sexta-feira, 26 de março de 2010

Reality Life

Yeda paga mais que Fogaça

O título desse post, seguindo o modelo do PIG, é apenas uma meia verdade.
O fato é que Yeda propôs ao magistério um reajuste de 6% em duas parcelas. Fogaça, em 2009, pagou 5,53% a todos os municipários em três (sim, três) vezes. Começou em maio e terminou em janeiro de 2010.

Ocaso Cultural


Não vou malhar a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (SMC). Acho que o trabalho não é grande coisa, mas não é desastroso. Felizmente Porto Alegre tem uma vida cultural que vive independente da Secretaria, embora pudesse ser melhor se a SMC funcionasse melhor.
O que não pode passar despercebido é como os espaços públicos de cultura estão abandonados. O Araújo Vianna é o símbolo do descaso. Daqui a uns dias deve sair outra manchete dizendo que as obras vão começar, mas o fato é que vão-se completar 5 anos sem utilização pública do Araújo.
Outro exemplo é o Anfiteatro Por do Sol. Muita coisa legal já aconteceu naquele espaço. Porém, desde que Fogaça assumiu, com excessão de shows do Fórum Social Mundial, o Por do Sol virou um grande templo evangélico. Só rola gospel ou coisa parecida. Trata-se de um espaço público e, portanto, as igrejas têm direito a utilizá-lo. A pergunta é: por que a Prefeitura não usa aquele espaço de outras maneiras?

Onde anda o Boris Casoy?

Onde anda o Casoy?
Férias? Doença? Arrependimento?Foi varrido para baixo do tapete da Band?
Se alguém souber onde ele está, por favor, não me avise.

BOLETIM DO PT CENSURADO POR TRIBUNAL GAÚCHO VIRA SENSAÇÃO NA INTERNET

Direto do Cloaca News.
Depois que uma liminar açodada e arbitrária do TRE gaúcho mandou tirar de circulação uma publicação periódica do PT de Porto Alegre - fato que a imprensa venal dos pagos sulistas noticiou à farta - , um curioso fenômeno passou a ser observado na capital gaúcha: cada exemplar daqueles que já haviam sido distribuídos passou a ser disputado a tapa pelas pessoas que ainda não o tinham lido. Com isso, as falcatruas envolvendo o governo do prefeito José Fogaça - todas denunciadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público - estão se tornando conhecidas por um número infinitamente maior de leitores.
Segundo relato de testemunhas, até mesmo o Oficial de Justiça encarregado de executar a ação de busca e apreensão do boletim nas sedes municipal e estadual do PT teria separado um exemplar para ler no recesso de seu lar.
De acordo com a curiosa nota publicada no site do TRE-RS, "foram apreendidos 306 boletins", equivalente a dizer que não foram apreendidos cerca de 39.694 impressos.
Agora, com a publicidade gratuita adquirida graças à truculência judicial, os boletins do PT porto-alegrense passam de mão em mão, disseminando a verdade sobre os desvios milionários ocorridos na gestão de José Fogaça.
Caso um desses impressos – agora clandestinos – ainda não tenham chegado até você, eis aqui uma nova oportunidade para se informar sobre a bandalheira envolvendo a prefeitura e o prefeito que quer ser governador.



quarta-feira, 24 de março de 2010

O trabalho escravo e a rede Marisa

Nos centros urbanos, crescem as denúncias de trabalho escravo. Na semana passada, a rede de lojas Marisa foi autuada em R$ 633 mil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após auditores encontrarem funcionários estrangeiros em condições análogas à escravidão numa oficina que presta serviço à poderosa empresa. A Marisa ainda tentou fugir da multa, alegando desconhecimento. Mas os fiscais comprovaram que ela tem controle de todos os processos da cadeia produtiva e que utilizou empresas interpostas para não contratar diretamente os trabalhadores.
Leia mais no Blog do Miro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ruralistas montam caixinha

Conforme a Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária, os ruralistas estão montando uma retaguarda forte para elegerem seus candidatos. Segundo o Blog: "Para isso, as duas maiores entidades nacionais – Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – trabalham para que cooperativas agrícolas patronais dos estados e municípios façam doações financeiras para as campanhas de seus candidatos.
Essas cooperativas recebem dinheiro público por meio de convênios com governos federal e estaduais, que deveria ser aplicado no desenvolvimento rural.
Será que existe uma relação de promiscuidade entre as cooperativas do agronegócio e as candidaturas ruralistas?"
Quem é mesmo a candidata ao Senado pelos ruralistas do Rio Grande do Sul?

PRBS e os Direitos Humanos

Do Blog Jornalismo B, uma interessante observação sobre os dois pesos e duas medidas do boletim do PRBS sobre Lula e os Direitos Humanos.
"O mesmo jornal que se jogou de cabeça na campanha de toda a grande imprensa contra o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) do Governo Federal agora exige postura de Lula em defesa exatamente dos… direitos humanos. Mas longe daqui. O texto da ZH de domingo é sobre a política externa do governo. Como em tudo que tem a ver com o Lula, reina o dois pesos e duas medidas. Desde que a notícia seja sempre negativa, não importa se tem coerência com outras posturas adotadas pelo jornal."