Não sou especialista em trânsito, o que me dá grandes chances de trabalhar na EPTC.
Essa campanha do "novo sinal", foi uma das maiores campanhas que a Prefeitura de Porto Alegre fez em todo o Governo Fogaça. Já disseram, no início da campanha, que o número de mortes havia diminuído por causa do novo sinal. Não sei. Pra ter certeza seria necessário fazer um estudo maior para saber se houve redução de mortes por causa da campanha, seria necessário demonstrar que diminuiu o número de mortes de pessoas enquanto atravessavam as faixas.
Mas minha observação é a seguinte: as faixas que não estão sob um semáforo, mas estão em uma esquina, continuam sendo um perigo. Eu dirijo eventualmente e caminho frequentemente. Quando se está de carro, é impossível saber se vem outro veículo na rua transversal sem parar sobre a faixa. Assim, a gente acaba sendo forçado a ficar sore a faixa, atrapalhando os pedestres. Do mesmo modo, quando se dobra uma rua e há veículos atrás da gente, parar na faixa que está imediatamente na esquina pode provocar um acidente. Quando se está caminhando, um carro que pare na esuqerda da pistapara que a gente passe, pode encobrir um que esteja vindo pela direita e aí o perigo é grnade. A solução seria simples: fazer o que já existe em algumas ruas e trazer a faixa de segurança mais para dentro da quadra. Isso daria espaço para motoristas e pedestres se organizarem e passarem com segurança. A nossa briosa EPTC, nbo entanto, faz o contrário. Quando percebe que, por instinto de sobrevivência, os pedestres atravessam mais para dentro da quadra, coloca um adesivão dizendo para a gente atravessar bem na esquina.
Educação no trânsito não é o forte do portoalegrense, mas a EPTC poderia ajudar um pouquinho.