sábado, 7 de julho de 2012

"Frida Kahlo". La Llorona, com Chavela Vargas

Deputado paraguaio negocia instalação de base militar norte-americana


López Chavez afirmou que representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo
Por: do Opera Mundi

São Paulo – O presidente da comissão da Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chavez, anunciou nesta sexta-feira (06/07) que negocia a possibilidade de instalar uma base militar norte-americana em território paraguaio. Ele afirma que manteve conversas com generais dos Estados Unidos sobre o assunto.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o deputado afirmou que representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo da Presidência do país. López Chávez é aliado do general Lino Oviedo, líder da Unace (União Nacional de Cidadãos Éticos), partido de centro-direita que não faz parte da bancada governista. Os militares norte-americanos teriam ido a Assunção para conversas sobre programas de cooperação.
De acordo com o presidente da comissão paraguaia, a ideia é instalar a base no vilarejo de Mariscal Estigarribia, perto da fronteira com a Bolívia. López Chávez justificou o pedido alegando que a Bolívia está realizando uma corrida armamentista e que o Paraguai precisa proteger essa área pouco povoada do país.
Em 2005, houve um intenso debate em Assunção sobre a conveniência de permitir uma base no local. Na época, o presidente era Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado. Na ocasião, uma resolução autorizou a presença e livre trânsito de 500 marines norte-americanos. Entretanto, no governo Lugo, a proposta de criação da base foi arquivada.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Frida Kahlo-Paloma Negra





Ya me canso de llorar y no amanece
Ya no sé si maldecirte o por ti rezar
Tengo miedo de buscarte y de encontrarte
Donde me aseguran mis amigos que te vas
Hay momentos en que quisiera mejor rajarme
Y arrancarme ya los clavos de mi penar
Pero mis ojos se mueren si mirar tus ojos
Y mi cariño con la aurora te vuelve a esperar
Y aggaraste por tu cuenta la parranda
Paloma negra paloma negra dónde, dónde andarás?
Ya no jueges con mi honra parrandera
Si tus caricias han de ser mías, de nadie mas
Y aunque te amo con locura ya no vuelves
Paloma negra eres la reja de un penar
Quiero ser libre vivir mi vida con quien yo quiera
Dios dame fuerza que me estoy muriendo por irla a buscar
Y agarraste por tu cuenta las parrandas

Bem Vindo Forlán!

Para orgulho dos colorados, Forlán já vestiu o manto sagrado em Milão
Diego Forlán é o novo reforço do Internacional. O jogador uruguaio está em Milão e chegará a Porto Alegre neste sábado (07/07), às 14h43, no aeroporto Salgado Filho. A apresentação do jogador ocorrerá também no sábado e será anunciada ainda nesta sexta-feira, por meio do site oficial.

O atacante, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo 2010, já realizou exames médicos e assinou contrato com o Clube do Povo até julho de 2015.
Forlán é mais um talento que chega para somar ao nosso qualificado grupo de jogadores, mostrando a ambição colorada em lutar pela conquista do tetracampeonato brasileiro. Unidos, time competitivo e torcida apaixonada fazem do Inter um forte concorrente.
O apoio do sócio colorado é fundamental para a manutenção de uma grande equipe. Quanto maior for nosso quadro social, mais forte será o Internacional.
Ficha técnica:
Nome: Diego Forlán Corazo
Nascimento: 19/05/1979 (Montevidéu-URU)
Altura: 1m80cm
Posição: atacante
Ambidestro
Clubes anteriores:
Independiente (Argentina): 1997-2002
Manchester United (Inglaterra): 2002-2004
Villarreal (Espanha): 2004-2007
Atlético de Madri (Espanha): 2007-2011
Internazionale (Itália): 2011-2012

Argentina condena ex-ditador a 50 anos de prisão por sequestro de bebês

América Latina, de DW

Durante a ditadura militar no país, mais de 400 crianças foram retiradas de seus pais, que eram militantes políticos, e adotadas por pessoas ligadas ao regime. Outros militares também foram condenados.
A Justiça da Argentina condenou nesta quinta-feira (05/07) o ex-ditador Jorge Videla a 50 anos de prisão pelo sequestro de bebês de presos políticos durante a sangrenta ditadura militar no país, entre 1976 e 1983. O Tribunal Oral Federal 6 considerou que Videla foi o "autor penalmente responsável pelos delitos de subtração, retenção e ocultamento de um menor de 10 anos de idade" e que ele participou de outros 20 casos.
O tribunal também condenou outras dez pessoas envolvidas com o sequestro de bebês à época – entre elas o ex-capitão Jorge Eduardo "Tigre" Acosta, antigo chefe de inteligência do grupo de tarefas da Escola Superior de Mecânica da Armada (Esma), um dos maiores centros clandestinos de detenção, condenado a 30 anos de prisão; Santiago Omar Riveros, ex-comandante de Institutos Militares, sentenciado a 20 anos; e Reynaldo Bygone, último ditador do período militar, condenado a 15 anos.
Videla, Tigre e Bygone já estão cumprindo sentenças perpétuas por outros crimes contra a humanidade.
As crianças foram tiradas de seus pais e adotadas ilegalmente, a maioria por famílias de militares. O ato revela um dos piores crimes cometidos durante o regime de terror que deixou cerca de 30 mil opositores mortos.
"Em alguns casos, os criminosos já são pessoas idosas, por isso a pena que lhes foi imposta equivale a uma prisão perpétua. Este é um dia histórico, e vamos continuar", declarou Tati Almeida, integrante da Associação de Mães da Praça de Maio, a um canal de televisão argentino.
Condenação celebrada
A condenação de Videla, 86 anos, foi celebrada por manifestantes concentrados nas ruas próximas ao tribunal. Durante o processo, que começou no final de 1996, o ex-ditador não se mostrou arrependido. Ele se descreveu como um preso político, reconheceu o sequestro de bebês, mas afirmou que eles não foram parte de um plano sistemático. Ele negou ser o principal responsável pelo sequestro de bebês.
Numa entrevista à parte do processo, Videla chegou a afirmar que os bebês foram sequestrados, "alguns com boas intenções, para dar um bom lugar a filhos de terroristas, e outros para vendê-los".
Pepa Pussek holds a picture of her son Juan Carlos Galvan, one of the victims killed during Argentina's dirty war, as she listens to the sentence for former dictator Jorge Videla in Cordoba, Manifestante segura a foto do filho morto pela ditadura e celebra a condenação de Videla Manifestante segura a foto do filho morto pela ditadura e celebra a condenação de Videla
"Todas as grávidas, a quem respeito como mães, eram militantes ativas da máquina do terrorismo", disse o ex-ditador em sua defesa. "Muitas delas usaram seus filhos embrionários como escudos humanos na hora de atuar como combatentes", afirmou o ex-ditador, que no mês passado foi transferido para uma cela comum
Videla era considerado o cérebro da ditadura militar na Argentina. Ele foi um dos líderes do golpe de Estado que derrubou Isabel Martinez de Perón, em 1976, e governou o país daquele ano até 1981.
Centenas de desaparecidos
A sentença desta quinta-feira refere-se ao processo que investigou o roubo e a adoção ilegal de 34 bebês. No entanto, calcula-se que durante o período da ditadura militar argentina mais de 400 crianças tenham sido tiradas de suas famílias. Até hoje, apenas 102 conseguiram descobrir sua verdadeira identidade.
Alguns dos bebês roubados nasceram em centros clandestinos de tortura. As enfermeiras relataram que muitos foram amamentados pelas mães em cativeiros durante dias. Já outros foram levados imediatamente. Não houve registros de nascimento, o que dificultou e atrasou muito a identificação destas crianças e o reencontro com seus pais biológicos e familiares.
Quando a ditadura caiu, em 1983, a Justiça condenou os ex-membros do regime por violação de direitos humanos. Anos depois, porém, estes condenados foram beneficiados por uma anistia, revogada apenas em 2005 pela Corte Suprema de Justiça, a pedido do então presidente Néstor Kirchner. Assim como sua esposa Cristina, Kirchner era militante político na década de 1970.
Destinos alterados
Entre os que conseguiram encontrar a verdadeira família está o atual deputado de Buenos Aires Juan Cabandié, atualmente com 34 anos, militante do governo da presidente Cristina Kirchner. Ele nasceu na Esma, onde sua mãe – com apenas 16 anos – esteve presa. Cabandié foi adotado por um policial e ganhou um novo nome.
Algumas crianças, porém, nunca foram encontradas, como a neta de Maria Isabel Chorobik, fundadora do grupo de direitos humanos Avós da Praça de Maio. A organização tem como objetivo encontrar bebês roubados de seus filhos desaparecidos durante a ditadura.
Chorobik busca a neta Clara Anahí Mariani desde 1976, quando ela tinha 3 meses de idade. Agentes do governo invadiram a casa dos pais de Clara, matando a mãe dela e outros militantes de esquerda na cidade de La Plata.
MSB/rtr/dpa
Revisão: Alexandre Schossler

terça-feira, 3 de julho de 2012

Love of my life - Fredie Mercury

Forlán e o coração colorado

Não sei se vai se confirmar, mas as especulações de que Diego Forlán virá jogar no Internacional de Porto Alegre mexeram com os corações colorados. Forlán é um grande jogador. Tem experiência, categoria e, principlamente, tem algo que o Inter precisa: coração. É inaceitável que um time com bons jogadores como o Inter apresente seguidos ataques de apatia, cedendo empates e vitórias ao final das partidas, ou simplesmente deixando que os adversários façam gols por pura desatenção.
A mornidão do time colorado, reforçada por um técnico que parece não ter comando efetivo sobre o time é responsável, em grande parte, pelos insucessos nas últimas Libertadores e pela campanha fraca no Brasielirão 2012.
Forlán, sozinho, não resolvlerá nada; ninguém vence campeonato sozinho (talvez só o Maradona e sua mão). Porém, confirmada sua contratação, trará ao time do Inter um pouco do coração e da garra uruguaia, que possibilitou que sua modesta seleção chegasse às finais da Copa de 2010, ao título da Copa América e que o Peñarol disputasse a final da Libertadores 2011, depois de vencer o Inter em pleno Beira-Rio, quando um empate bastava para classificar o colorado.
Não sei se Forlán virá, se vier, tanto melhor, se não, que, pelo menos deixe uma mensagem ao time: joguem com os pés, com a cabeça e, quando tudo parecer perdido, joguem com o coração.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

É melhor ser alegre que ser triste

Minha contribuição ao debate sobre o atual momento do cinema brasileiro


Filme da Benção

(Vinícius de Morais / Jorge Furtado / Control-U)

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração.

Mas pra fazer um filme com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um filme não.

Fazer filme não é contar piada
E quem faz filme assim não é de nada
O bom filme é uma forma de oração.

Porque o filme é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não.

Põe um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um filme não...

(Pois o filme nasceu foi lá França,
e se hoje ele é ianque na gastança,
se hoje ele é ianque na gastança,
sem ele não se faz uma nação.)

domingo, 1 de julho de 2012

O lixo de Porto Alegre cheira mal e a licitação também

Ata de audiência pública o lixo de Porto Alegre teve cortados questionamentos de participantes
 Em: VideVersus 
A declaração de direcionamento na multimilionária licitação na área do lixo de Porto Alegre foi totalmente suprimida pela administração do prefeito José Fortunatti )PDT) da ata da Audiência Pública, só divulgada oito dias depois da realização do evento pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Em 19 de junho de 2012, o DMLU realizou a audiência pública visando o cumprimento de formalidades que a Lei Federal 8.666/93 (Lei das Licitações) exige. O DMLU de Porto Alegre, por decisão do governo Fortunati, pretende contratar uma empresa privada para operar ao mesmo tempo cinco serviços de limpeza urbana. São os cinco maiores serviços de limpeza urbana da cidade. Por consequência são os cinco serviços mais rentáveis para a iniciativa privada, os que oportunizam as maiores receitas as empresas de lixo. São os serviços de coleta de lixo domiciliar, coleta de lixo automatizada ou conteinerizada via robótica, coleta seletiva, coleta de lixo público e transporte de resíduos sólidos urbanos.

Álvaro Dias e PSDB apoiam o governo golpista do Paraguai

Este sorriso é para os golpistas
Pra quem acha que é exagero dizer que os DemoTucanos são golpistas, basta ler o texto de Álvaro Dias sobre o Golpe no Paraguai: "O Golpe que não Existiu". Para o senador, o correto seria o Brasil aceitar o golpe e colocar-se contra o consenso da maioria das nações sul-americanas.
Alguém duvida que o "Senho Botox", apoiaria um golpe institucional também no Brasil? Aliás, os grandes intemediários entre os tucanos e o governo golpista do Paraguai são os latifundiários brasileiros instalados no território do país vizinho.