terça-feira, 27 de abril de 2010

As árvores da Alfândega

Estou acompanhando a polêmica sobre o corte de árvores na Praça da Alfândega. Cortar árvores, ainda mais árvores antigas, não é muito simpático. Porém, os técnicos do IPHAN e da Prefeitura (particularmente o pessoal que cuida do Projeto Monumenta), não são um bando de loucos com a motosserra a tiracolo. Caberia, antes de se publicarem críticas, conhecer o que está sendo projetado para o local.
Na minha sempre singela opinião, as árvores exóticas foram tomando conta da praça, deixando tudo mais úmido e mais escuro. Não estamos falando de mata nativa e espaços verdes a serem preservados contra a especulação imobiliária. Trata-se de pensar qual o sentido de uma praça, no centro da cidade.
Posso estar monumentalmente enganado (com o perdão do trocadilho), mas confio no pessoal do Monumenta e penso que, no futuro, teremos uma praça melhor para se conviver no centro. Claro que só o restauro não basta. Há a necessidade de um conjunto de políticas públicas sobre o centro da cidade. Porém reorganizar o espaço contribui para reorganizar as cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião