segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Imperdoável


Pesquisa divulgada neste final de semana mostra que a popularidade do Lula continua alta. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre são os lugares em que há menor apoio ao presidente. Os anti-Lula, dirão que se trata do estado mais politizado do Brasil. Os petistas terão dificuldade de explicar. Afinal, antes de ser eleito, Lula sempre ganhou no RS e na capital. Por conta disso, o PT também alimentou a ideia de que "aqui é diferente".
A sempre lúcida professora Céli Pinto arrisca um palpite. Diz que Lula não está tão popular no RS como em outros lugares porque, aqui, os programas sociais do Governo não porvocaram tanta mudança. Pode ser. Mas acho que a questão merece ser melhor entendida. Surgiu muita literatura para comemorar as sucessivas vitórias do PT em Porto Alegre e suas realizações. Já para entender a derrota e o enfraquecimento do PT não há tanto estudo.
Arrisco um palpite. O RS e Porto Alegre não perdoaram o PT por ter se envolvido em escândalos semelhantes aos demias partidos. À direita, aqueles que sempre atacaram o PT acharam um bom motivo para dissuadir os amigos que tanto gostavam da competência e honestidade dos petistas. À esquerda, aqueles que toleravam o PT, apesar dos seus "desvios", acharam motivos fortes para correrem em faixa própria. Assim, o PT foi ficando cada vez com mais dificuldade de ampliação, embora mantenha um eleitorado firme.
Se você acha que essa opinião tem fundamento, comente; se acha que é mais uma bobagem,c omente também. Se não acha nada.... aí não sei o que você deve fazer.

2 comentários:

  1. Talvez os gaúchos estejam tão atentos às marucataias do governo local, a velha mania gaúcha de olhar para si mesmo e suas façanhas, que nem tenham tido "tempo" para observar o que chega de "fora. Sabe-se lá???
    Patrícia Nunes

    ResponderExcluir
  2. Isso significa dizer que a nossa corrupção é melhor e mais bem feita que a dos outros?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião