segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Você sabe por que a zebra é listrada?

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério de por que as zebras têm suas características listras pretas e brancas. Um estudo publicado no Journal of Experimental Biology mostrou que o padrão listrado fez os animais muito menos atraente para insetos.

Reportagem: Victoria Gill de BBC


muitas teorias para explicar as inconfundíveis listras das zebras. Os cientistas sugerem que cada zebra tem um padrão único que permite que outros animais a reconheçam. Ou que a massa de preto e branco em um vasto rebanho fornece camuflagem que confunde os predadores.
Mas esta equipe começou a testar exatamente o efeito que as listras tinham em um irritante e onipresente inimigo da zebra a mutuca sugadora de sangue.
Como parte de seu experimento, a equipe colocou uma substância pegajosa em  modelos de cavalos - um branco, um preto e um listrado - em um campo infestada de moscas. Quando eles coletaram as moscas que haviam pousado e ficado presas a cada um dos modelos, eles descobriram que o modelo zebra atraiu, de longe, o menor número de moscas.
Os pesquisadores acreditam que as zebras tiveram um ancestral negro, que desenvolveu  listras brancas em uma corrida armamentista evolucionária com um inseto que tornou sua picada um veículo de doenças que flagelaram os  rebanhos de cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião