sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Guerra do Rio de Janeiro

Definitivamente, segurança pública não é minha área, mas darei minha singela opinião sobre este tema, também.
Afora o monte de lugares comuns sobre a situação do Rio de Janeiro, quem assistiu Tropa de Elite 2 (que teve participação da Globofilme), não pode achar que o que sai nos noticiários seja uma expressão da verdade.
Luiz Eduardo Soares fez uma interessante reflexão sobre o tema.
Leia:
"A crise no Rio e o pastiche midiático

Sempre mantive com jornalistas uma relação de respeito e cooperação. Em alguns casos, o contato profissional evoluiu para amizade. Quando as divergências são muitas e profundas, procuro compreender e buscar bases de um consenso mínimo, para que o diálogo não se inviabilize. Faço-o por ética –supondo que ninguém seja dono da verdade, muito menos eu--, na esperança de que o mesmo procedimento seja adotado pelo interlocutor. Além disso, me esforço por atender aos que me procuram, porque sei que atuam sob pressão, exaustivamente, premidos pelo tempo e por pautas urgentes. A pressa se intensifica nas crises, por motivos óbvios. Costumo dizer que só nós, da segurança pública (em meu caso, quando ocupava posições na área da gestão pública da segurança), os médicos e o pessoal da Defesa Civil, trabalhamos tanto –ou sob tanta pressão-- quanto os jornalistas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Compromisso regra contratação de funcionários na dupla Gre-Nal

Um termo de compromisso operacional assinado pelo MP do RS com a dupla Gre-Nal estabelece condutas na contratação de funcionários para o atendimento de crianças e adolescentes das categorias de base, escolhinhas de futebol e demais programas desenvolvidos pelos clubes. O documento foi assinado essa semana com o Sport Club Internacional e já havia sido firmado anteriormente com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
 Pelo acordo, quando da contratação de qualquer funcionário ou empregado para o atendimento de jovens que estiverem sob suas responsabilidades, Grêmio e Internacional deverão exigir folha corrida de antecedentes policiais e judiciais do candidato à vaga e não contratá-lo no caso de haver registro de ilícitos contra crianças e adolescentes.
 Deverão, também, fazer uma avaliação do perfil do candidato. Em caso de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra atletas sob suas responsabilidades, deverão comunicar imediatamente ao Conselho Tutelar e MP-RS.
 A dupla Gre-Nal também terá que manter em seus quadros uma equipe interdisciplinar constituída por psicólogos e assistentes sociais, destinada à orientação e atendimento dos atletas.
 O documento assinado prevê que o MP-RS, ao receber qualquer comunicado dos clubes, instaurará procedimento próprio e investigará a situação denunciada, visando à proteção da criança ou adolescente. (Com informações do MP-RS)
De: Espaço Vital

Mais uma condenação por assédio moral


Este sorriso é enganador
Lista de "empregados bigorna" gera reparação

(25.11.10)
Uma atendente de telemarketing postulou reparação por danos morais, pelo fato de ter sido exposta a situação vexatória e humilhante perante seus colegas nas empresas Brasilcenter Comunicações e Embratel. O juiz Agnaldo Amado Filho, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora (MG), foi quem atuou no caso.
 
Ficou comprovado que o supervisor da equipe tinha o hábito de divulgar, de forma inadequada, os maus resultados alcançados por certos empregados, dentre os quais a reclamante.
 
Ela relatou que o supervisor enviava, diariamente, para os componentes da equipe, e-mails contendo as relações de empregados que cumpriam ou não as metas estipuladas. Examinando as mensagens contidas nesses e-mails, juntadas ao processo, o juiz verificou que o supervisor usava o termo “bigornas” para caracterizar os empregados que não cumpriram as metas, ou seja, os que puxavam a equipe para baixo.
 
Bigorna é um utensílio de ferro sobre o qual se malha ou bate metais. O termo simboliza grande dificuldade.
 
Como a reclamante sempre figurava na lista dos “bigornas”, tornou-se uma vítima constante das mensagens ofensivas. Esses fatos foram confirmados por todas as testemunhas, inclusive as indicadas pelas empresas reclamadas.
 
Em sua sentença, o magistrado define assédio moral como o “terror psicológico exercido pelo empregador, consistente em atos reiterados e sucessivos, buscando minar a resistência do empregado, através de investidas contra sua dignidade e honradez, almejando a obtenção de resultados vantajosos à política empresarial”.
 
Diante desse quadro, ficou determinado que as empresas reclamadas devem responder igualmente pela obrigação de pagar à trabalhadora uma indenização por danos morais, fixada em R$ 5.000,00, além de parcelas decorrentes de diferença salarial, deferidas na sentença. O TRT mineiro confirmou o valor da condenação.
 
Atua em nome da autora o advogado Sandro Alves Tavares. (Proc. nº 00749-2009-037-03-00-3 - com informações do TJ-MG e da redação do Espaço Vital)

Tarso anuncia secretários

Tarso vai concluindo o secretariado. Minha ideia de que seriam poucos os  petistas com mandato ou pretensão eleitoral no secretariado estava errada. A vida é assim. Não posso acertar sempre.


Após várias reuniões com os partidos que vão compor a coalizão, o governador eleito do Estado anunciou nesta quarta (24), no Centro de Treinamento da Procergs, onde ocorre a transição, novos nomes para compor o primeiro escalão do Governo. Tarso Genro comunicará os secretários que ainda faltam após o retorno de suas férias, que ocorrerão de 26 de novembro a 02 de dezembro.
“Eu e o vice-governador Beto Grill estamos satisfeitos por estarmos anunciando a integração do PDT no nosso governo”, declarou Tarso Genro ao saudar a participação dos pedetistas no governo. “Estamos com provavelmente 80% do secretariado completo”, afirmou Tarso.
Confira os treze novos integrantes do governo Tarso, anunciados nesta quarta:

Secretaria da Saúde

Ciro Simoni (PDT) – Natural de Osório, Ciro Simoni, 59 anos, é formado em Medicina pela UFRGS, com especialização em Radiologia. Foi eleito prefeito de Osório em 1988 e chegou à Assembléia Legislativa em 1994. Atualmente, exerce o seu quarto mandato como deputado estadual, tendo sido reeleito este ano.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Fabiano Pereira (PT) – Antes de ser eleito deputado estadual, em 2002, foi vereador e secretário da Saúde em sua cidade natal, Santa Maria. Em 2007, assumiu seu segundo mandato na Assembleia Legislativa gaúcha. Presidiu a CPI do Detran e lidera há oito anos a Jornada Estadual Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem 37 anos.
Assessoria Superior do Governador – Coordenador Geral
Flavio Koutzii (PT) – Eleito vereador de Porto Alegre em 1988, Koutzii chegou à Assembleia Legislativa em 1990. Até 1998, comandou a bancada petista e foi um dos líderes da oposição na Casa. Assumiu no ano seguinte a chefia da Casa Civil do governo Olívio Dutra, cargo que ocupou até 2002, quando foi reeleito deputado estadual. Coordenou o Conselho Político durante a campanha de Tarso Genro este ano.
Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
Ivar Pavan (PT) – Foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa do RS pelo PT. Foi deputado estadual por quatro mandatos, líder de bancada e líder do governo Olívio Dutra. Agricultor, 59 anos, mantém suas atividades rurais em Aratiba, no Norte gaúcho, onde nasceu. Militou em diversos movimentos sociais e ajudou a criar vários deles, como a CUT. É ligado à agricultura familiar.
Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Jorge Guimarães (sem filiação partidária) – Médico veterinário com doutorado em Ciências Biológicas, é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A convite do então ministro da Educação, Tarso Genro, assumiu a presidência da Capes em 2004, cargo que ocupa até hoje. Foi também diretor científico do CNPQ. Natural de Campos (RJ), tem 71 anos, sendo mais de 50 dedicados à ciência brasileira.
Secretaria de Educação
José Clóvis de Azevedo (PT) – Natural de São Sebastião do Caí, formou-se em História e lecionou na rede pública nas décadas de 70 e 80. Foi secretário-geral do CPERS, e em 1997 assumiu como titular Secretaria de Educação de Porto Alegre. Coordenou o grupo responsável por criar e estruturar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e foi seu primeiro reitor. Atualmente, Azevedo, 65 anos, é professor e coordenador de pesquisa e pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA.
Secretaria do Meio Ambiente
Jussara Cony (PC do B)– Deputada estadual por quatro mandatos (1991 a 2006), é farmacêutica e funcionária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Comandou o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, de 2007 a 2010. Nascida em Cacequi, tem 68 anos de idade.
Secretaria de Obras e Irrigação
Luiz Carlos Busato (PTB) – Arquiteto pós-graduado em Urbanismo, 62 anos, é natural de Caçador, Santa Catarina. Foi reeleito este ano para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2004, elegeu-se vereador por Canoas, e comandou a secretaria de Planejamento Urbano da cidade. Atuou por 15 anos na construção civil na cidade metropolitana.
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Luiz Fernando Mainardi (PT) - Foi vereador por duas legislaturas em Bagé, deputado federal de 1995 a 2000 e prefeito de Bagé de 2001 a 2008. É autor da emenda que incluiu o Programa de Fruticultura da Metade Sul no orçamento da União e propôs o Pronasci Abigeato. Foi coordenador do movimento que resultou na criação da Universidade do
Pampa. Mainardi, 49 anos, é natural de Sobradinho (RS) e foi eleito deputado estadual no pleito deste ano.
Secretaria da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano
Marcel Frison (PT) – Atual secretário de Planejamento de São Leopoldo, é o responsável pela captação de recursos e pela implantação dos projetos do PAC na cidade. Frison, 46 anos, participou das equipes das últimas quatro campanhas petistas ao governo do Estado e foi membro da coordenação nacional de Programa de Governo na campanha de Lula, em 2002. Foi chefe de gabinete do Ministério da Pesca e é o atual vice-presidente estadual do PT. Nasceu em Sapucaia do Sul.
Secretaria das Mulheres
Márcia Santana (PT) – Ligada ao movimento feminista, é assistente social e chefe de gabinete da deputada federal Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado. É natural de Porto Alegre e tem 33 anos.
Secretaria de Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa
Maurício Dziedricki (PTB) – Vereador mais votado de Porto Alegre na eleição 2008, o advogado Dziedricki tem 31 anos e é natural de Curitiba. Entre março de 2006 e abril de 2010, licenciado da Câmara, comandou a Secretária Municipal de Obras e Viação. Está em seu segundo mandato como vereador da Capital.
Chefia de Gabinete
Vinícius Wu (PT) – Historiador, será o chefe de Gabinete de Tarso Genro após ter sido seu assessor durante a campanha eleitoral. O carioca de 30 anos foi Assessor Especial do Ministro da Justiça, Chefe de Gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi membro do Conselho
Nacional de Juventude da Presidência da República.
Secretários já confirmados
Abgail Pereira – Turismo
Arno Augustin – Fazenda
Beto Albuquerque – Infraestrutura e Logística
Carlos Pestana – Casa Civil
Estilac Xavier – Secretaria Geral de Governo
João Motta – Planejamento, Gestão e Participação Cidadã
Luís Augusto Lara – Trabalho e Desenvolvimento Social
Luiz Antônio de Assis Brasil – Cultura
Marcelo Danéris – Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento
Econômico e Social
Mauro Knijnik – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento
De: RS13

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hoje seria aniversário de Freddie Mercury

Margaret Mead: das tribos primitivas à revolução sexual feminina

margaret meadDe: Obvious
Quem iria imaginar que uma das maiores influências para a revolução sexual feminina estava escondida nas pacatas tribos primitivas do Pacífico Sul? O dedo pode ser apontado a Margaret Mead, uma aventureira cujos estudos antropológicos, na primeira metade do século passado, iriam minar a idílica imagem da família tradicional do Ocidente.
Nascida em 1901, nos EUA, a vida atribulada de Mead passou por três casamentos, seguidos dos respectivos divórcios, e por dois casos amorosos com mulheres. Para uma sociedade americana que até aos anos 60 do século passado era bastante conservadora, a sua vida privada constituía um verdadeiro escândalo.
Mas desde cedo Mead se revelou uma rapariga incomum. Não só se apaixonou pela antropologia, como decidiu, aos 22 anos, ir viver para a Samoa Americana (no Pacífico Sul), para aí realizar vários estudos de campo. Não foi de admirar que muitos homens se interrogassem sobre o que fazia uma jovem mulher branca no meio de uma horda de bárbaros, em vez de estar em casa a cozinhar para o marido.
A resposta cai como um relâmpago em 1928, quando a antropóloga regressa ao Ocidente para escrever um dos mais polémicos (e vendidos) livros da época: Adolescência, sexo e cultura em Samoa.
Na sua obra revolucionária, a antropóloga faz tiro ao alvo com a ideia preconcebida de que os problemas que nos angustiam na juventude se devem à natureza da adolescência. Ao analisar algumas aldeias tribais, constata, com grande espanto, que a passagem da infância à adolescência era aí feita com absoluta tranquilidade, sem traços da angústia ou confusão tão típicas no Ocidente. Conclusão: esqueçam as borbulhas na cara, afinal os problemas da adolescência tinham uma origem nas exigências e expectativas culturais da sociedade.

Gasto Público com Educação


Na última reportagem de Luciano Máximo (Valor, 03/11/2010) sobre o Estado Atual do Financiamento da Educação no Brasil, ele focaliza o gasto público na educação. O investimento na educação básica ainda precisa crescer muito mais no país. O gasto público com educação no Brasil como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) cresceu de 4,7% para 5% entre 2008 e 2009, de acordo com novo levantamento do Ministério da Educação (MEC). O ministro Fernando Haddad destaca que o investimento no setor teve alta mais forte no nível básico (de 4% para 4,3% do PIB), enquanto foi registrada estagnação no ensino superior (0,7% do PIB).
Com base nesses números, o MEC atualizou o cálculo de 2009 do gasto público direto por estudante, que ficou em R$ 3.353 na média de todos os ciclos de aprendizado, valor que representa alta de 7,3% sobre os R$ 3.124 verificados em 2008. Na educação básica, o custo-aluno subiu 7,4%, no mesmo período, de R$ 2.746 para R$ 2.948. O gasto individual no nível universitário teve expansão bem mais modesta, de 0,3%, passando de R$ 15.399 para R$ 15.452, na comparação entre 2008 e 2009, segundo dados oficiais mais recentes.

Greve Geral em Portugal

A Greve Geral está a ser um grande sucesso, com grandes paralisações em muitos sectores. Na os transportes, hospitais e serviços municipalizados as percentagens são elevadas. A Autoeuropa está completamente parada.
Camiões de transporte de lixo no parque dos Olivais em Lisboa - Foto de Ricardo Robles
 
Percentagens de paralisação segundo a CGTP:
Soflusa - 100%
CNE Cimentos Nacionais e Estrangeiros - 100%
Câmaras:
Vila Nova de Famalicão – 100%
Portalegre – 100%
Palmela 100%
Gavião – 100%
Loures – 100%
Avis - 100 %
Coimbra - 100 %
Guimarães – 100%
Coimbra – 100%
Almada - 100 %
Loulé - 100%
Hospitais e outros serviços de saúde:
Universidade de Coimbra – 100%
Pombal – 100%
Peniche – 100%
Instituto de Oncologia de Coimbra – 100%
Capuchos – 100%
Misericórdia de campo maior – 100%
Lar Alcântara Botelho - 100%
Outras empresas:
Isporeco - 100%
EDP - Distribuição energia, sa - 100%
Visteon portuguesa, lda - 100 %
Saint-gobain sekurit portugal s.a -100%
Portucel embalagem sa - 100%
Amorim revestimentos sa - 100 %
Rodoviária entre Douro e Minho - 100%
Imprensa Nacional Casa da Moeda - 100%
Aeroporto de Lisboa - 100%

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O pênis de Berlusconi

Andreas Solaro/AFPBerlusconi devolve pênis ao deus Marte na Itália

Primeiro-ministro fez restauração polêmica e também implantou braço na deusa Vênus
Andreas Solaro/AFP
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, cansado de passar pela estátua de Marte sem pênis e a de Vênus sem braço, no Palácio Chigi, resolveu devolver os membros perdidos às esculturas. Segundo publicou nesta quinta-feira (18) o jornal La Reppublica, a reinstalação vai contra as regras do patrimônio histórico.
O grupo de estátuas de mármore, instalado desde fevereiro no pórtico de honra do Palazzo Chigi, ainda recebeu outro tratamento pouco usual: um fundo azul kitsch, escolha do arquiteto pessoal de Berlusconi, Mario Catalano.
As peças do ano 175 d.C. (depois de Cristo), encontradas em 1918 em Ostia, perto de Roma, pesam 1,4 tonelada e medem 2,28 m de altura. As esculturas representam o deus da guerra, Marte, com os traços do imperador Marcos Aurélio, e a deusa do amor, Vênus, com os de sua mulher, Faustina.
A transferência da obra do Museu Romano das Termas de Diocleciano para o palácio onde trabalha Berlusconi criou polêmica. A intervenção "estética", pedida expressamente por Berlusconi, também causa controvérsia, já que vai contra as rígidas regras de restauração de obras de arte.
Berlusconi queria obras completas
De acordo com as regras do patrimônio histórico, os trabalhos de restauração não devem enganar o espectador e mostrar a diferença entre o que é verdadeiramente original e o que foi restaurado.
Segundo o La Reppublica, Berlusconi não se conformava com as regras. Ele levantou o questionamento ao seu arquiteto particular quando viu as estátuas, segundo o jornal.
- Por que as esculturas na China têm um aspecto novo, enquanto que as nossas faltam braços e cabeças?
A oposição questionou a "restauração" pedida por Berlusconi, sobretudo após o recente desmoronamento da Casa dos Gladiadores, na cidade de Pompeia, que tinha quase 2.000 anos.
De R7

PRBS no centro do mundo

Os órgãos de divulgação do PRBS amanheceram manchetando a si próprios. Depois de um ano e meio da campanha "Crack nem Pensar", fundaram o Instituto Crack nem Pensar. A fundação do tal instituto é apresentada como um dos resultados da campanha. Ou seja, a campanha do PRBS resultou na fundação de mais uma ONG dirigida...pelo PRBS.
Não está em questão o necessário combate ao crack, mas o modo como o PRBS, com o seu proverbial senso de oportunidade, aproveitou-se de um clamor da sociedade para fazer propaganda de si mesmo.
O maior alcance de ações de segurança e políticas públicas contra o crack e a criminaldiade a ele associadas também são atribuídas à campanha do PRBS.
Não gosto do PRBS, mas serei generoso: aceito que eles chamem para si o aumento no combate ao crack e à violência, se eles reconhecerem a sua incompetência no combate à violência no trânsito, que foi a campanha anterior, absolutamente fracassada.

Autoridade do Irã cogita suspensão de pena de morte a Sakineh

O diretor do Conselho de Direitos Humanos do Irã, Mohamad Javad Larijani, declarou na noite desta segunda-feira (22) que há "boas opções" de se suspender a pena de morte imposta a Sakineh Mohammadi Ashtiani, mulher acusada de assassinato e adultério, que corre risco de ser apedrejada.
- O Conselho de Direitos Humanos do Irã contribuiu em grande medida para reduzir sua sentença. Acho que agora existe uma boa chance para que sua vida seja salva.
Larijani é parente direto do chefe do Poder Judiciário do Irã, Sadeq Larijani, e do presidente do Parlamento, Ali Larijani.
Em declarações exclusivas à televisão estatal em inglês PressTV, o responsável iraniano criticou os Estados Unidos e voltou a comprar o caso de Sakineh com o da americana Teresa Lewis, morta em setembro passado nos EUA após ser acusada de assassinar o marido.
- Nos Estados Unidos, uma mulher que mata seu marido com a ajuda de seu antigo amante, inclusive sofrendo de desordem mental, é condenada à pena de morte e executada. A mesma situação ocorre no Irã. A mulher é igualmente condenada à morte, mas seu caso ainda está pendente de revisão.
De: R7

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carta "psicografada" não pode ser considerada como prova



(22.11.10)Por Paulo Bento Bandarra,médico.

Sócrates foi processado na democrática Atenas dentro do processo legal. O “pai da filosofia” foi acusado de corromper a juventude ateniense e desrespeitar os deuses da cidade.  Os principais cidadãos de Atenas uniram-se para acusar Sócrates. Lícon representava os oradores. Meleto, os poetas. E Ânito, os artesãos e líderes políticos. O júri, formado por 500 pessoas sorteadas entre a população ateniense, um número imenso de jurados, condenou Sócrates à morte: 280 a 220 votos. Quem eram estes deuses que a justiça e a população desejavam defender? Quem sabe? Quem crê neles hoje em dia?
 Quando da invasão persa na Grécia, por Xerxes, Leônidas, o rei de Esparta, marchou para detê-los no desfiladeiro das Termópilas junto apenas de seus trezentos compatriotas. Motivo: era dia de festejos em homenagens aos deuses e não ficaria bem aos atenienses deixarem suas obrigações religiosas para enfrentar a invasão! Leônidas pereceu junto com seus bravos para ganhar este tempo religioso.
Jesus foi processado e condenando dentro da lei e do rito judaico na época por blasfêmia. Por mais que queiram enxergar uma injustiça no julgamento, ele foi baseado na liturgia e nas leis da época, não foi um crime arbitrário e desmotivado. Era a pena para quem desrespeitasse o Templo, as autoridades religiosas judaicas, blasfemasse e ainda por cima se declarasse Rei dos Judeus! Coisa que Ele nunca negou! Milhares foram crucificados naqueles tempos. Não foi uma exceção. Por muito menos, ou por nada mesmo, a inquisição e a história do cristianismo conta aos milhares os inocentes torturados, queimados vivos ou mortos por vários meios e suplícios em Seu nome.  Nos tempos atuais um pastor da Igreja Universal teve que se evadir do país, por ter chutado uma estátua de gesso na televisão, para fugir da justiça.
 Uma grande parte do levante islâmico no Oriente se deve motivado por aqueles povos que não aceitam mais que a justiça seja baseada em preceitos cristão e muito menos laica.
 Estes três episódios acima me vêm à mente ao ler o artigo Direito e espiritismo, de 17.11.10, da Dra. Maria Francisca Carneiro, advogada (OAB/PR n. 22.952), doutora em Direito e pós-doutora em Filosofia. Parece-me que antes do Estado ser laico, devemos aceitar que não existe uma religião verdadeira que possa suprimir, dentro do mesmo Estado (ou em todo o mundo), as outras religiões, e ainda aqueles que, por liberdade de pensamento e consciência, não adotam nenhuma. Conquista histórica conseguida a duras penas pela Revolução Inglesa do século XVII, na Revolução Americana no século XVIII, liderada pelos puritanos, fugidos da Europa pela perseguição religiosa e, finalmente, pela Revolução Francesa e a sua imortal Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão!
 
Creio que o assunto aventado pela doutora se mostra inadequado ao querer que o direito possa passar a ser subordinado ao gosto e a religião do julgador e não pelas provas científicas e os testemunhos verificáveis e presentes na sessão de julgamento. E, claramente, o alegado espírito que teria dado o “seu testemunho” não se fará presente para todos verem e ser visto. Ser interrogado pelas partes. Assim como não se pode usar o médium tanto quanto o Pai de Santo, o Bispo, o Pastor, o Imã ou o Rabino pela sua opinião religiosa.
 
Aceitar a psicografia como prova e não peça ficcional não faz sentido, pois padrões de letras podem ser falsificados. Para tanto a perícia grafológica. E é muito interessante que os testemunhos psicografados na nossa história jurídica tenham sido todos da defesa negando culpa em assassinatos. Não existe, na história do espiritismo, a indicação do real assassino ou das provas que foram descartadas ou escondidas. Não são indicados pelos médiuns serial killers, pedófilos, assassinos de crianças, facínoras cruéis. Assim como não existe a localização de vítimas por este método, da arma do crime descartada ou das provas que poderiam esclarecer os fatos, segredos do cofre ou documentos perdidos, muitas vezes livrando inocentes.
 O que é coerente com o fato de que almas penadas, mesmo tendo sido maltratadas e mortas, nunca apareceram para nos mostrar onde se encontraram os sítios arqueológicos em que foram sacrificadas, tumbas de múmias, cidades perdidas ou templos no meio das florestas. Não podemos considerar que a volta de oráculos, adivinhos ou pitonisas no Tribunal do Júri seja um avanço nos dias de hoje com tantos avanços tecnológicos e filosóficos no direito!

Ateus e usuários de drogas são os mais odiados pelos Brasileiros

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo constatou que, das pessoas consultadas, 17% afirmaram ter repulsa/ódio aos descrentes em Deus, 25% declararam antipatia e 29%, indiferença.
No item antipatia, os usuários de drogas aparecem com um ponto percentual a menos (24%). 
À pergunta sobre quais as pessoas que menos gostam de encontrar, 35% responderam que são os usuários de drogas, seguidos pelos descrentes em Deus (26%) e ex-presidiários (21%).
O elevado grau de repulsa aos dependentes químicos, na pesquisa, não chega a surpreender porque são considerados pelo senso comum como geradores de problemas, na família e na sociedade, e, por isso, estão na pauta da mídia.
A repulsa aos ateus surpreende porque, em contraposição aos usuários de drogas, eles não causam problemas, são discretos e não existem para a imprensa.
As possíveis explicações para a rejeição passam pelo fato de os ateus continuarem sendo visto como pessoas não confiáveis, embora nos últimos anos tenha se ampliado o discurso pela tolerância, religiosa ou não. 
Publicado no UOL
Acrescento eu, modestamente: por que tanto ódio? Santo Agostinho dizia "Odiai o pecado, amai o pecador". Não tenho medo da ira de Deus, mas tenho medo do ódio dos seres humanos. Este é realmente destrutivo.

5ª Mostra cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Clique na imagem para maiores informações.

Cem anos da Revolta da Chibata

Fazem cem anos da revolta de marinheiros contra a opressão e os castigos físicos na Marinha Brasileira. Herança do tempo da escravidão, os castigos corporais atingiam, principalmente os negros de baixa patente.
A música de João Bosco e Aldir Blanc ficam como um documento notável desse episódio. A interpretação da fantástica Elis Regina é de arrepiar.
Glória a todas as lutas inglórias!

Nem Pilatos, nem avestruzes

Princípios são princípios: se calhar de os piores safados estarem defendendo valores corretos, mesmo que com má fé e calculismo, ainda assim não podemos deixar de nos colocar ao lado da civilização, quando a alternativa é a barbárie.

Então, estão certíssimos os 80 países que aprovaram, na ONU, a resolução do Canadá condenando as sucessivas, grotescas e intermináveis violações dos direitos humanos por parte do estado teocrático iraniano.
E erradíssimo o Brasil ao se omitir, repetindo Pilatos.
Pois o Irã aplica uma justiça medieval que não tem mais lugar no século XXI, executa inocentes após julgamentos farsescos, apedreja mulheres, tortura, mutila, barbariza. Nenhum revolucionário pode, seja lá com qual justificativa for, em circunstância nenhuma, jamais, compactuar com tais atos!
Existimos para conduzir a humanidade a um estágio superior de civilização, não para enfiar a cabeça na areia enquanto déspotas ensandecidos impõem a seu povo o mais retrógrado e repulsivo fanatismo religioso.