sábado, 15 de outubro de 2011

Urban Sketchers - O mundo de desenho em desenho

A Urban Sketchers (USK) é uma organização não lucrativa dedicada à divulgação dos desenhos e ilustrações locais, promovendo a sua prática e conectando pessoas em todo o mundo. O desenho que abre esta postagem, por exemplo, é do americano Tommy Kane em viagem por Nice na França.
O manifesto da organização declara que seus adeptos devem desenhar à partir da observação direta e contar a história de seus ambientes ou de lugares que visitaram. O lema da Urban Sketchers é simples: "Veja o mundo de desenho em desenho".

A USK foi criada pelo ilustrador espanhol Gabriel Campanario. Ele criou um grupo no flickr em novembro de 2007 para desenhos urbanos que foi ampliado, um ano depois, para um blog onde correspondentes se comprometem a postar em uma base regular e também compartilhar suas histórias através dos desenhos. A Urban Sketchers já está bem representada no Brasil e segundo declaração dos organizadores: "procura por arquitetos, ilustradores, designers gráficos, web designers, pintores e educadores que compartilhem a mesma paixão pelo desenho de observação das cidades e das cenas urbanas".

Em pouco tempo o blog e o grupo do flickr tornaram-se muito populares. Milhares de pessoas visitam diariamente as páginas que têm sido muito divulgadas em revistas e jornais. Recomendo visitar as principais páginas da organização USK, clicando nas imagens abaixo:
Urban Sketchers Brasil

Urban Sketchers Espanha

Urban Sketchers Israel

Urban Sketchers Indonesia

 Urban Sketchers Australia
 
 
 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Marisa Monte inicia pré-venda online de novo álbum

Começou, nesta sexta-feira (14), a pré-venda do novo álbum de Marisa Monte. O disco está disponível em diversas lojas na internet, listadas no site oficial da cantora. O trabalho será lançado oficialmente no dia 31 de outubro.
Capa e listagem das músicas do álbum “O Que Você Quer Saber de Verdade”, de Marisa Monte
“O Que Você Quer Saber de Verdade” é o primeiro álbum de Marisa Monte desde “Universo ao meu Redor”, de 2006. O disco conta com 14 músicas, como a faixa-título, “Descalço no Parque”, “Bem Aqui”, “Seja Feliz” e “Ainda Bem”, parceria entre Marisa Monte e Arnaldo Antunes que conta com a participação de Lucio Maia, Pupillo e Dengue (integrantes da Nação Zumbi). O clipe da canção já foi divulgado e tem a presença do lutador de MMA Anderson Silva. Veja abaixo deste texto.
A maior parte das gravações aconteceu no Rio de Janeiro em um período de cerca de seis meses. “Durante esse tempo, eu passei por São Paulo, Nova York e Los Angeles. Levei sempre comigo o HD do projeto e fui gravando com músicos locais. Apenas uma canção foi gravada em Buenos Aires”, disse Marisa Monte em comunicado.
O disco foi mixado em maio, em Nova York, em grande parte com Mario Caldato e com o produtor e engenheiro de som Patrick Dillett, que trabalhou com Marisa em “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” (2001), e já assinou trabalhos de Bebel Gilberto, David Byrne, Mary J. Blige e Arto Lindsay, entre outros.
Por meio de um questionário em seu site, Marisa adiantou que o cantor norte-americano Devendra Banhart não participará de seu novo trabalho. “Acho que você deve estar perguntando porque acabei de gravar com ele e com o Rodrigo Amarante a faixa ‘Nu Com a Minha Música’, do Caetano Veloso, para o projeto “Red Hot&Rio2″. Que, aliás, já saiu no Brasil e eu recomendo”, escreveu ela.
Em agosto, durante o festival Telefônica Sonidos 2011 em São Paulo, Marisa Monte dividiu o palco com a cantora Julieta Venegas, que nasceu nos Estados Unidos e foi criada no México.
De: Correio do Brasil

Atriz iraniana condenada a receber 90 chicotadas

Marzieh Vafahmer (foto) participou seu usar o véu obrigatório do filme "My Tehran for Sale"  (Minha Teerã à venda), que critica as políticas linha-dura da república islâmica radical.

A atriz iraniana  Marzieh Vafahmer foi condenada a sofrer um ano de prisão e a sofrer o suplício de 90 chicotadas por participar de um filme. Os produtores australianos de um filme crítico ao governo do Irã expressaram ontem (12) sua consternação.
A sentença contra Marzieh Vafahmer foi divulgada ontem no saite Kalameh.com , opositor do regime, mas ainda não foi confirmada por uma declaração oficial do governo. O saite afirma que Marzieh está presa dede julho, e que seus advogados recorreram da sentença.
"My Tehran for Sale" (Minha Teerã à venda) foi filmado na capital iraniana e critica as políticas linha-dura da república islâmica radical, ao contar a história de uma jovem atriz proibida de trabalhar no palco pelas autoridades. A produção flagra a vida dupla de uma geração de jovens iranianos, que obedecem às imposições do regime mas criam uma cultura subversiva de inspiração ocidental em festas e encontros clandestinos.
O filme foi produzido pela empresa australiana Cyan Films e dirigido pelo também poeta Granaz Moussavi, iraniano de nascimento, mas que obteve a cidadania  australiana.  Em 2009, o filme estreou no Festival de Cinema de Adelaide, na Austrália, mas se encontra proibido no Irã.
Ontem os produtores Julie Ryan e Kate Croser disseram que estavam "profundamente tristes e
chocados" pelas notícias sobre a sentença.
Embora desconheçam as acusações específicas contra a atriz, os produtores acreditam que estão relacionadas às cenas em que Marzieh aparece sem o véu – obrigatório no país. De acordo com os produtores, a Cyan Films trabalhou em colaboração com uma produtora iraniana e obteve todas as autorizações necessárias do governo.
Sentenças de flagelação são comuns no Irã, mas muitas não chegam a ser executadas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ayres Britto nega liminar a Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi

Ustra (E), pede um direito que Merlino não teve
O ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, negou liminar pedida pelo coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que pretendia suspender ação de indenização por danos morais movida em São Paulo por familiares do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino. O militar é acusado de ter chefiado sessões de tortura quando comandou o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI/Codi).
Merlino militava no POC (Partido Operário Comunista) quando foi preso em julho de 1971. Depoimentos prestados na ação de indenização por seis presos políticos da ditadura militar (1964-1985) reforçam a tese de que o jornalista foi torturado e morto quando estava sob custódia daquele órgão da repressão em São Paulo.
Ustra alega que a ação de indenização fere o espírito da lei de anistia, pois entende que houve perdão recíproco. Sua defesa argumenta que, “de forma oblíqua”, os autores da ação pretendem obter “sentença civil com efeitos de condenação criminal por supostos crimes de tortura que hoje estão cobertos pela anistia”.
Paulo Esteves e Salo Kibrit, advogados de Ustra, entraram com reclamação no STF contra atos da juíza Amanda Eiko Sato, da 20ª Vara Cível do Forum Central da Comarca de São Paulo, e do desembargador Luiz Antônio Silva Costa, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que permitiram o processamento da ação de indenização.
Ustra alega que a ação de indenização viola o julgamento da ADPF 153 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), quando o STF reconheceu a constitucionalidade da lei de anistia. Afirma que “se não há crime, não há como condená-lo ao pagamento de indenização, muito menos declarar que praticou algum crime naquele período”.
Ayres Britto pediu informações à juíza e ao desembargador do TJ-SP e acolheu manifestação das interessadas Angela Maria Mendes de Almeida e Regina Maria Merlino Dias de Almeida. Elas defendem a improcedência da reclamação de Ustra, com fundamento na independência das instâncias cível e penal.
O ministro também não viu  identidade entre a ação de indenização e a decisão do STF. Para o relator, a lei de anistia não trata da responsabilidade civil por atos praticados no “período de exceção”. Ou seja, a extinção de punição na esfera penal não implica a imediata exclusão do ilícito civil. Ayres Britto negou seguimento à reclamação de Ustra. Cabe recurso da decisão.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CQC mente contra Zé Dirceu. E quanto ao resto?

No primeiro programa em que Rafinha Bastos não estava na bancada, o CQC apresentou matéria feita no lançamento do livro do Zé Dirceu.
CQC pode pensar o que quiser do Zé Dirceu, mas é inaceitável a desonestidade do programa. Em mais de uma das pegadinhas tão comuns no programa, Rafael Cortez cita uma frase atribuída a Zé Dirceu, pra ver se os presentes acertam a autoria. O problema, é que a frase nunca não foi dita por Zé Dirceu. Opinião é uma coisa, mentira é outra. Se o CQC e a BAND têm opinião contrária ao Zé Dirceu, que expressem-na, mas não mintam. Pra piorar, a tal declaração contra a liberdade de imprensa já havia sido devidamente respondida e caracterizada como MENTIRA. A BAND "esqueceu" disso e veiculou a mentira como notícia, tudo para o bem do programa e seus ricos patrocinadores. Quem sabe o CQC não muda o nome pra "Topa tudo por dinheiro"?
Assista os vídeos abaixo e tire suas conclusões.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Câmara do Rio aprova cargo de professor de relligião!!!!

O Rio de Janeiro consegue produzir coisas deveras impressionantes e disparatadas. Coisas que vão de  Leila Diniz a Jair Bolsonaro. Agora, aquele ser iluminado que é o Eduardo Paes enviou e a Câmara Municipal aprovou projeto que cria 600 cargos de professores de ensino Religioso.
Não acompanhei direito como ficou o Ensino Rleigioso. Pelo que sei, não é obrigatório e é ministrado fora das 800 horas necessárias para o ano letivo. O parecer do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro, aliás, coloca o assunto de modo muito adequado.
Mas acriação de cargos para ministrar o Ensino Religioso é um abuso! A descrição das "responsabilidades genéricas" dos profissionais é absolutamente anti-republicana. Entre outras bobagens, um das responsabiliadades é "inteirar-se do Conteúdo Programático do Ensino Religioso a partir das orientações emanadas da respectiva Autoridade Religiosa". Peraí! As tais autoridades religiosas não podem interferir nas orientações e diretrizes emanadas do Estado.
O projeto todo é um acinte ao estado laico. Os pastores e outras "autoridades religiosas" não escondem que o ensino religioso será uma plataforma para difusão do criacionismo, por exemplo.
Respeito as pessoas que têm religião. Respeito tanto, que nem penso em ir dar aula em uma Igreja e dizer o que penso sobre a fé que cultivam com tanto fervor. É um direito das pessoas exercerem sua fé sem a presença de um chato de fora da igreja. Eu não me meto em igreja, as igrejas não deveriam se meter nas escolas.

domingo, 9 de outubro de 2011

Aniversário de Lennon é comemorado com exposições de desenhos

Uma exposição de desenhos e gravuras feitos pelo ex-Beatle John Lennon (1940-1980) começou a celebrar a partir desta sexta-feira (7), em Nova York o aniversário do nascimento do músico, que completaria 71 anos neste domingo (9). Com o título Gimme Some Truth, a mostra acolhe uma centena de obras sobre papel, entre as quais há várias com teor erótico, disse a Agência Efe uma assessora da Legacy Productions, entidade que organiza a exposição junto com a viúva de Lennon, Yoko Ono.
"Alguns dos desenhos pertencem a uma coleção que Lennon realizou por conta de seu casamento com Ono, e foram questionados por seu conteúdo erótico, embora nos dias de hoje, já não sejam polêmicos", disse a Agência Efe uma das responsáveis pela organização, Madeleine Schwartz. A exposição, cujo título homenageia uma das canções do álbum Imagine (1971) de Lennon, permanecerá até o dia 10 de outubro em um prédio do bairro de Soho.
Todas as obras estão à venda por um preço entre US$ 200 e US$ 20 mil, mas os que somente desejam ver a obra, podem fazer isso de forma gratuita ou em troca de um donativo de US$ 2, que será destinado à organização beneficente Citymeals-on-Wheels, dedicada a fornecer alimentos a idosos de Nova York, informou a organização. Embora seu lado artístico seja menos conhecido que o musical, Lennon se formou como artista plástico: antes se transformar em um Beatle, iniciou estudos de belas artes na escola de arte e desenho de Liverpool (Inglaterra), sua cidade natal.
O ex-Beatle nasceu no dia 9 de outubro de 1940 e morreu em 8 de dezembro de 1980 na frente da sua casa, no edifício Dakota, situado em frente ao Central Park, após receber oito tiros de Mark David Champan, que ainda cumpre pena pelo assassinato de John. Sean Ono Lennon, filho de Yoko e John Lennon, também fará aniversário no dia 9 de outubro (36 anos).
Também por causa do aniversário do nascimento de Lennon, Ono irá até Reykjavik, capital da Islândia, no dia 9 de outubro para acender, como fez no ano passado, a torre gine Peace memória do músico.
De: Terra