segunda-feira, 26 de abril de 2010

Contra a anistia aos torturadores

O Conversa Afiada publicou e-mail de Marcelo Zelic, Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.
Coordenador do Projeto Armazém Memória


Caro Paulo Henrique Amorim escrevo-lhe para informar aos navegantes do Conversa Afiada.
Várias entidades, tanto do meio jurídico (a Associação dos Magistrados do Brasil, a Associação Juízes para a Democracia), como de direitos humanos (Comissão Teotônio Vilela, Centro Santo Dias, Grupos Tortura Nunca Mais e etc…), meio sindical e estudantil lançaram uma campanha de envio de cartas por email ao STF, visando sensibilizar os Ministros para que não cometam o erro de fortalecer a impunidade da tortura no Brasil. Veja campanha abaixo.
Dia 28/04 – 4ª feira o STF julgará o pleito da OAB sobre a extensão da Lei de Anistia. É o único ponto de pauta, o que mostra uma intensão de encerrar este assunto.
Veja o recente caso do motoboy assassinado sob tortura no 9º batalhão em SP, foi espancado até a morte pelos membros desta corporação; não deu nem uma semana da outra denúncia que foi publicada no Conversa Afiada. É preciso afirmar aos Ministros do STF os nexos entre a impunidade do passado e a do presente. Que os amigos navegantes participem e expressem sua opinião aos ministros.
Em tempo: Há militares sim querendo a punição dos torturadores, veja a entrevista onde “Os representantes da Associação Democrática e Nacionalista de Militares – ADNAM contam como e porque foram contra a ditadura militar de 64, o que pensam da Anistia, e que querem um Brasil livre da tortura.” em entrevista produzida pela Associação Juízes para a Democracia.
Contamos com a divulgação da campanha e a participação dos amigos navegantes do Conversa Afiada por um Brasil sem tortura.
Abraços;
Marcelo Zelic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião