quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Condenado por fraude fiscal, Berlusconi tem mandato cassado no Senado

Berlusconi durante discurso em sua residência privada, o Palazzo Grazioli, em Roma Foto: AFP
Berlusconi durante discurso em sua residência privada, o Palazzo Grazioli, em Roma Foto: AFP


Plenário do Senado rejeitou nove propostas apresentadas por vários senadores para que o ex-premiê não fosse expulso

A retirada da cadeira de Berlusconi, 77 anos e que entrou na política em 1994, supõe a perda do status parlamentar e a inegibilidade por seis anos, além de uma grande humilhação.O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi foi expulso nesta quarta-feira do Senado do país devido a sua condenação definitiva a quatro anos de prisão por fraude fiscal, imposta no dia 1º de agosto pela Corte Suprema no julgamento do caso Mediaset.
Mas Berlusconi assegurou que não se afastará da política, mesmo com sua condenação. Com base na legislação italiana e, entre outras coisas, em sua idade avançada, a pena estipulada ao ex-primeiro-ministro deverá ser reduzida a um ano de serviços sociais.
A cassação aconteceu depois que o plenário do Senado rejeitou as nove propostas apresentadas por vários senadores para que não fosse aplicada a Berlusconi a chamada "lei Severino", que estabelece a expulsão do Parlamento dos condenados a penas superiores a dois anos de prisão.
"É um dia amargo, um dia de luto", declarou Berlusconi, com a mão sobre o coração, ao cumprimentar seus partidários em Roma, pouco antes da votação no Senado sobre a sua destituição. "Hoje, vejo em seus olhos que a emoção não é apenas minha, mas também a de vocês", disse, agradecendo os milhares de partidários reunidos em apoio ao seu líder.
A expulsão de Berlusconi do Senado italiano contou com o apoio do Partido Democrata (PD) do atual primeiro-ministro, o social-democrata Enrico Letta; do Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo, e do grupo Escolha Cívica, de Mario Monti, entre outros.
Por outro lado, votaram contra o Força Itália, de Berlusconi, a Liga Norte e os antigos correligionários de "il Cavaliere", assim como o Novo Centro-direita, liderado por Angelino Alfano - tido como o pupilo de Berlusconi -, que se separou por seu desacordo sobre o apoio ao Executivo de coalizão.
Dezenas de simpatizantes se manifestam em frente à residência privada de Berlusconi contra sua expulsão do Senado Foto: AFP
Dezenas de simpatizantes se manifestam em frente à residência privada de Berlusconi contra sua expulsão do Senado
Foto: AFP
Berlusconi foi condenado  em 1º de agosto a quatro anos de prisão - três já perdoados - por evasão fiscal no caso "Mediaset", o nome do seu grupo de mídia. Antes do julgamento, Berlusconi, que alega inocência, chamou de "golpe de Estado" o seu processo, dizendo que "o Senado vai votar para livrar-se do líder da centro-direita, depois de tentar, em vão, vencê-lo por 20 anos".
Bunga Bunga: veja mulheres que teriam dançado para Berlusconi
Pelo caso Mediaset, o ex-premiê também tem pendente o recurso do Supremo Tribunal da pena adicional de dois anos de inabilitação para cargo público imposta pela Corte de Apelação de Milão no último dia 19 de outubro.
O caso Mediaset se relaciona à compra e venda de direitos de transmissão de filmes americanos no valor de 470 milhões de euros por parte do grupo audiovisual de Berlusconi entre 1994 e 1999, com uma suposta supervalorização dos preços dos direitos para evadir dinheiro ao fisco e desviá-lo para contas no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião