quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Eliseu, primeiro os meus. O tempo esquenta e o cara sai de férias

 









Agora que a falcatrua do Sollus apareceu o Dr. Eliseu desapareceu. Deveria ser o primeiro a suspender as férias e ficar à frente da situação.
Mas não há d eser nada. O blog Discuta Política divulgou a lembrança que o Dr. deixou. Um marcador de página identificado com as marcas do Govenro Municipal e do SUS, com a carona do sujeito. Pra mim (e para a Constituição Federal), isso é absoluta promoção pessoal com recursos públicos.
Esse sujeito não tem jeito.

Conceição!

O programa do Lasier, transmitido direto do Hospital Conceição foi uma ducha de água fria em quem desejava detonar com o Hospital e colocá-lo no centro da crise do sistema de saúde. Se eu estivesse na fila, provavelmente estaria muito incomodado, mas ouvindo o programa o que eu percebi é que a grande parte das pessoas, mesmo estando em situação de fragilidade, defendiam o hospital. A um entrevistado, o rei da abobrinha perguntou "Há quanto tempo você está aqui?". O rapaz respondeu: "Há uns quinze minutos". A uma senhora, o jornalista(?) perguntou: " E a senhora? Há quanto tempo está aqui?". A senhora respondeu: "Desde às 11 da manhã, mas agora estou aguardando o resultado dos exames, que sai às quatro horas". Ou seja, não era um serviço expresso, mas as coisas andavam. Entre uma e outra pessoa que entrevistava, Lasier ficava decepcionado, pois a maioria não atacava o hospital, embora não se possa dizer que as pessoas estavam felizes. Mas o socorro veio. Diretores da Associação dos Funiconários deram longos discursos contra a administração do Conceição, sempre contraditados pelo Diretor Administrativo do GHC.
Em contato com Lasier estava um jornalista em outro hospital. Qual? O Hospital de Clínicas. Ou seja, a emissora do PRBS montou uma operação para mostrar como os hospitais federais são ruins. Na minha opinião, singela como sempre, não deu muito certo.
Ao final, a Jussara Cony cobrou que deveria haver uma ação parecida (RBS, Cremers, Simers) na Santa Casa, que disponibiliza apenas oito leitos de emergência para o SUS. Foi bem a Jussara.
A saúde vive uma situação crítica, a gente sabe, mas a exploração da mídia sobre o Conceição é de uma parcialidade que irrita. E o posto de saúde infestado por ratos? A cobertura, além de marginal, foi muito mais branda.

Memória , oportunismo e hipocrisia


Reforço a opinião do deputado Raul Pont. A manifestação de Pilatos favoravel à edificação de um memorial para o Fórum Social Munidal é puro oportunismo. Em 2005, o governo do PMDB, através do secretário da cultura, que era do PSDB, acabaram com o Memorial que já existia. A então vereadora Margarete Moraes propôs, por escrito e em audiências com os secretários da cultura do estado e de Porto Alegre (que continua o mesmo) trazer o acervo para a responsabilidade do município. Ambos concordaram, mas nada foi feito. Agora, Pilatos, que havia lavado as mãos, diz que vai fazer. Tô cansado desse cara.

Mais uma do PRBS

Li com atraso um dos editoriais do boletim do PRBS de 23 de janeiro. Tratava dos "habitantes da rua". Comentava a reportagem do DG sobre os moradores de rua em Porto Alegre. A reportagem do jornaleco é, como sempre, superficial, mas o editorial do boletim consegue deixar de lado qualquer responsabilidade da Prefeitura pela situação. O fato é que há um desmonte, ou, no mínimo uma despreocupação da Prefeitura de Porto Alegre com a situação do smoradores de rua. A Casa de Convivência, por exemplo, atua de maneira precária e não há nenhum esforço sério da Administração para enfrentar o problema. As grandes ações da Prefeitura foram, na gestão passada, fechar as pontes e colocar a Brigada para intimidar os moradores das praças.
Para o PRBS a falha é da sociedade, a vergonha é de todos. A Prefeitura, como se sabe, só é responsável pelo que está funcionando.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tropas brasileiras no Haiti


Não entendo  nada de política internacional. Quando o Brasil enviou tropas (sob a bandeira da Onu) para o Haiti, fiquie sem saber se era um movimento importante para a segurança do Haiti e o protagonismo brasileiro, ou se era uma espécie de "sub-imperialismo". Honestamente, até hoje ainda não sei. Só sei que, na atual situação, a campanha do PSTU, Psol e alguns outros pela retirada das tropas brasileiras e envio de remédios e alimentos não tem nenhum sentido prático, além de ser politicamente equivocada.
Com a ofensiva estadunidense sobre aquele país, a presença de tropas não comprometidas com a ocupação e dominação é um contraponto necessário para que o Haiti não volte a ser uma possessão do EUA.
Não morro de amores pelos militares, mas não confundo Forças Armadas com militarismo. entre os militares há engenheiros, médicos e outros profisisonais necessários. A organização e disciplina exigidas para enfrentar situações graves fazem muito mais sentido no Haiti do que manter gente sem fazer nada em nosso país. 
Será que estou muito errado?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pega ele!


A utilização do PMDB-Jovem para atacar Tarso Genro é ridícula. O que, afinal, é o PMDB-Jovem, senão um bracinho do PMDB? Por trás, ou totalmente na frente disso, está o candidato Fogaça que, obviamente dirá que não sabe do que se trata. Mas vamos fazer de conta que a nota foi criada unicamente por inspiração e vontade do tal PMDB-Jovem. O que eles pensam? A Polícia Federal não deve investigar as denúncias que chegam até ela? Deve fazer de conta que não sabe de nada como o candidato deles?
 

Prefeito e bancada fogacista foram contra investigação da Sollus


O blog Buracos da Baltazar, entre outros, está demonstrando, com documentos da época, que a bancada fogacista foi contra a investigação da Sollus. Já havia indícios, já havia problemas, o que não havia era a investigação da Polícia Federal. Um bom gestor público, diante de tal magnitude de desconfianças, interromperia a contratação e faria uma investigação para saber a verdade. A omissão do prefeito, que orientou sua bancada, trouxe prejuízos ao Município. Isso precisa ser dito e investigado.
Um bom gestor público teria segurado esse processo no nascedouro. Por que Fogaça não o fez? Ah, claro, eu estou falando de um bom gestor público.

Yeda e Coffy

Caso a Governadora e o ex-deputado abram esse modesto blog, poderão cantar juntos