sexta-feira, 25 de junho de 2010

Afeganistão, guerra quente, mídia fria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou esta quarta-feira a demissão do general Stanley McChrystal do posto de comandante das forças militares no Afeganistão. A situação ficara insustentável depois da divulgação de críticas abertas do general a Obama e ao vice-presidente Joe Biden. O general David Petraeus, actual chefe do Comando Central dos Estados Unidos, substituirá McChrystal.
“Hoje aceitei a renúncia do general Stanley McChrystal como comandante da Força Internacional de Assistência para Segurança no Afeganistão (a força internacional liderada pela Nato). Fi-lo com grande pesar, mas também com a certeza de que é o correcto para a nossa missão no Afeganistão, para os nossos militares e para o nosso país”, disse Obama.
Além disso, o site Esquerda.net, de Portugal, informa que Talibãs recebem dinheiro dos EUA. O Congresso norte-americano tornou público um informe (a que pode aceder aqui, em inglês), no qual denuncia que os norte-americanos estão a pagar muitos milhões de dólares a senhores da guerra e talibãs para deixarem passar os comboios de camiões de abastecimento sem serem atacados.
Para o Congresso, trata-se de operações mafiosas, pois nalguns casos em que não foram feitos pagamentos, os veículos foram atacados pelos mesmos homens que costumam receber o pagamento. O informe sublinha também que este dinheiro dado aos senhores da guerra mina a própria autoridade de qualquer governo de Cabul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião