O Dom Waldyr Calheiros Novaes morreu na manhã deste sábado (30), em Volta Redonda , no Sul do Rio de Janeiro, aos 90 anos. Ele era bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e faleceu devido a falência múltipla dos órgãos. Dom Waldyr estava internado com infecção pulmonar no CTI de um hospital particular desde meados de novembro.
O velório será na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda. Ele terá início na noite deste sábado e seguirá até a manhã de segunda-feira (2), quando será celebrada uma missa de corpo presente à tarde. Em seguida, o cortejo fúnebre seguirá para a Igreja Santa Cecília, onde acontecerá o sepultamento. A prefeitura de Volta Redonda decretou luto oficial de três dias pela morte do bispo emérito.
Dom Waldyr 
Ele nasceu em Murici (AL), em 29 de julho de 1923. Se tornou padre em 1948 e bispo em 1964, quando morava no estado do Rio de Janeiro. Em 8 de dezembro de 1966, foi empossado 
bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, sendo substituído em 2000 pelo bispo Dom João Mesci. Mesmo "aposentado", ele prometeu continuar a luta em favor dos pobres.

A vida de Dom Waldyr foi de constante envolvimento com as causas sociais, participação que começou durante o período da Ditadura Militar, em especial na defesa do trabalhador. Nos 34 anos à frente da diocese, participou de atos públicos contra a violência e condenou a impunidade e a tortura. A luta por justiça e igualdade lhe rendeu homenagens de grupos ligados à defesa dos direitos humanos. Dom Waldyr ficou, até a morte, com título de bispo emérito da diocese.