sexta-feira, 27 de março de 2009

Lei Rouanet ou Profic?


O fim da Lei Rouanet está em pauta, finalmente. Recebi uma mensagem indicando o Blog em que as pessoas podem se manifestar e se informar sobre as mudanças propostas. Não sei bem o conteúdo das mudanças, mas sou a favor, afinal, pior não vai ficar.
Os sete leitores que me prestigiam podem ter mais informações acessando
http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/

PIlatos chega em terceiro


Na pesquisa que colocou a Rainha de Copas na rabeira, Pilatos ficou na 3ª colocação entre dez prefeitos pesquisados. Nem muito, nem pouco; nem muito abaixo nem muito acima (está parelho com vários outros). É nessa mornidão que Porto Alegre vai entrando em seu 237º aniversário. Não consegui ver o passeio de ônibus que ele fez com a representante do PRBS ( tive que sair pra trabalhar). A única coisa que ouvi, já na porta, foi Pilatos reclamando do vandalismo nas paradas de ônibus. Depois, não sei o que ele falou, deve ter dito que o governo precisa fazer alguma coisa.

E o povo gosta...

Laudo conclui que não pode concluir nada


Cada vez mais misteiroso o mistério que envolve o afogamento do Sr. Marcelo Cavalcante. O laudo que esclareceria as causas de sua morte não concluiu nada. Agora, o delegado que investiga o caso fará perguntas objetivas aos legistas para que a informação seja prestada com o grau de exatidão necessário. O que me intriga é que, sendo feito por peritos, não deeveria ser necessária a realização de perguntas para a saber aquilo que é a função fundamental de um laudo pericial sobre a causa da morte, qual seja: informar a causa da morte.

Aliás... não havia imagens da ponte que seriam analisadas para auxiliar a compreender as circunstâncias da morte?

Eu já cheguei a acreditar na hipótese de suicídio...

Reprovada


Como diz um sábio: "Pesquisas são pesquisas". A isso eu acrescento: Mas são pesquisas. A pesquisa que colocou a Rainha de Copas em 10º lugar entre 10 governadores pesquisados deve servir de alerta à inteligência yedista. Se agirem conforme têm agido nos últimos tempos, investirão mais em publicidade e propaganda. Deu certo pro Serra, pode dar certo aqui.
Dia 25, houve uma manifestação contra a rainha. Parece que não foi muito grande, eu mesmo não pude prestigiar o ato. A manchete foi a de sempre: estudantes e partidos políticos (infiltrados) em manifestação pequena. Quaisquer três ou quatro que resolvam abrir a boca em defesa dos interesses do PRBS, ganham direito até à página de opinião e debates sobre o que pensam... Coisas da "vídia".

terça-feira, 24 de março de 2009

Nova Lei Rouanet? Não li, mas gostei


Perdoem-me os meus sete leitores (estamos crescendo), mas vou falar de mais um assunto que não conheço. Vi as manchetes e matérias curtas sobre modificações na Lei Rouanet. Não li o teor da proposta, mas modificações na Lei, no sentido das que estão sendo anunciadas, só podem trazer melhoras.
Quando um show da Sandy e Júnior (lembrarm deles?), entre outros, recebem recursos públicos (sim, públicos, pois são impostos que não serão pagos pelas empresas) para cobrar ingressos caríssimos é porque existe algo errado na política de financiamento da cultura em nosso país.
Essas leis de incentivo, em princípio, são nocivas. Vi um produtor teatral dizer que teme o dirigismo cultural. Ora, atualmente, vivemos sob o dirigismo cultural das empresas. Certamente a ação do poder público (não do governo) vai trazer outras perspesctivas. A crise com a Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul é uma amostra do grau de manipulação desse tipo de mecanismo. Até o Mano Changes acha isso errado!
Mais de uma vez foram apresentadas denúncias (sem provas, sem provas)de superfaturamento nos orçamentos dos projetos. Por quê? Simples. Porque, desse modo, a empresa faria um patrocínio fictício, menor do que o declarado, mas abateria até 100% valor informado. Muita gente concordaria com isso para poder trabalhar e outros ganhariam dinheiro com isso. Ou seja, a cultura como mercadoria chegaria ao seu ápice. Atenção, tudo isso é um hipótese, porque, que eu saiba, não há provas.
O debate recém começou. Como em outras situações, não se espere neutralidade vinda dos maiores interessados em financiar megaespetáculos com recursos não pagos aos cofres públicos.

A ficha do Schmidt


Um dos maiores trabalhos que o Governo Yeda deve ter realizado foi a busca da ficha criminal do Luis Fernando Schmidt. Schmidt, que recebeu meu voto na eleição passada, é uma figura rara na política. Tranquilo, sério e, se não pode ser chamado de ingênuo, é um cara “do bem”.

Procurar a ficha do Schmidt foi uma das ações ilegais descobertas através das gravações só agora reveladas. É plenamente possível que outras possam ter ocorrido.

O primo do “Cado”, foi condenado por compra de votos e articulava movimentos escusos juntamente com a prefeita re-eleita. Schmidt perdeu a eleição por trezentos (isso mesmo, 300 votos)! Parece que tanto o Schmidt quanto o PT estão querendo ir mais a fundo no problema. Vai em frente Schmidt.

Inteligência yedista

A KGB yedista não para. Depois de desacreditar o ex-ouvidor de segurança, o Governo verificou que o cara tem alguma razão. Eu mesmo já estava cansado das estrepulias do Paiani, mas é preciso reconhecer que a coisa é séria. Merecia uma manchetezona, mas o boletim do PRBS deu uma manchetezinha no pé da página e uma matéria em página par informando que o Governo do Estado vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. Aí, ouvindo aquele luminar de cultura e sabedoria política que é o Wenzel, soube que a sindicância é para saber por que o ex-ouvidor não entregou as informações que possuía. Ou seja, o “Cado” (vê se eu posso...) não está sob investigação.

A lógica yedista é um primor. Antes, não havia crime porque as gravações eram legais, agora, diz que não cabe ficar especulando, pois as gravações são ilegais. As gravações não são ilegais. Ilegal é o modo como o “Cado” obteve informações sobre um adversário político dos tucanos. Alguém lembra do caso do motorista exonerado depois da revelação de que ele havia cumprido pena? Ele já havia cumprido pena, não havia por que não mantê-lo no emprego de motorista (o questionamento é por que um CC de motorista, isso é inconstitucional), mas o Governo não tinha essa informação. Porém, o que vemos agora, é que o mesmo Governo que não investiga os ocupantes de seus cargos em comissão, gasta o nosso dinheiro investigando um candidato adversário.

Eu me pergunto: onde está o FHC que não vê uma coisa dessas para aconselhar sua correligionária e caçar os cupins que ele diz terem invadido a máquina pública?

Outra pergunta: ONDE ESTÁ O PEDRO SIMON?

Caçadores do museu perdido


O antigo Museu Antropológico do RS, situado na Av. João Pessoa, esquina com Venâncio Aires, foi abandonado no início do Governo Rigotto. Atualmente, o Museu funciona semi-clandestinamente, em um prédio da Rua da Praia (alguém sabe onde fica?). Se não me engano, o prédio é tombado. Só isso serve para deixar a gente indignado. Mas o problema é ainda maior. Parte do muro do prédio está sendo usado para propaganda e o pátio do antigo museu é usado como estacionamento pago, aos finais de semana. Quem autorizou esse uso? Quem está lucrando com o abandono de um prédio público? Afinal de contas, quem governa esse governo!?

segunda-feira, 23 de março de 2009

Presidente Simon





Mais uma vez o secretário geral do PMDB-RS está envolvido em denúncias muito sérias. Vocês sabem "aquele negócio?", pois é, esse mesmo.
O presidente do PMDB-RS é o senador Simon. O que terá ocorrido? Será que os meios de comunicação estão boicotando o senador? Não li nenhuma linha sobre as acusações feitas contra o Eliseu Padilha. Nenhuma linha. Já vi declarações do senador pela reedição da aliança que elegeu pilatos à Prefeitura de Porto Alegre, isso sim. Continuo esperando o pronunciamento do presidente do PMDB sobre a conduta do seu secretário-geral.

Pilatos será candidato


Se não ocorrer nenhum acidente de percurso, Pilatos será candidato ao Governo do Estado. Quando ele diz que não, quer dizer sim, quando diz que está pensando é porque já decidiu, quando diz que é contra, mobiliza seus aliados para serem a favor. Tem sido assim desde, pelo menos, a primeira candidatura de Pilatos à Prefeitura Municipal.
Animado pela pesquisa, prepara-se para mais um ato do "neo-rigottismo", aproveitando-se do estilo arrasa-quateirão da Imperadora do Piratini, servindo de conciliador. Quanto à dúvida sobre o possível "efeito Tarso", de abdicar da prefeitura em favor de uma candidatura ao Governo... Sem problemas, tem coisas que só fucionam contra o PT.
E o que é pior: o povo gosta.
Dá-lhe "pulitização"