terça-feira, 20 de julho de 2010

Vivam as escolas de lata!

O título acima caberia perfeitamente na maior parte das matérias sobre umas escola em que os alunos estão estudando em conteiners, mas alcançaram uma boa nota no Ideb A maior parte da mídia se limita às aparências e abre mão de qualquer investigação. Defrontamo-nos com uma relação de causa e efeito (escola de lata = boa nota no Ideb), ou com uma minimização dos efeitos de estudar em escolas de lata. Algo no espírito "o amor pode tudo".
Uma matéria maisaprofundada poderia salientar que se trata de UMA escola. Além disso, sendo uma escola no interior de Caxias, há de se supor que existe um outro tipo de relação e acompanhamento da famíia e coisas assim, o que muda as perpectivas de desempenho na escola. Enfim. Embora algumas matérias condenem as salas de lata, a manchete minimiza isso, naturalizando algo que deveria ser repudiado.
Assim como há excelentes alunos e professores em salas de lata e ótimos jornalistas que escreviam em uma olivetti, há péssimos professores em prédios envidraçados e jornalistas medíocres atrás de terminais moderníssimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião