sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Atriz iraniana condenada a receber 90 chicotadas

Marzieh Vafahmer (foto) participou seu usar o véu obrigatório do filme "My Tehran for Sale"  (Minha Teerã à venda), que critica as políticas linha-dura da república islâmica radical.

A atriz iraniana  Marzieh Vafahmer foi condenada a sofrer um ano de prisão e a sofrer o suplício de 90 chicotadas por participar de um filme. Os produtores australianos de um filme crítico ao governo do Irã expressaram ontem (12) sua consternação.
A sentença contra Marzieh Vafahmer foi divulgada ontem no saite Kalameh.com , opositor do regime, mas ainda não foi confirmada por uma declaração oficial do governo. O saite afirma que Marzieh está presa dede julho, e que seus advogados recorreram da sentença.
"My Tehran for Sale" (Minha Teerã à venda) foi filmado na capital iraniana e critica as políticas linha-dura da república islâmica radical, ao contar a história de uma jovem atriz proibida de trabalhar no palco pelas autoridades. A produção flagra a vida dupla de uma geração de jovens iranianos, que obedecem às imposições do regime mas criam uma cultura subversiva de inspiração ocidental em festas e encontros clandestinos.
O filme foi produzido pela empresa australiana Cyan Films e dirigido pelo também poeta Granaz Moussavi, iraniano de nascimento, mas que obteve a cidadania  australiana.  Em 2009, o filme estreou no Festival de Cinema de Adelaide, na Austrália, mas se encontra proibido no Irã.
Ontem os produtores Julie Ryan e Kate Croser disseram que estavam "profundamente tristes e
chocados" pelas notícias sobre a sentença.
Embora desconheçam as acusações específicas contra a atriz, os produtores acreditam que estão relacionadas às cenas em que Marzieh aparece sem o véu – obrigatório no país. De acordo com os produtores, a Cyan Films trabalhou em colaboração com uma produtora iraniana e obteve todas as autorizações necessárias do governo.
Sentenças de flagelação são comuns no Irã, mas muitas não chegam a ser executadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião