terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tropas brasileiras no Haiti


Não entendo  nada de política internacional. Quando o Brasil enviou tropas (sob a bandeira da Onu) para o Haiti, fiquie sem saber se era um movimento importante para a segurança do Haiti e o protagonismo brasileiro, ou se era uma espécie de "sub-imperialismo". Honestamente, até hoje ainda não sei. Só sei que, na atual situação, a campanha do PSTU, Psol e alguns outros pela retirada das tropas brasileiras e envio de remédios e alimentos não tem nenhum sentido prático, além de ser politicamente equivocada.
Com a ofensiva estadunidense sobre aquele país, a presença de tropas não comprometidas com a ocupação e dominação é um contraponto necessário para que o Haiti não volte a ser uma possessão do EUA.
Não morro de amores pelos militares, mas não confundo Forças Armadas com militarismo. entre os militares há engenheiros, médicos e outros profisisonais necessários. A organização e disciplina exigidas para enfrentar situações graves fazem muito mais sentido no Haiti do que manter gente sem fazer nada em nosso país. 
Será que estou muito errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião