sábado, 21 de agosto de 2010

O Enem e a Folha

Desde que o Enem deixou de ser apenas uma forma de avaliar o ensino médio brasileiro e passou a ser uma poissibilidade de aprovação para o ensino superior, acumulam-se problemas. O último, alardeado pela imprensa, foi o atraso na impressão das provas em função de uma ação judicial. O que pouco apareceu, é que a empresa que entrou na justiça para contestar sua desclassificação na licitação foi a mesma que imprimiu as provas do Enem 2009 que foram roubadas, criando sérios problemas ao exame, além de abalarem a credibilidade do processo e, por consequência, do Governo Federal.
A gráfica em questão pertence ao grupo Folha, que deu caráter de escândalo ao furto das provas.
Não acredito em conspirações. Obviamente o envolvimento da Folha é uma mera coincidência.
Leia aqui, a notícia em um insuspeito site anti-Lula.

Polícia Federal estoura bunker suspeito de compra de votos para Serra em Porto Alegre

O Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal realizou ontem uma operação de busca e apreensão em um escritório no Centro de Porto Alegre, onde supostamente estaria ocorrendo crime eleitoral e compra de votos.
O esquema assediava eleitores, abordados na rua e convidados a subir até o 6º andar de um prédio na Andradas, para assistir vídeos negativos sobre Dilma Rousseff (PT).
Na saída eram induzidos a "refletirem" sobre os vídeos e a votar no candidato José Serra (PSDB).
Após responder a um questionário, os eleitores recebiam como "mimo" uma caixa de bombons.
As equipes que atuam no escritório onde estaria ocorrendo o crime eleitoral não permaneceram todos os dias no mesmo local. Na Rua dos Andradas, eles ficaram apenas na segunda e quarta-feira. Há suspeitas que estariam atuando em outras regiões da Capital.
A investigação do MPE começou no início desta semana, após denúncia feita pela funcionária pública, Bruna Quadros.
Ela relatou ter sido abordada por uma jovem com uma prancheta informando que se tratava de uma pesquisa de intenção de voto.
"Respondi rapidamente algumas questões, nome, idade, escolaridade e uma estimulada sobre os candidatos à Presidência. Ao responder Dilma, ouvi o lamento da entrevistadora: 'Não quer trocar pro Serra, não?', perguntou."
Em seguida, a entrevistadora perguntou se ela queria um brinde (coisa proibida pela legislação eleitoral).
Bruna perguntou qual o instituto que estava realizando a pesquisa. A resposta foi que era uma equipe de São Paulo, sem identificar a empresa.
Depois, Bruna foi convidada a subir ao 6 andar do prédio e assiste a alguns vídeos. Na hora de receber o "brinde", a entrevistadora confidenciou que muita gente "entra lá disposta a votar na Dilma e sai pensando que o Serra é um herói".
Na quinta-feira, o MPE designou um funcionário para ir ao prédio e verificar o que estava ocorrendo. Ele constatou que as pessoas são realmente abordadas na rua e posteriormente encaminhadas a uma sala onde assistem vídeos dos candidatos a presidente, "com clara indução da manifestação do eleitor", segundo o mandato de busca e apreensão. "Essa é uma questão que se comprovado o ato de induzir o voto, caracteriza crime eleitoral", afirma o promotor.
Na operação realizada pelo MPE e Polícia Federal, foram apreendidos dois computadores onde estavam gravados os vídeos, e-mails, formulários utilizados para efetuar a pesquisa, notas fiscais e caixas de bombons. (Do Correio do Povo)

E agora, CBF?

O ínclito e competente Ricardo Teixeira aproveitou para descontar no Dunga as agruras da Seleção Brasileira. Com apoio da Rede Globo, jogou sobre o ex-técnico a responsabilidade pela má campanha na África do Sul. Com a demissão de Dunga tudo estaria resolvido. Mano Menezes (que é melhor técnico que Dunga, na minha singela opinião) foi chamado para redimir o futebol pátrio. Pois não é que, agora, Mano convocou a Seleção para apenas treinar em Barcelona?
Com isso, a nossa Seleção está ameaçada de jogar contra si própria e perder datas liberadas pela FIFA para amistosos internacionais.
Ninguém da CBF vailer este post para me processar por difamação, mas, sinceramente, acho muita incompetência. E ainda querem culpar o Dunga.

Palanque eletrônico do PRBS desinforma

A coluna Palanque Eletrônico, do boletim do PRBS informou que o almoço de Tarso com os twitteiros seria uma boca livre. É  falso. O almoço será pago e nem poderia ser diferente. Além de não se informar direito, o colunista não se deu conta que é crime eleitoral ocandidatos oferecerem almoço de graça.
Porém, segundo o Professor Magnoli os jornais de papel são confiáveis.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brasil entre os melhores do mundo. E não é no futebol

SÃO PAULO – O Brasil ficou em 48º lugar na lista dos melhores países do mundo realizada pela revista Newsweek. A Finlândia ficou em primeiro lugar, seguida pela Suíça, Suécia e Austrália.
Na comparação com os vizinhos da América Latina, o Brasil está em nono lugar, à frente de países como Colômbia (62º), Paraguai (68º) e Venezuela (71º), mas perdendo da Argentina (46º), México (45º) e Chile (30º).
Já entre os BRICs, o grupo dos países emergentes, o Brasil lidera, ultrapassando Rússia (51º), China (59º) e Índia (78º).
Para elaborar o ranking, a revista explica que tentou responder à pergunta: "Se você fosse nascer hoje, qual país ofereceria as melhores oportunidades para viver com saúde, segurança e prosperidade?" Por meio de pesquisas de várias consultorias, foram escolhidos cinco critérios para a lista: educação, saúde, qualidade de vida, competitividade econômica e ambiente político.
Líderes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado entre os principais líderes no ranking da Newsweek. Embora já se prepare para deixar o cargo, a revista diz que ele “ainda possui o status de estrela do rock” em seu país e do “tapete vermelho” no exterior.
Sob o governo Lula, o Brasil emergiu de um país do mundo em desenvolvimento crônico para uma potência emergente. Com a economia estável, biocombustíveis, novos campos de petróleo e crescimento da classe média, o Brasil parece hoje ter tudo”, destaca a pesquisa.
Apesar de criticado pelo envolvimento demagógico em casos como o de Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad, “ele continua pragmático e seguro o suficiente para não arriscar o país em uma aventura populista. Como resultado, o Brasil cresceu em seu tempo e, na política, é isso que importa”.

Dilmaboy ataca novamente



Serra seguiu o conselho: quer ser amigo do homem.

Época, Record e a ditadura militar

Enquanto a Época/Globo, tenta atacar Dilma pelo seu passado de luta contra o regime militar, O jornal da Record faz uma série de reportagens lembrando quem era quem nos tmepos da ditadura.
Para ver, clique aqui.

O tratamento que os serristas querem dar a Lula

Chega da falsidade do programa de Serra! O tratamento que PSDB e PFL(DEM) querem dar ao Lula é este aqui.

DEMétrio Magnoli: "opinião pública não valoriza sites e blogs"

O especialista de plantão do conservadorismo, DEMétrio Magnoli, resolveu investir contra os blogs. Serra já havia dito que o Governo Lula patrocina blogs sujos. Agora, Magnoli diz que confiável mesmo é a imprensa escrita. A opinião pública não valoriza sites e blogs, disse o iluminado, no 8º Congresso Brasileiro de Jornais.
O energúmeno diz, ainda, que "o jornal em papel sempre procurou selecionar criteriosamente o que deve sair".
Numa coisa ele tem razão. A grande imprensa brasileira seleciona cuidadosamente o que publica.
Na mesa desse encontro memorável, junto com Magnoli, estavam Nelson Sirotsky e Otávio Frias Filho.
Ou seja, o cara vai num encontro patrocinado pelos jornalões para dizer que os jornalões são confiáveis, mas sites e blogs não. O argumento dele é um primor: o papel custa dinheiro, ao contrário da internet, onde o custo operacional é baixo. Logo, na equação demetriana, a opinião pública confia mais nos jornais.
Deixa ver se eu entendi a cabeça iluminada do sociólogo: os jornais, que custam caro, são patrocinados por empresas e, por isso, são independentes e confiáveis. Já um blog modesto como este que você está lendo, é feito por um pobre coitado, a custo quase zero. Logo, não merece confiança. Raciocínio primoroso.
Querem saber a minha singela opinião? Quem  não merece confiança é o Magnoli.
E tenho dito.

Estado laico vs. proselitismo religioso

Por Venício A. de Lima em 17/8/2010 Observatório da Imprensa
  
Apesar de estar escrito no Preâmbulo da Constituição de 1988 que ela foi promulgada "sob a proteção de Deus", o inciso I do artigo 19 é claro:
Artigo 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.Somos, portanto, um Estado laico. Na sua origem latina a palavra significa leigo, secular, neutro, por oposição a eclesiástico, religioso. Exatamente por isso a alínea b, do inciso VI do artigo 150, proíbe a tributação sobre "templos de qualquer culto" para não "embaraçar-lhes o funcionamento" do ponto de vista financeiro.
É de conhecimento público, todavia, o grande número de programas religiosos que é transmitido por emissoras de TV abertas e também as várias redes, tanto de rádio como de televisão, cujas entidades concessionárias são igrejas. Ademais, existe um grande número de retransmissoras (RTVs) que são controladas diretamente por igrejas.
Uma concessão pública que, por definição, deve estar "a serviço" de toda a população pode continuar a atender interesses particulares de qualquer natureza – inclusive ou, sobretudo, religiosos? Ou, de forma mais direta: se a radiodifusão é um serviço público cuja exploração é concedida pelo Estado (laico), pode esse serviço ser utilizado para proselitismo religioso?
Lembre-se que o § 1º do artigo 4º da Lei 9.612/1998 proíbe o proselitismo de qualquer natureza nas rádios comunitárias. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2566 de 14 de novembro de 2001 contra esta proibição aguarda julgamento há quase nove anos no Supremo Tribunal Federal.
A norma que vale para as outorgas de rádios comunitárias não deveria valer também para as emissoras de rádio e de televisão pagas e/ou abertas?
Consulta PúblicaObedecendo a decisão de seu Conselho Curador, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) abriu no último dia 6 de agosto uma consulta pública para recolher, no prazo de 60 dias, contribuições de entidades e pessoas físicas sobre a política de produção e distribuição de conteúdos de cunho religioso através de seus veículos.
Hoje, a TV Brasil exibe o programa Reencontro, produzido por igreja de orientação evangélica, aos sábados; e os programas A Santa Missa e Palavras de Vida, de orientação católica, aos domingos. Já a Rádio Nacional de Brasília transmite aos domingos celebração de missa de orientação católica. Segundo a EBC, tais programas são originários das emissoras que foram por ela absorvidas após a sua criação e a regulamentação do Sistema Público de Comunicação (Lei nº 11.652/2008).
Reclamação de telespectadores enviada à Ouvidoria da EBC provocou um parecer da Câmara de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente do Conselho Curador que afirma:
"parece-nos impróprio que os veículos públicos de difusão concedam espaços para o proselitismo de religiões particulares, como acontece atualmente com os programas que vão ao ar na TV Brasil aos sábados e domingos, dedicados à difusão de rituais ou de proselitismo que favorecem a religião católica e a segmentos de outras religiões cristãs.Tendo-se em vista o caráter plural do "mapa religioso" brasileiro (...) trata-se de um injustificado tratamento a religiões particulares, por mais importantes que sejam, por maior respeito que mereçam. Em tese, tais tratamentos, atualmente vigentes, só seriam corrigíveis, e atenuados, se todos os cultos e religiões recebessem espaços equivalentes o que seria, obviamente, inviável."Diante disso, a Câmara sugere a substituição dos atuais programas por outros sobre o fenômeno da religiosidade no Brasil, "de um ponto de vista plural, assegurada a participação a todas as confissões religiosas".
EBC sai na frenteAbrir uma Consulta Pública com o objetivo de formular sua "política de produção e distribuição de conteúdos de cunho religioso" é o exemplo de decisão que se espera do Conselho Curador e da diretoria da EBC.
Sendo uma empresa pública de comunicação, a EBC deve se transformar não só em referência de qualidade, mas também de cumprimento dos preceitos constitucionais para os outros sistemas de "radiodifusão sonora e de sons e imagens" – privado e estatal – previstos na Constituição.
***O Edital da Consulta Pública e o Parecer da Câmara de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente podem ser acessados aqui.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fogaça, gremista de m....eia tigela

Calma gremistas! Não sou contra o Fogaça porque ele é gremista. O problema é que o cara não se posiciona nem no futebol.
Tarso é colorado e torceu pelo Inter. Yeda, é gremista e disse que torcia pelo Inter para o bem do RS (pode ser demagogia, mas faz sentido);Pedro Ruas disse que o Inter faria 3x0, porque o Chivas era muito ruim. E Pilatos? Pilatos, mais uma vez, lavou as mãos. Segundo ele “gremista não dá palpite em jogo do Inter”.

Serra, o comedor

Seminário: Violência escolar tem saída

Sim, violência escolar tem saída. É demorada, exige persistência e e tolerância ,mas tem saída.
A iniciativa do Ministério Público pode ajudar bastante.
Se puder, inscreva-se. Clique na imagem e leia as informações necessárias.

Transferência de votos

De O Esquerdopata

GLÓRIA DO DESPORTO NACIONAL!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A nova velha Praça da Alfândega

Já cometei em outro post sobre as mudanças na Praça da Alfândega. Pessoas bem intencionadas, mas desavisadas resolveram denunciar supostos danos ao patrimônio ambiental, em função de mudanças e mesmo retirada de árvores da Alfândega.
A Revista de História da Biblioteca Nacional trouxe uma pequena mas interesante matéria sobre as obras de restauração da Praça, que estão sendo realizadas pelo Projeto Monumenta, do Governo Federal.
O pessoal do Monumenta é sério e competente. Tenho certeza que a Praça vai ficar melhor.
Leia a matéria clicando aqui.

Elba de mentirinha no programa do Serra

Não se engane, esta não é Elba, a do jingle do Serra também não

Elba Ramalho nega participação em jingle do programa eleitoral de Serra

Assessoria disse que ela 'sequer foi consultada' sobre utilização de canção na propaganda

- A assessoria de imprensa da cantora Elba Ramalho divulgou nota nesta quarta-feira, 18, para reiterar que não é dela a voz que canta uma versão de "Bate Coração" veiculada na terça-feira no programa eleitoral do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra. "A cantora, que em 2002 apoiou sua candidatura à Presidência, não foi sequer consultada sobre a veiculação da música na campanha e prefere não se pronunciar sobre a disputa neste ano de 2010", conclui o comunicado.


A propaganda do candidato tucano foi ao ar no primeiro dia da veiculação do horário eleitoral gratuito em rádio e TV. Logo na abertura do programa aparece a voz de uma cantora, parecida com a de Elba: "Tum, tum, eu vou de coração". Na sequência, Serra declara: "Quero governar o País com os brasileiros no coração."

Bolha Imobiliária: Espanha X Brasil

Adriana Cotias (Valor, 19/07/10) mostra o apego dos espanhóis pela propriedade imobiliária, diferentemente dos vizinhos franceses que adotaram a experiência da locação social de moradias, cuja propriedade é estatal. Estudo realizado pela Fundación Cajas de Ahorros y el Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas (Ivie) revela que 85% dos imóveis na Espanha são próprios. Ela é o país industrializado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em que a promoção imobiliária e a construção têm maior peso relativo na economia e no emprego. Em 2008, nada menos do que 62,7% do estoque de capital da economia era formado por terrenos e imóveis, dado da Fundação BBVA e do Ivie. No entanto, o mercado de crédito imobiliário nesta parte da Península Ibérica é relativamente novo e só se desenvolveu nas últimas duas décadas.
Era experiência que, há cerca cinco anos, antes da bolha imobiliária estourar, se dizia que o Brasil poderia replicar. O setor bancário, lá e cá, dá extrema importância à garantia real constituída pelo próprio imóvel. Aqui, a agenda microeconômica, no início do governo Lula, possibilitou a alienação fiduciária passar pelo crivo do Judiciário. Ela e a vontade política de implementar o financiamento habitacional foram decisivos para o boom imobiliário atual no País.
Na Espanha, no período entre 1995 e 2007, o financiamento à compra de moradias se multiplicou por nove. Atualmente, o estoque soma mais de € 655 bilhões. O volume destinado à construção civil cresceu quase sete vezes e os recursos endereçados à promoção imobiliária tiveram aumento de 25 vezes.
No Brasil, as operações de crédito imobiliário com recursos da poupança atingiram R$ 23,8 bilhões no primeiro semestre deste ano de 2010, registrando o melhor resultado para esse período na série histórica iniciada em 1967. De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), o valor superou em 77% o montante contabilizado no mesmo período do ano anterior. Em quantidade, foram 187,6 mil unidades financiadas com recursos de depósitos de poupança, com expansão de 51,5%. Os dados mostram ainda que o percentual de financiamento vem crescendo nos últimos anos, atingindo no semestre a média de 61,9% do valor total da moradia.

É hoje! É hoje!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Giap Vive!

Giap em foto de Ricardo Stuckert
Por Sergio Santeiro, de Niterói  

A China aborda a riqueza mineral e ambiental do Vietnã com a mesma avidez e desprezo que os EUA sempre dedicaram aos mais fracos. Contra isso, o general Giap volta a erguer sua voz.
A um ano de completar seu centenário, Vo Nguyen Giap, o general que comandou a vitória do Vietnã sobre os invasores franceses em 1954, e depois sobre os americanos, em 1975, vê-se agora às voltas com nada menos que os chineses.
Quem nos traz a notícia publicada no jornal La Repubblica, por Raimondo Bultrini, em 19/7/2010, é Silvio Tendler que, em seu magistral filme Utopia e Barbárie, tinha já recolhido o depoimento do velho general sobre a atualidade vietnamita, como em todo o mundo exposta à escalada da sociedade de consumo de massa. Sua notável resposta, o rosto iluminado, é de que agora vivemos em paz.

Serra e Yeda olham para frente

Lya Luft, mais uma vez

Longe de mim fazer qualquer patrulhamento ideológico. A Lya Luft é maior, vacinada e sabe o que faz. Simplesmente fico inpressionado no modo como ela vem se tornando a porta-voz oficial da intelectualidade tucana do Rio Grande. O Luis Carlos Borges toca gaita e a Lya lê manifestos. Cada um escolhe o papel que deseja desempenhar.
Posso ser o último dos ingênuos, mas, honestamente, não imaginei que o Flávio Tavares fosse se manifestar pelo Serra. Que ele ataca o Lula eu já sei, mas pensei que ele achasse o Governo Lula ruim e quisesse um melhor. Tá apoiando o Serra, me enganei.
Por fim, restou o momento cômico em que Serra cumprimentou a Yeda Cruzes.
Música, literatura e humor. Tinha de tudo no encontro da massa cheirosa do sul.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Jingle do Serra

O tucanato abusou. O Jingle do Serra é  um primor de má-intenção, tentando engambelar o eleitor. Não é à toa que eles não aceitam que o Lula se refira à Dilma como sua candidata. O que eles queriam é que o Lula dissesse que o candidato dele é o Serra, ou, o "Zé".
Com uma pequena mudança, o jingle serviria para o Zé Dirceu.
Quer ouvir a palhaçada, clique aqui, o azar é seu.

O capitalismo lava mais verde

O mito da responsabilidade ambiental das empresas atinge hoje proporções alarmantes, com as empresas a gastar mais dinheiro em práticas de "esverdeamento" da imagem que em medidas de combate à poluição.

O mito da responsabilidade ambiental das empresas atinge hoje proporções alarmantes, com as empresas a gastar mais dinheiro em práticas de "esverdeamento" da imagem que em medidas de combate à poluição.
Nas últimas décadas, as campanhas de educação ambiental tiveram como resultado um aumento da procura por produtos ecológicos. Naturalmente, a maioria das empresas reagiu a esta evolução da procura investindo não na limpeza dos seus métodos produtivos mas antes em propaganda de limpeza de imagem. A prática tornou-se de tal forma generalizada que foi cunhado o termo "greenwash"(1) para a designar.
No conceito de "greenwash" cabem todas as práticas pelas quais uma empresa transmite a ideia de que está preocupada com o bem-estar do planeta quando na realidade nada faz para reduzir o seu impacto na natureza. A forma mais óbvia de "greenwash" é o investimento em propaganda enganosa, incluindo a falsa rotulagem de produtos como "amigos do ambiente". Exemplos correntes incluem uma empresa apresentar-se como consciente ambientalmente por tomar medidas que reduzem a sua pegada ecológica, quando essas medidas foram tomadas por imposição legal ou para reduzir custos ou por criar um produto "verde" sem mudar nada no processo de fabrico dos outros produtos. Mas também se pode incluir neste conceito a elaboração de relatórios ambientais, o patrocínio de eventos ou de associações ambientalistas, a distribuição de materiais de educação ambiental ou até a criação de fundações e associações supostamente ecologistas.
O mito da responsabilidade ambiental das empresas atinge hoje proporções alarmantes, com as empresas a gastar mais dinheiro em práticas de "esverdeamento" da imagem que em medidas de combate à poluição. Todos querem ocupar o pódio da empresa mais "verde" mas poucos se esforçam para o merecer.
Talvez o exemplo mais gritante a nível internacional seja o da BP. A petrolífera operou uma ambiciosa mudança de imagem em 2000, apresentando-se como "Beyond Petroleum"(2) e adoptando um logótipo verde. A campanha de 200 milhões de dólares acabou por dar alguns frutos, à medida que algumas associações ambientalistas mais corporativas passaram a encarar a BP como uma aliada na transição para um mundo sem petróleo. Há três anos atrás, por exemplo, a Quercus organizava um encontro sobre mobilidade sustentável patrocinado pela BP(3). À parte da propaganda, contudo, as práticas desta empresa em nada mudaram, tendo mantido o seu posto como um dos maiores inimigos do ambiente do mundo(4). O desastre no Golfo do México serviu para, de forma trágica, enfatizar uma evidência: a extracção de petróleo é um negócio sujo, muito sujo.

Poeta Vinicius de Moraes é promovido a embaixador

Trinta anos após sua morte, o poeta, escritor, compositor e diplomata Vinicius de Moraes (1913-1980) será promovido ao cargo de embaixador – ministro de primeira classe. A homenagem tenta reverter uma decisão tomada pela ditadura militar brasileira, que aposentou compulsoriamente o diplomata.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e várias autoridades prestarão a homenagem post mortem a Vinicius de Moraes, durante solenidade no Ministério das Relações Exteriores, marcada para esta segunda-feira (16).

Em 1968, Vinicius de Moraes foi aposentado por meio do Ato Institucional (AI) nº 5 sob a alegação de que seu comportamento boêmio não condizia com a carreira pública.
Segundo amigos, na época, Vinicius não se conformou com a decisão e deixou claro ter ficado magoado. Por 26 anos, ele atuou na diplomacia brasileira, em geral em atividades burocráticas, servindo em Los Angeles (Estados Unidos), Paris (França) e Roma (Itália).
A aposentadoria de Vinicius foi publicada quando ele fazia um espetáculo em Lisboa (Portugal) com Chico Buarque de Hollanda e Nara Leão.
Para a homenagem, o Itamaraty pretende montar um cenário que lembre em cada detalhe o poeta consagrado não só pela genialidade nas criações, mas também pela admiração às mulheres. O compositor também ficou conhecido pelo seu senso de humor.
Poeta camarada
Amigo de poetas como Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, numa primeira fase, Vinicius fez uma série de parcerias ao longo da vida artística. Foi um dos precursores da bossa nova registrando uma das uniões mais bem-sucedidas na área musical: Vinicius e Tom Jobim.
No final da vida, o principal parceiro dele era Toquinho. Mas Vinicius também fez letras de chorinho em parcerias com Pixinguinha.
Crítico sagaz, boêmio e conquistador, Vinicius virou uma espécie de ícone dos intelectuais. Ele morreu em julho de 1980, depois de sentir dores durante a madrugada, em casa. 
Do site Vermelho .

Revista Época e a estratégia anti-Dilma no 1º turno

A Revista Época desta semana é simplesmente abjeta. Bate na tecla do medo do comunismo, retoma o passado "terrorista" de Dilma e promete grandes revelações. Usa a capa para desgastar a imagem de Dilma.
Parece-me que a estratégia é clara: evitar uma vitória de Dilma no primeiro turno e, como fazem times que diante da derrota, levar o jogo para a prorrogação e para os pênaltis onde, como se sabe, tudo é possível.
A maior revelação da revista (destacada duas vezes na matéria), fica por conta da falta de aptidão de Dilma para a cozinha.
Quando todo o Brasil deseja saber o que seus candidatos pretendem fazer, Época especula como passado de Dilma, em condições que nós sabemos quais foram: de ditadura. 
Época, o braço impresso do Império Globo, conseguiu ser pior que a Veja, coisa difícil.

Colômbia: O novo governo deve garantir um sistema de justiça independente

O novo governo da Colômbia deve garantir a independência do sistema judiciário do país para que os responsáveis pelos abusos contra os direitos humanos, cometidos durante o longo conflito armado que afeta a Colômbia compareçam à justiça, declarou hoje (5 de agosto) a Amnesty International. Juan Manuel Santos tomará posse como presidente no dia 7 de agosto, após uma avassaladora vitória em segundo turno nas eleições de 20 de junho.      
“Para levar à justiça aqueles que cometem abusos contra os direitos humanos é necessária a adoção de medidas urgentes para pôr fim aos homicídios e ameaças contra testemunhas, advogados, juízes, defensores dos direitos humanos e promotores que intervêm nos casos de direitos humanos”, declarou Marcelo Pollack, observador sobre a Colômbia da Amnesty International.
  Um relatório da ONU sobre a Colômbia, publicado este ano, conclui que nos últimos quinze anos 300 pessoas que participavam de investigações judiciais perderam a vida. A Amnesty International documentou os homicídios -  em sua maioria nas mãos de paramilitares - de pelo menos oito defensores de direitos humanos e 39 sindicalistas durante o ano 2009.
  “O novo governo tem a oportunidade de se afastar da hostilidade que caracterizou o governo anterior em relação aos defensores dos direitos humanos e pôr fim à cultura de impunidade que permite àqueles que cometem abusos escapar da ação da justiça”, afirmou Marcelo Pollack.
  A Amnesty International também pediu ao novo governo que resista a tentação de menosprezar a capacidade dos tribunais civis de investigar o pessoal das forças de segurança implicados em violações de direitos humanos, o que foi sugerido há alguns meses pelo governo anterior.
  Nos últimos nos, as forças de segurança colombianas estiveram implicadas em centenas de execuções extrajudiciais de civis. A maioria dos perpetradores ainda não foi julgada por estes homicídios.

domingo, 15 de agosto de 2010

Sites democratizam acesso a obras culturais

Do site vermelho.
A internet colocou ao alcance de 54 milhões de brasileiros acervos antes restritos a baús de parentes, arquivos de empresas, bibliotecas de instituições e gavetas do Estado. Na última década, movidas por vários interesses, entre eles a democratização do conhecimento, entidades públicas e privadas digitalizaram seus patrimônios culturais, permitindo acesso a documentos, fotografias, músicas, livros e filmes de forma segura (para o internauta) e dentro da lei, respeitando os direitos autorais.
Bens históricos ou pitorescos estão nessas prateleiras virtuais. É o caso das imagens do Brasil de 1800 capturadas pela lente do fotógrafo Marc Ferrez, cuja obra faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS), guardião de mais de 600 mil imagens fotográficas, 5 mil delas já disponibilizadas na rede mundial de computadores. Ou das fichas, antes secretas, da época da ditadura sobre as supostas atividades subversivas do cineasta Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo, morto em 1981.

A digitalização de acervos é um dos principais instrumentos para que o acesso democrático à informação de fato ocorra. No entanto, a Lei de Direitos Autorais (nº 9.610/98) vai na contramão desse movimento. O site tempoglauber.com.br, comandado pela mãe do cineasta, dona Lúcia Rocha, de 92 anos, oferece uma série de informações, como a biografia, a filmografia, contextualizadas historicamente, além de documentos, fotos e anotações íntimas. Mas, devido à atual lei autoral, evita disponibilizar filmes dele na internet. Por isso, quem quiser assistir aos premiados Deus e o diabo na terra do sol ou Terra em transe, precisa ir à sede da instituição, um casarão antigo que fica em Botafogo, bairro carioca onde viveu e morreu Glauber, aos 42 anos.

Mas há sites de fácil acesso a obras livres da cobrança de direitos autorais, como o dominiopublico.gov.br, vinculado ao Ministério da Cultura. São mais de 130 mil opções, como toda a obra de Machado de Assis.

Lula fala aos internautas