sábado, 15 de maio de 2010

Grécia e Portugal

Do blog Com Texto Livre.

"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada econômica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal".

Eça de Queiros, As Farpas, 1872.


Manga

Este não é um post sobre futebol. É um post sobre como, apesar da mercantilização do futebol, à vezes encontramos algumas atitudes de reconhecimento e solidariedade.
Manga foi um dos maiores goleiros do Brasil. Certamente foi o maior goleiro do Internacional. Foi campeão pelo Grêmio, também, mas sua imagem é inseparável do time espetacular do Inter, no biênio 75/76.
A atitude da direção do Inter de contratar Manga para ser uma espécie de relações públicas (com perdão aos profissionais de relações públicas que são muito mais do que pessoas destinadas a atrair e agradar clientes) contrasta com a absoluta mercantilização do futebol na atualidade. Manga foi um grande goleiro, mas parece ter esquecido de pensar no seu futuro. Vivia com dificuldades no Equador e recorreu a um de seus ex-clubes. A direção do Inter o acolheu e, hoje, Manga serve para atrair novos sócios, amparado pela sua mística de grande goleiro.
Acho que o Inter não precisava disso. Tomou essa atitude como uma forma de reconhecimento pelos serviço prestados pelo seu ex-goleiro. Não sei quanto o Manga vai receber, nem se ele vai, efetivamente, atrair novos sócios, mas, por si só, a ação da diretoria do Inter e louvável. Nem tudo está perdido no reino da bola.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto Monumenta, um olhar qualificado

O Presidente do IAB/RS fez observações interessantes sobre o Projeto Monumenta. Nâo se limita à visão de que "estão cortando as árvores da Praça" e mostra que o Projeto é bem mais complexo e pode dar outra dinâmica para o centro.
Leia no Blog do IAB/RS e ouça a entrevista de Carlos Alberto Sant'Anna

A Petrobrás e o tucanato

DEM/PSDB e PPS não conseguem ver uma estatal que já querem privatizar. Veja no Cloaca News, o que está sendo pensado para a Petrobrás, em caso de uma trágica vitória do Zé Serra.

As gafes da Dilma

Os jornalões do PIG resolveram criar uma seção para divulgar as "gafes" da Dilma. Todo dia tem uma nova. O Serra não. Esse é experiente, está com o discurso afiado. Serra não erra; Dilma, só erra. Esse negócio tá cansando. Ninguém é a prova de erros. Mas é triste ver a "grande" imprensa dar a certas declarações uma dimensão maior do que a devida, quando não distorce vergonhosamente o que é dito. E o que é pior, blinda José Serra, que tem feito comentários estapafúrdios, sem nenhum reparo dos vigilantes da língua.
Leia mais aqui.

Bancada serrista contra banda larga acessível

A disputa eleitoral deste ano contaminou a votação do projeto de lei 1481/07, que assegura a utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para acessos em banda larga, realizada nesta quarta-feira. O projeto originalmente previa o uso do Fust pra implantar banda larga nas escolas. Mas será modificado para permitir um uso mais amplo, porque as escolas estão conectadas à rede de alta velocidade por conta de compromisso assumido pelas operadoras, de conectar todas as escolas públicas das sedes de municípios do país. O PSDB, o DEM e o PPS fizeram obstrução e obrigaram uma verificação de quorum no plenário no meio da noite, o que acabou derrubando a sessão quando faltaram apenas oito parlamentares para completar o número regimental. Foi aprovado somente o regime de urgência para a votação, que deverá ocorrer na próxima semana.
Veja mais aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Atravessando na faixa

Não sou especialista em trânsito, o que me dá grandes chances de trabalhar na EPTC.
Essa campanha do "novo sinal", foi uma das maiores campanhas que a Prefeitura de Porto Alegre fez em todo o Governo Fogaça. Já disseram, no início da campanha, que o número de mortes havia diminuído por causa do novo sinal. Não sei. Pra ter certeza seria necessário fazer um estudo maior para saber se houve redução de mortes por causa da campanha, seria necessário demonstrar que diminuiu o número de mortes de pessoas enquanto atravessavam as faixas.
Mas minha observação é a seguinte: as faixas que não estão sob um semáforo, mas estão em uma esquina, continuam sendo um perigo. Eu dirijo eventualmente e caminho frequentemente. Quando se está de carro, é impossível saber se vem outro veículo na rua transversal sem parar sobre a faixa. Assim, a gente acaba sendo forçado a ficar sore a faixa, atrapalhando os pedestres. Do mesmo modo, quando se dobra uma rua e há veículos atrás da gente, parar na faixa que está imediatamente na esquina pode provocar um acidente. Quando se está caminhando, um carro que pare na esuqerda da pistapara que a gente passe, pode encobrir um que esteja vindo pela direita e aí o perigo é grnade. A solução seria simples:  fazer o que já existe em algumas ruas e trazer a faixa de segurança mais para dentro da quadra. Isso daria espaço para motoristas e pedestres se organizarem e passarem com segurança. A nossa briosa EPTC, nbo entanto, faz o contrário. Quando percebe que, por instinto de sobrevivência, os pedestres atravessam mais para dentro da quadra, coloca um adesivão dizendo para a gente atravessar bem na esquina.
Educação no trânsito não é o forte do portoalegrense, mas a EPTC poderia ajudar um pouquinho.

Vandré, o "desparecido"

Geraldo Vandré é um ícone. O blog Náufrago da Utopia, traz comentários e informações interessantes sobre a vida passada e atual de Vandré.
Leia clicando aqui.

Ah, a nossa polícia....

Nem bem as investigações haviam começado, nossa polícia concluiu que o assassinato de Eliseu Santos era latrocínio. O MP resolveu ir mais a fundo, indicou que se tratava de uma possível execução e a nossa polícia ficou braba. Agora, o chefe de polícia "se auto aposenta". Diz-se que um dos motivos foi a incapacidade de encontrar a própria pistola.
Tá bem a nossa polícia!
Ainda bem que o Bisol já saiu de circulação, senão iria levar a culpa.
Pra mim, só se salva o delegado José Renato.