mãos
Apesar das críticas, Jair Bolsonaro alega que a confusão começou quando o servidor o impediu de ter acesso à lista com o nome das pessoas que estavam depondo. Segundo ele, uma secretária iria lhe passar o documento e o servidor Marcio Araujo “tomou o papel” da mão dela.
“Estava ouvindo o depoimento e fui pegar a relação dos nomes dos depoentes. Mas um assessor não me deixou ter acesso ao papel. Tomou o papel e correu para um canto. Peguei minha máquina fotográfica e tirei uma foto dele e ele veio atrás de mim para tirar satisfação”, contou Bolsonaro.
“Todo os deputados tomaram as dores do servidor e houve bate-boca lá dentro. Não houve xingamento, mas uma discussão pesada. Falei lá dentro que o depoimento teria que ser aberto à imprensa”, acrescentou Bolsonaro.
Para o parlamentar que defende os temas de interesse dos militares no Congresso, a representação é uma forma de tentar impedi-lo de participar das reuniões da subcomissão. “Essa é uma comissão da mentira. Eles estão revoltados porque eu falei que vou participar de toda e qualquer sessão da comissão que for dentro da Câmara. Eles querem que eu não adentre a subcomissão, mas se essa for a intenção deles, vão dar com os burros n’água”, provocou Bolsonaro.
A representação foi entregue ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que irá encaminhar o documento à Corregedoria da Casa. O corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), terá prazo de 45 dias para apresentar parecer sobre o caso. Caso considere que houve quebra de decoro, enviará o documento à Comissão de Ética para abertura de processo, que pode resultar na cassação de Bolsonaro.

 Com informações da Agência Brasil

Parabéns, campeão! Inter completa 103 anos de história

O Sport Club Internacional chega ao seu 103º aniversário – comemorado no dia 4 de abril – com uma vasta história de sucesso. Nenhuma alcunha poderia resumir melhor a vocação do Colorado em ganhar títulos importantes do que a de 'Campeão de Tudo'. É fato: o Inter conquistou absolutamente todos os títulos que disputou. Não falta nenhum troféu no Museu. Desde os Metropolitanos, conquistados nos primeiros anos do Clube, até o expressivo Mundial FIFA foram alcançados nesta jornada vitoriosa que iniciou em 1909. E muitas destas taças foram erguidas por mais de uma vez, ratificando a grandeza do Colorado.
A torcida pode se orgulhar de amar um clube que está no seleto hall dos mais vitoriosos do mundo. Muitos times tradicionais do planeta não possuem um cartel de títulos tão consistente quanto o do Inter. Na década passada, por exemplo, o Campeão de Tudo foi o maior campeão do Brasil, sendo inclusive apontado pela Folha de São Paulo como o melhor time do início do novo século. Nos últimos seis anos, os colorados puderam gritar “É campeão!” em onze oportunidades, sendo que em oito delas o título foi de expressão internacional. Mas esta história de conquistas se renova a cada temporada, como novos feitos relevantes protagonizados por quem nasceu para ser vencedor.
Linha do tempo Alguns momentos marcantes dos 103 anos do Internacional:
1909 – FundaçãoIrmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe fundam o Sport Club Internacional no dia 4 de abril de 1909.
Os irmãos fundadores do Sport Club Internacional
1913 - Primeiro títuloQuatro anos depois de fundado, Inter conquista o seu primeiro título, o Campeonato Metropolitano. Foi pentacampeão na sequência (1913, 1914, 1915, 1916 e 1917).
1927 – Campeão gaúcho pela primeira vezInter vence o Grêmio Bagé no dia 7 de setembro e sagra-se campeão gaúcho. Foi o primeiro dos 40 títulos estaduais conquistados até hoje.
1931 - Inauguração dos EucaliptosNo dia 15 de março de 1931, Inter inaugura a sua nova casa, o Estádio dos Eucaliptos, no qual permaneceria até o final da década de 1960. No primeiro jogo no novo campo, vence o Grêmio por 3 a 0.
Torcida em momento de vibração nos Eucaliptos
1940 - Rolo CompressorDécada do lendário ‘Rolo Compressor’, um time extremamente ofensivo que durou de 1940 a 1948, conquistado oito títulos estaduais em nove anos. Em 18 de novembro de 1945, o Rolo do Inter ganhou o inédito título de hexacampeão gaúcho, na Timbaúva, estádio do Força e Luz, jogando contra o Pelotas.
O antológico Rolo Compressor, da década de 40
1945 – Superioridade no clássicoInter assume neste ano a vantagem no número de vitórias no clássico Gre-Nal. Esta superioridade é mantida de forma ininterrupta até os dias de hoje.
1954 – Estragou a festa do rivalNo dia 26 de setembro de 1954, Inter goleia o Grêmio por 6 a 2 na inauguração do Estádio Olímpico.
1956 – Força colorada no PanamericanoCom sete jogadores do Inter, Seleção Brasileira, treinada pelo colorado Teté, vence de forma invicta o Panamericano do México.
Da esq. para dir.: Luizinho. Bodinho. Larry, Ênio Andrade e Chinezinho, atacantes da seleção gaucha que representou o Brasil no Pan-Americano de 1956, no México
1957 – Celeiro de AsesO músico carioca Nélson Silva compõe o hino do Inter.
1967 – Mostrando a cara para o BrasilInter é vice-campeão na sua primeira disputa de campeonato nacional, sendo o primeiro time gaúcho a vencer em São Paulo.
1969 – Nasce o GiganteConstruído com a colaboração dos torcedores, o Estádio Beira-Rio é inaugurado no dia 6 de abril de 1969 com o jogo Inter x Benfica. O time colorado vence por 2 a 1, com gols de Claudiomiro e Gilson Porto. Uma nova era abria-se para o Inter.
Estádio Beira-Rio foi concluído em 1969
1975 – Primeiro título nacional Inter vence o Cruzeiro por 1 a 0 no dia 14 de dezembro de 1975, no Beira-Rio, e conquista o inédito título brasileiro. Figueroa marcou o que ficou conhecido como o ‘Gol Iuminado’
1976 – Bicampeão!Com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians no dia 12 de dezembro de 1976, em um Beira-Rio completamente lotado, Inter sagra-se bicampeão brasileiro. Dario e Valdomiro marcara os gols que garantiram a segunda estrela ao Colorado.
1976 – Hegemonia gaúchaAno da conquista do oitavo título consecutivo do Campeonato Gaúcho. O Octacampenato (1969 a 1976) segue sendo a maioria sequência de títulos no Estado.
1979 – Tricampeão invictoFinalizando uma década de ouro, Inter supera o Vasco da Gama por 2 a 1, gols de Jair e Falcão, no dia 23 de dezembro de 1979, no Beira-Rio, e ergue pela terceira vez a taça de campeão brasileiro. A campanha colorada foi invicta, com 16 vitórias e 7 empates.
Década de 1970 foi repleta de glórias
1982 – Juan Gamper, em BarcelonaInter conquista o tradicional torneio espanhol no dia 24 de agosto de 1982 depois de eliminar o Barcelona, de Maradona, e o Manchester City. Nenhum outro time da América Latina repetiu este feito.
1984 – Copa Kirin, no OrienteCom vitória de 2 a 1 sobre a seleção da Irlanda no dia 5 de junho de 1984, Colorado vence competição disputada no Japão.
1984 – Sele/Inter é prata em Los AngelesCom os onze jogadores do Inter, Seleção Brasileira conquista a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1989 – Gre-Nal do SéculoNa quente tarde do dia 12 de fevereiro de 1989, Inter vence o Grêmio, de virada, por 2 a 1, no Beira-Rio, com dois gols de Nilson. O clássico ficou conhecido como o ‘Gre-Nal do Século’ por valer vaga na final do Campeonato Brasileiro.
Nilson foi o grande personagem do clássico que mexeu com a rivalidade em 1989
1992 – Campeão da Copa do BrasilCom um gol de pênalti do zagueiro Célio Silva, Inter bate o Fluminense no Beira-Rio no dia 13 de dezembro de 1992 e conquista a Copa do Brasil.
Célio Silva está marcando o gol de pênalti que rendeu o título ao Inter
1997 – Gre-Nal do 5 a 2Colorado atropela o Grêmio com uma goleada de 5 a 2 em pleno Olímpico, no dia 24 de agosto de 1997, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Fabiano marcou dois gols e eternizou o seu nome na história do clássico.
2004 – Retorno aos confrontos sul-americanosTime treinado por Muricy Ramalho disputa a Copa Sul-Americana e chega até a semifinal contra o tradicional Boca Juniors. Era um prelúdio do sucesso que seria experimentado na Libertadores de 2006.
2005 – TetragaúchoInter recupera hegemonia estadual com a conquista de quatro títulos consecutivos (2002, 2003, 2004 e 2005).
2006 – Glórias máximasO ano de 2006 é repleto de conquistas de grande expressão. No dia 16 de agosto o Inter coroa uma campanha vitoriosa na Libertadores, ao superar o São Paulo na inédita decisão do título. Campeão da América, o time treinando por Abel Braga se credencia para a disputa do Mundial FIFA, no Japão. Foi então que o dia 17 de dezembro também entrou para a história colorada, com a inesquecível vitória sobre o Barcelona que deu ao Inter o título de melhor time do mundo. O gol marcado por Adriano Gabiru em Yokohama é um dos momentos mais marcantes dos 103 anos do Clube.

Fernandão (E) ergue a taça mais cobiçada do mundo (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

2007 – Tríplice CoroaPoucos conseguiram este feito: conquistar de forma seguida a Libertadores, o Mundial e a Recopa. No dia 7 de junho, o Inter vence o Pachuca do México por 4 a 0, no Beira-Rio, com gols de Alex, Pinga, Alexandre Pato e Mosquera (contra), e ergue pela primeira vez a taça da Recopa Sul-Americana. A sequência de títulos fica conhecida como a ‘Tríplice Coroa’.
2008 – Só faltava a Copa Sul-AmericanaAo vencer o Estudiantes de La Plata por 1 a 0, com gol de Nilmar, na prorrogação da final da Copa Sul-Americana realizada no dia 3 de dezembro de 2008 no Beira-Rio, o Inter atinge o status que poucos podem ostentar: o de ‘Campeão de Tudo’. Este era o único título que faltava para completar a farta coleção colorada. Todos os troféus possíveis de serem conquistados estão no Museu do Inter, para orgulho da nação vermelha e branco.
Grupo comemora a conquista inédita da Sul-Americana (Marcelo Campos)


2009 – Centenário de todo mundoO Inter celebra os seus 100 anos de vida com eventos durante toda a temporada: grande festa no Gigantinho, interatividade com os sócios em diversas ações e show da Ivete Sangalo no Beira-Rio. Em campo, no dia 5 de agosto, o time vence o Oita Trinita por 2 a 1, no Japão, com gols de Alecsandro e Andrezinho, e fatura o título da Copa Suruga Bank, torneio organizado  pela Conmebol que reuniu o campeão da Sul-Americana e da Copa do Japão.
2010 – Bi da AméricaNo primeiro ano pós-Centenário, Inter torna-se bicampeão da Libertadores ao vencer o Chivas Guadalajara, do México, por 3 a 2, com gols de Rafael Sobis, Leandro Damião e Giuliano, no dia 18 de agosto. Assim como foi em 2006, o Colorado teve o privilégio de levantar a taça em pleno Beira-Rio, para deleite da torcida colorada.
Bicampeão da América: Inter ergueu pela segunda vez a taça mais cobiçada do continente


2011 – Bi da Recopa e 40º GauchãoCampeão de Tudo mantém a rotina de ganhar títulos e conquista o bicampeonato da Recopa Sul-Americana. Vence o Estudiantes por 3 a 1, no Beira-Rio, no dia 24 de agosto, com gols de Leandro Damião (2) e Kleber. Em maio, Inter venceu o Grêmio nos pênaltis, no Olímpico, e garantiu o 40º título estadual.

A história ao alcance dos colorados
Museu do Inter expõe diversos artigos marcantes da história colorada 
O Museu Sport Club Internacional - Ruy Tedesco é um moderno espaço localizado no Beira-Rio (ao lado da loja) onde os colorados podem encontrar centenas de documentos históricos da gloriosa trajetória do Inter de 1909 para cá. São troféus, atas, flâmulas, fotos, vídeos, entrevistas, em um dos mais modernos museus de um clube de futebol da América Latina.
Mais de 100 mil visitantes passaram pelo local desde a sua inauguração, em abril de 2010. A 'Arquibancada Virtual', na qual é possível comemorar os principais gols da história do Inter, e o módulo 'Campanhas', onde se encontram as principais taças, são os lugares preferidos dos frequentadores do Museu.

De: Internacional

segunda-feira, 2 de abril de 2012

COMUNICADO IAB RS: Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo para as estações do Metrô e seus entornos urbanos

http://iab-rs.blogspot.com.br/IAB RS irá fazer contato com os responsáveis pelo Metrô de Porto Alegre para recomendar que os projetos das estações sejam contratados via Concurso Público, o que garantirá mais qualidade para este importante equipamento da cidade.
A construção do futuro da cidade não pode ficar atrelado à instrumentos e práticas do passado: licitação de menor preço e contratação direta de projeto é um equívoco muito grave que não resultarão em projetos e obras de qualidade.
O concurso é o instrumento mais moderno, porque retira dos gabinetes a decisão, mais democrático, porque permite a participação de todos os profissionais, e totalmente transparente porque garante à toda a população o acompanhamento de todas as etapas de discussão e seleção das propostas.
A cidade do Rio de Janeiro está dando um bom exemplo e selecionando seus projetos olímpicos via concurso público (Porto Olímpico, Vila Olímpica), seguindo o exemplo das grandes cidades que admiramos.
Em Porto Alegre, somente um concurso nacional de arquitetura que selecione um ou vários bons escritórios para a realização de projetos contemporâneos que transformem os equipamentos do metrô também em obras de arte da cidade e em atração turística. As estações serão simbólicas e serão transformadas em pontos de referência dos bairros.
Este é o futuro que queremos.
O concurso será a melhor maneira evitar mais puxadões de concreto, feios, "baratinhos", mal projetados, gestados em "caixas pretas", e mal executados pelo menor preço possível.

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente do  IAB RS

Cadernos escolares com retrato de Stalin geram polêmica

 

Cadernos escolares com retrato de Stalin geram polêmica. 16764.jpeg
Em Moscou têm aparecido à venda os cadernos escolares com uma foto do líder soviético Josef Stalin na capa, emitidos como parte de uma série intitulada " Os grandes nomes da Rússia ". Stalin é apresentado no retrato cerimonial em uniforme militar com todas as ordens e condecorações. As autoridades e líderes públicos estão condenando a iniciativa, mas nada podem fazer.
Os cadernos com o retrato de Stalin na capa apareceram nas livrarias juntamente aos outros, dedicados à Imperatriz Catarina II, o fundador do espaço prático, académico Serguei Korolev, o herói da Guerra Patriótica de 1812, o comandante Mikhail Kutuzov, o herói da Grande Guerra Patriótica de 1941- 1945, o mariscal Georgi Zhukov, o compositor Serguei Rakhmaninov, entre outros.
Os cadernos da série com imagem de Stalin não serão retirados da venda, disse à RIA Novosti o diretor da companhia fabricante Alt, Artem Bilan, apesar de terem provocado uma reação oficial negativa, particularmente por parte de alguns memros da Câmara Pública (órgão consultivo do presidente russo), que condenou a promoção do ditador. Em particular, um membro da CP, Sergei Volkov, disse à RIA Novosti que o aparecimento da imagem de Stalin nos cadernos podia ser equiparado à imagem de uma suástica.
O conhecido apresentador de TV, Nikolai Svanidze, conta que a imagem de Stalin em cadernos escolares é inválida por a criança poder aceitar Stalin como um herói. As autoridades de Moscou também reagiram negativamente. Mas o deputado da Assembleia da capital, Viktor Krugliakov, explicou que o controle sobre emissão dos cadernos está fora da competência do Ministério da Educação e Ciência. Segundo ele, no país não há uma lei que proíba o comércio da mercadoria com a imagem de Stalin.
"A Câmara Pública não é um órgão legislativo da Federação Russa, e expressa a opinião pessoal dos representantes da CP. E, acho, que é completamente contrária ao ponto da vista da maioria dos cidadãos russos, que há vários anos reconheceram Stalin uma das figuras mais destacadas da história da Rússia no âmbito do projeto de TV Grandes Nomes da Rússia", comentou Bilan.
De acordo com Bilan, esses cadernos é um produto de sucesso comercial e educacional, uma vez que  dá sucintas, concisas e objetivas informações sobre o que era Stalin e porque entrou na história do país e o que fez para ele.
Na capa dedicada a Stalin são apresentadas as fotos, por exemplo, com imagem de um cartão de polícia czarista para Jósef Dzhugashvili, apelidado de "Koba". Há imagens de Stalin fotografado com Maxim Gorky e com lendário piloto Valeri Chkalov. Também há fotografias do Gulag com os prisioneiros e as torres de campo.
No ensaio aponta-se que Stalin era uma figura controversa, não apenas no âmbito da história da Rússia, mas também mundial. Fala-se das repressões de Stalin, que chamam-se de terror. Apresentam-se evidências de que durante o sua ditadura 640.000 pessoas foram mortas e cerca de dois milhões e meio  presos no Gulag- um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime da União Soviética. Além disso, reconhece-se que Stalin promoveu uma poderosa indústria, os sistemas de saude público e educação e transformou o Exército soviético em um dos mais fortes do mundo, capaz de vencer fascismo de Hitler.
A figura de Stalin se está tornando cada vez mais atrativa para juventude russa por falta de uma forte ideia nacional, é que tinha ele, conseguindo unir várias nações em uma força, capaz de realizar grandiosas tarefas. Além disso, a geração que tinha sofrido as repressões da ditadura stalinista está morrendo e como fala um provérbio russo o que " sai da vista, fica longe do coração".
A empresa Alt, fundada em 1998 — é uma das principais fabricantes nacionais de produtos de papelaria.

Lyuba Lulko Pravda. Ru

Suplente de Demóstenes tinha milhões em casa

O empresário Wilder Pedro de Morais é um homem rico. Sócio majoritário de empresas do ramo da construção civil, é secretário de Infraestrutura de Goiás, gestão do tucano Marconi Perilo, e primeiro suplente do senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Na declaração de renda que apresentou à Justiça Eleitoral para se candidatar em 2010, informou que guardava em casa R$ 2,2 milhões em dinheiro vivo. Wilder também era amigo do empresário de jogos Carlos Cachoeira.

domingo, 1 de abril de 2012

Alertado por redes sociais, BC vai incluir o nome de Cora Coralina em moeda comemorativa

Vinicius Doria
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília – O lançamento de uma moeda comemorativa em homenagem à Cidade de Goiás (GO), primeira capital do estado e conhecida como Goiás Velho, provocou reações nas redes sociais da internet. A imagem divulgada pelo Banco Central mostra que a moeda traz, em uma das faces, trecho de um poema de Cora Coralina, mais ilustre filha da cidade histórica, sem a devida assinatura.
Depois da reação indignada de alguns internautas, que reclamaram da falta de identificação da autora do poema, o Banco Central informou à Agência Brasil que o nome de Cora Coralina será acrescentado à moeda, que ainda não começou a ser cunhada.
A moeda faz parte de uma série em homenagem às cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já foram lançadas moedas que homenageiam Ouro Preto (MG) e Brasília. A peça aprovada pelo Banco Central para Goiás Velho tem valor de face de R$ 5, mas deve ser vendida a colecionadores por R$ 145.
Ao lado do valor, há o seguinte trecho da poesia Minha Cidade, do livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais:

“Eu sou estas casas
Encostadas
Cochichando umas com as outras”

O Banco Central informou também que tem autorização da família de Cora Coralina para imprimir o trecho do poema na moeda, que será lançada em novembro, e do Conselho Monetário Nacional para promover os ajustes necessários.
Edição: Rivadavia Severo