sábado, 26 de junho de 2010

Não comento pesquisas

Globo tem mais audiência, mas “share” da emissora cai de 75% para 67% em SP

Direto do site Vi o Mundo.
Os números preliminares do Ibope para a Grande São Paulo indicam um aumento na audiência tanto para a Globo quanto para a Bandeirantes em relação ao jogo anterior do Brasil na Costa do Mundo, domingo passado.
Na estreia do Brasil, a Globo cravou 45 pontos, contra 10 da Band. O número foi bem inferior ao da estreia do Brasil na Copa de 2006, na Alemanha, quando a Globo tinha exclusividade. Naquela ocasião, no jogo Brasil 1 x Croácia 0, a Globo marcou 66 pontos.
No segundo jogo do Brasil na África do Sul, contra a Costa do Marfim, a Globo marcou 41 pontos, contra 10 da Band. O jogo aconteceu em um domingo. A explicação de quem é do ramo para essa queda de audiência é de que havia um número menor de TVs ligadas, já que no domingo mais gente se reuniu para ver os jogos coletivamente, em casa ou em bares.
No terceiro jogo, entre Brasil e Portugal, os números preliminares indicam que a Globo obteve 44 pontos de média, contra 13 da Band. Ou seja, em relação ao jogo anterior, as duas emissoras obtiveram índices superiores de audiência. Tudo indica que os números consolidados vão indicar que a Band bateu seu recorde de audiência, mas também que a Globo teve um número maior de telespectadores em relação ao jogo anterior, apesar da campanha batizada de Dia Sem Globo lançada por usuários do twitter. Ou seja, se o objetivo era reduzir a audiência bruta da Globo, a campanha fracassou.
O consolo para os tuiteiros pode se encontrar no “share” da TV Globo, ou seja, na porcentagem de sintonizados na Globo sobre o número total de televisores ligados. O “share” da Globo no primeiro jogo foi de 75%, caiu para 72% no segundo jogo e, pelos números preliminares desta sexta-feira, foi de 67%. Por sua vez, o “share” da Band passou de 16% no primeiro jogo para 17% no segundo e para 20% na partida contra Portugal.
É preciso acrescentar, no entanto, que os números de Brasil vs. Portugal são preliminares e que se referem apenas à medição automática do Ibope na Grande São Paulo.
PS: Uma leitora quer saber a diferença entre audiência e share. Audiência mede o número total de telespectadores de uma emissora. Por exemplo: na Grande São Paulo, um ponto no Ibope significa que aquela emissora é assistida em 58 mil domicílios. Dez pontos, 580 mil domicílios. Share é a participação da emissora no número total de televisores ligados. De cada 100 televisores ligados na GSP no horário do jogo Brasil vs. Portugal, 67 estavam sintonizados na Globo, 20 na Bandeirantes e 13 estavam em outros canais.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

AlemanhaXGrécia, segundo o Monty Python

Essa é antiga, mas em tempo de Copa vale a pena ver de novo.

Afeganistão, guerra quente, mídia fria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou esta quarta-feira a demissão do general Stanley McChrystal do posto de comandante das forças militares no Afeganistão. A situação ficara insustentável depois da divulgação de críticas abertas do general a Obama e ao vice-presidente Joe Biden. O general David Petraeus, actual chefe do Comando Central dos Estados Unidos, substituirá McChrystal.
“Hoje aceitei a renúncia do general Stanley McChrystal como comandante da Força Internacional de Assistência para Segurança no Afeganistão (a força internacional liderada pela Nato). Fi-lo com grande pesar, mas também com a certeza de que é o correcto para a nossa missão no Afeganistão, para os nossos militares e para o nosso país”, disse Obama.
Além disso, o site Esquerda.net, de Portugal, informa que Talibãs recebem dinheiro dos EUA. O Congresso norte-americano tornou público um informe (a que pode aceder aqui, em inglês), no qual denuncia que os norte-americanos estão a pagar muitos milhões de dólares a senhores da guerra e talibãs para deixarem passar os comboios de camiões de abastecimento sem serem atacados.
Para o Congresso, trata-se de operações mafiosas, pois nalguns casos em que não foram feitos pagamentos, os veículos foram atacados pelos mesmos homens que costumam receber o pagamento. O informe sublinha também que este dinheiro dado aos senhores da guerra mina a própria autoridade de qualquer governo de Cabul.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Rio Grande no Senado

Já fiz uma postagem em que dizia que seria melhor que Paim fosse o único candidato da esquerda ao Senado. Obviamente ninguém ligou para a minha opinião. Como parte do processo de coligações, a Abigail foi escolhida para ser a outra candidata da Frente Popular/Frente Ampla/União Popular.. ou seja lá o nome que tiver a coligação pró-Dilma no RS.
Votarei nela, sou um cara disciplinado e o meu voto não está em disputa. Porém, já se lê o quanto as outras duas candidaturas competitivas ao Senado estão se grantindo como candidaturas únicas. Se fosse indiferente para eles, Ana Amélia e Rigotto, juntamente com seus partidos, não estariam buscando garantir-se como os únicos nomes, ficando livres para pedirem o segundo voto de seus adversários.
A defesa da candidatura de Abigail é simples: sendo mulher, tira votos da Ana Amélia, sendo de Caxias, tira votos do Rigotto. Isso é um argumento ou uma justificativa?
Na minha singela opinião, ela vai dividir tempo, dinheiro e estrutura com a candidatura do Paim, além de dificultar a briga pelo segundo voto. Agora tá feito. Vamos ver no que vai dar.

Pergunte ao seu candidato

Acho que todo cidadão e cidadã deveria fazer a seguinte pergunta a(o) candidato(a) que vier pedir seu voto:
"Em quem o(a) senhor(a) vai votar para a presidência?". Se o(a) candidato(a) não puder responder em quem vai votar também não merece ser votado. Candidatos(as) são pessoas públicas. Suas opiniões sobre os assuntos públicos são importantes e não devem ser escondidas, aidna mais quando se trata da posição sobre o mais alto mandato da república.
Em política não existe neutralidade, principlamente entre pessoas públicas.
O que alguns chamam de neutralidade é um outro nome para omissão.

Novamente o PP

Pois é, mais uma vez vou falar sobre a Arena/PPB/PPR/PP. Que vexame. Depois de ir de pires na mão pedir uma coligação nas proporcionais, o PP é trocado pelo PPS na vice da Yeda. Vejam só, o PP estava brigando para ser vice da Rainha de Copas!
Nem pra vice da Yeda o PP vai servir. Estão esperneando, vão fazer reunião, mas vão ficar onde estão. Agora é tarde pra abrir fora. Claro que, no fim das contas, pode ser que eles estejam dando um grande golpe nos aliados e elejam a imensa maioria da bancada federal na coligação yedista. Seria uma consolação, mesmo assim... tô achando difícil a vida deles. Bem feito.

O design estúpido

Se algum dos meu prezados leitores tem alguma ilusão com o chamado "design inteligente",  invenção de um criacionismo envergonhado. Assita esse vídeo crítico e bem-humorado.