terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morre Jerry Leiber, autor de Stand By Me



O mundo da música pop recebeu duas notícias lamentáveis, embora inevitáveis na trajetória dos seres humanos, mais cedo ou mais tarde.
Deixaram o plano físico e adentraram o espiritual dois verdadeiros gênios da canção pop: Nicholas Ashford (de quem falarei no próximo post) e Jerry Leiber.
O americano Jerry Leiber tinha 78 anos, e foi vítima de problemas cardíaco-pulmonares, em Los Angeles.
Letrista, conheceu o músico Mike Stoller em 1950. Nesse momento, teve início uma das duplas de compositores mais bem-sucedidas da história da música popular.
Com letras de Leiber e melodias de Stoller, canções como Jailhouse Rock, Hound Dog, On Broadway, Kansas City, Stand By Me, Love Potion Number 9 e Yakety Yak, só para citar algumas, invadiram as paradas de sucesso.
Gravaram músicas da dupla astros do porte de Elvis Presley, John Lennon, The Beatles, Ben E. King, The Coasters e George Benson, entre centenas de outros.
Esses “brancos de alma negra” eram especialistas em rhythm and blues e rock and roll, e viraram uma das griffes mais nobres do pop, ajudando a consolidar esses estilos e provando que, sim, música popular pode ter o mesmo peso da erudita.
Em 1995, o musical Smokey Joe’s Cafe: The Songs Of Leiber & Stoller fez uma bela homenagem a essa obra, composta por centenas de canções maravilhosas.
Em declaração ao site da revista Billboard, Mike Stoller (que também nasceu em 1933, como o parceiro musical) lamentou profundamente a morte de Leiber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião