segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ONU alerta para desaparecimento de metade das línguas do mundo

"Torre de Babel". Pintura de Pieter Brueghel (1563)
Na comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, nesta segunda-feira (21/02), as Nações Unidas fazem um alerta sobre o risco do desaparecimento de diversas línguas. Dos cerca de 6 mil idiomas falados no mundo, a metade corre o risco de sumir do mapa, diz a ONU.
De acordo o relatório divulgado na quinta-feira passada pela Unesco em Bonn, na Alemanha, uma língua desaparece a cada duas semanas. Os motivos para isso são diversos, tais como guerras, expulsão e perseguição de povos, bem como migração e mescla de línguas.
Além disso, os novos meios de informação favorecem a influência mundial de algumas línguas, particularmente do inglês. Quando uma língua desaparece, vão com ela patrimônios culturais como poemas, lendas e até mesmo ditados populares e piadas.
Segundo a ONU, 13 línguas regionais ou faladas por minorias estão ameaçadas na Alemanha. Entre elas estão o frísio do norte e o frísio oriental. Mas também o bávaro, o alemânico, o frâncico oriental, o frâncico renano, o frâncico moselano, o baixo saxão, o limburguês ripuario, o sorábio e o iídiche fazem parte da lista.
Igualmente em perigo estão o juto meridional, falado na Alemanha e na Dinamarca, além do romani, falado pelos povos sintos e rom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião