sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

George Harrison


Hoje, 25 de fevereiro, George Harrison estaria completando 68 anos, um guri. Harrison não foi o mais destacado dos Beatles, mas certamente tinha uma qualidade musical soberba. Mesmo não sendo um profundo conhecedor de música ou dos Beatles, é fácil reconhecer as melodias compostas por este grande músico. 
Abaixo,  While My Guitar Gently Weeps, uma música linda e triste do aniversariante do dia. Mais informaçoes vc pode obter na página do próprio George Harrison. Só não posso garantir que seja ele mesmo que atualiza o site.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As amizades do companheiro Aldo Rebelo

Gosto do Aldo Rebelo. É um grande deputado e pessoa erudita. Como já disse em outra ocasião, Aldo é, antes de tudo, um nacionalista. Redator da polêmica proposta de mudança do Código Florestal (que eu confesso que não li), o deputado do PC do B traz argumentos interessantes, em relação aos pequenos produtores, que estariam na ilegalidade, por absoluta falta de condições de cumprirem as exigências do Código. Eu teria muito mais boa vontade em aceitar a proposta do Aldo caso não fossem as companhias que ele está escolhendo. Não bastasse a aproximação dos ruralistas, o deputado do PC do B resolveu participar da tal Cavalgada do Mar, no Piquete da OAB, junto com a fina flor do gauchismo, declarando sua admiração pelo "respeito às tradições dos cavalarianos".
Continuo gostando do Aldo, mas acho que ele está exagerando.

Supermercado condenado por racismo

Um menor que sofreu constrangimento em um supermercado em Patos de Minas (MG) deve receber reparação no valor de R$ 10 mil. A decisão é da 13ª Câmara Cível do TJ de Minas Gerais.
O menor R., representado por sua mãe, conta que em abril de 2006, estava no Supermercado Assim Ltda. olhando os preços dos produtos quando percebeu que um funcionário o seguia. Ele afirmou que no momento em que colocou a mão no bolso para conferir quanto tinha de dinheiro, foi surpreendido por um funcionário “que disse em voz alta, clara e em bom tom que ele havia furtado produtos do estabelecimento”.
R. contou que, em seguida, foi revistado, e mesmo não tendo sido encontrado com ele qualquer produto furtado, foi expulso do estabelecimento comercial. “Diversas pessoas que se encontravam no supermercado presenciaram a deprimente cena, acreditando houvesse algum furto naquele momento”, destacou.
A mãe de R. contou que após ouvir o relato do filho dirigiu-se ao supermercado e ouviu do funcionário que “agiu por precaução, visto ser comum a ocorrência de furtos em supermercado praticados por jovens da idade de R.”. A mãe diz que ficou ainda mais “chocada” porque “o funcionário do supermercado ainda teve o disparate de dizer que quando é preto a gente desconfia”.
O Supermercado Assim alegou que R. chegou ao local acompanhado de outro adolescente e que “após longa demora em pesquisar/procurar os produtos que porventura queriam adquirir, um funcionário do supermercado, querendo auxiliá-los, perguntou no que poderia ajudar”. E acrescentou que o garoto “sem qualquer razão indagou ao funcionário se este estava pensando que ele queria furtar alguma coisa no estabelecimento, levantando sozinho a própria blusa e saindo em seguida”.
O responsável pelo supermercado ainda afirmou que por se tratar de um sábado, depois das 19h, não havia muitas pessoas no local.
O MP manifestou que o pedido não devia ser acolhido porque entendeu que o ato ilícito não foi devidamente comprovado. Assim também entendeu o magistrado de 1ª Instância, que indeferiu o pedido de R.
No TJ de Minas Gerais, o relator do caso, desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata ressaltou que não lhe parece crível que “todas as testemunhas – funcionárias – do supermercado, embora não suspeitassem de R., a tudo presenciaram, de forma extremamente idêntica, exatamente no instante da abordagem”.
O decisão salientou que uma única testemunha relatou melhor os fatos “com riqueza de detalhes, informando acerca da revista feita em R. por um funcionário do supermercado e apontando o exato local dos fatos”. Foi observado ainda que “mesmo sendo o supermercado possuidor de câmeras em seu interior que registram a movimentação dos fregueses, essa prova visual não foi produzida nos autos pelo supermercado”.
Com estas observações, entendeu que "a abordagem e a revista sobre um adolescente, menor, desacompanhado do responsável legal e sem a presença de autoridade competente, atenta contra a integridade psíquica e contra a preservação da imagem”. Por isto, condenou o supermercado ao pagamento de reparação por danos morais no valor de R$ 10 mil.
Atuam em nome do autor os advogados Giovani Reis de Oliveira Ferreira e Clarice Maria Cunha. (Proc. nº 0840661-59.2006.8.13.0480 - com informações do TJ-MG)

Enfrentamento a grupos de extermínio é prioridade, diz Maria do Rosário


A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, 
Maria do Rosário, no programa Bom Dia Ministro (Antônio Cruz/Abr)

Brasília - A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta quinta (24) que uma das prioridades da pasta é o enfrentamento a grupos de extermínio no país. Segundo ela, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) está acompanhando e denunciando casos de mortes encomendadas por organizações criminosas.
A ministra destacou o trabalho do CDDPH que ajudou a denunciar um esquema criminoso em Goiás, alvo de uma operaçãoda Polícia Federal na semana passada. "Temos o caso de Goiás, onde foi debelado um grupo de extermínio (do qual faziam parte policiais militares). Estamos priorizando o enfrentamento a esses grupos de extermínio."
Em Goiânia, capital de Goiás, e no interior do Estado, 13 pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha, corrupção, tráfico de influência e ocultação de cadáver após a investigação de pelo menos 40 homicídios. Entre os acusados há policiais militares da região, há suspeitas de que alguns dos assassinatos foram cometidos durante o horário de serviço, e que cenas crimes foram forjadas. Na semana do dia 15, 19 mandatos de prisão foram emitidos, 13 deles na capital.
Maria do Rosário também comentou a denúncia de falsificação do habeas corpus de um dos envolvidos com a morte da missionária, em entrevista depois de participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
"A secretaria fez um documento que será enviado ao juiz do caso, que concedeu o habeas corpus. Essa denúncia precisa ser aferida no âmbito do próprio Poder Judiciário, porque, neste caso, se o habeas corpus de um daqueles que já foi identificado como uma das pessoas envolvidas no crime de Dorothy Stang for ilegal, o juiz precisa examinar isso."

Uma das cartas mais ridículas publicadas pela Zero Hora


Tudo bem que as seções de cartas dos jornais costumem ser um festival de mau gosto e bobagens, mas a seção "Do Leitor" do boletim do PRBS se superou. O iluminado Luis Henrique Lindenmayer escreveu o seguinte:
"Se não gostas do cheiro do cavalo, se não te agrada a fumaça do churrasco, se o grito do gaúcho na beira da praia te incomoda e o som da gaita desagrada a (sic) teu ouvido, te muda, o Brasil é grande e o Rio Grande não é o teu lugar"
Que a pessoa pense uma bobagem dessas é lamentável, mas não temos como evitar. O que me impressionou foi o editor da seção publicar com destaque uma estupidez desse tamanho.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Distritão de Temer estimula figurões e máquinas eleitorais

O chamado "Distritão", defendido pelo Vice-Presidente Michel Temer propõe que, em cada Unidade Federativa, a escolha dos representantes no parlamento será feita a partir da ordem de votação, abandonando a utilização do quociente eleitoral.
Na minha singela opinião, a proposta é um retrocesso. Aprová-la, será reforçar o personalismo dos políticos em detrimento de projetos políticos coletivos. Fala-se muito mal dos partidos, mas a força de uma democracia está vinculada a força desses partidos e às ideias que eles expressam. Grande parte da responsabilidade pelas dificuldades de nosso sistema político está no excessivo personalismo e na tomada das estruturas partidárias pelos detentores de mandatos. O modelo de Temer reforça isso. Reforça, também, as candidaturas de clelebridades e de detentores das máquinas eleitorais, que, por serem mais conhecidos e/ou possuirem uma estrutura mais poderosa, têm mais facilidade em fazer grandes votações.
Ou seja, o modelo de Temer reforça o que há de pior na sistema eleitoral brasileiro: o excesso de personalismo e a prevalência do poder econômico.

Há uma fala do senso comum segundo a qual o eleitor vota nas pessoas. Essa é uma base forte para a defesa do modelo Temer. Porém, cabe lembrar que, passado um mês das eleições, 20% dos eleitores já não lembra em quem votou. Conforme o tempo passa, o percentual dos desmemoriados aumenta. Ou seja, as campanhas personalizadas aumentam o grau de desresponsabilização do eleito com o eleitor. O eleito representa a si mesmo, com procuração da população.
Estudos como os de André Marenco mostram uma coerência partidária na votação do eleitorado. Por isso, por exemplo, é possível projetar o número de cadeiras que um partido fará.
 A proposta de Temer será negativa para o amadurecimento da democracia brasileira e no fortalecimento de projetos articulados e coletivos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ONU alerta para desaparecimento de metade das línguas do mundo

"Torre de Babel". Pintura de Pieter Brueghel (1563)
Na comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, nesta segunda-feira (21/02), as Nações Unidas fazem um alerta sobre o risco do desaparecimento de diversas línguas. Dos cerca de 6 mil idiomas falados no mundo, a metade corre o risco de sumir do mapa, diz a ONU.
De acordo o relatório divulgado na quinta-feira passada pela Unesco em Bonn, na Alemanha, uma língua desaparece a cada duas semanas. Os motivos para isso são diversos, tais como guerras, expulsão e perseguição de povos, bem como migração e mescla de línguas.
Além disso, os novos meios de informação favorecem a influência mundial de algumas línguas, particularmente do inglês. Quando uma língua desaparece, vão com ela patrimônios culturais como poemas, lendas e até mesmo ditados populares e piadas.
Segundo a ONU, 13 línguas regionais ou faladas por minorias estão ameaçadas na Alemanha. Entre elas estão o frísio do norte e o frísio oriental. Mas também o bávaro, o alemânico, o frâncico oriental, o frâncico renano, o frâncico moselano, o baixo saxão, o limburguês ripuario, o sorábio e o iídiche fazem parte da lista.
Igualmente em perigo estão o juto meridional, falado na Alemanha e na Dinamarca, além do romani, falado pelos povos sintos e rom.