Campus Party! Ta foda….maaaaaaas consegui parar e escrever um dos desafios mais épicos da história do Mexico Brasil Mundo blog! O triste dia em que o Seu Barriga faleceu, só que não. (q?)
Esse foi o primeiro Desafio em que eu não avisei que era um desafio, o primeiro em que eu não pedi a participação da galeuuura do twitter ou facebook e o primeiro feito AO VIVO …. - ComassimCid ao vivo céburro meow?! Ôporra! Deixa eu explicar….. Fui convidado para um painel na Campus Party com o tema: “Como uma hoax (histórias falsas recebidas pela Internet) se espalha” e a presença dos fiéis leitores e da turma de nerds/geeks/tetudos foi gigantesca! Então pensei…por que só falar de exemplos, teorias e casos legais de hoax clássicos ou que conseguimos emplacar pelo LOL, se podemos tentar fazer isso agora, durante o painel, partindo do zero? E assim começou o #RIPSEUBARRIGA “ao vivo” durante o painel da #CPBR5
A escolha de quem “MATAR” como um exemplo pratico de como uma notícia falsa pode se espalhar, seguiu alguns critérios simples, o Seu Barriga é um personagem da infancia de um publico gigantesco (mesmo pq o SBT reprisa Chaves há 70 anos), outro motivo é que ele é Mexicano e não brasileiro, o que dificulta checar a veracidade do fato, ouuuuutra coisa é que o Edgar Vivar (nome do ator) usa o twitter bem esporadicamente e por ultimo, ele é gordo, e gordos estão sempre morrendo (infelizmente é verdade ué…)
Ok, eu entendo que é uma filhadaputice isso, que é uma putafaltadesacanagem enganar os desavisados com a morte de um ídolo! Mas lembre-se de quantos jornalistas preguiçosos existem e não checam as informações que publicam e só porque ela está nos TTs acham que é uma verdade absoluta… tudo pela corrida de quem consegue noticiar primeiro algo e ganhar mais cliques que o concorrente graças aos internautas sedentos por informações a todo momento, como todos nós.
E como fazer com que eles acreditem? Dando informações mais precisas, talvez, logo comecei a busca de material e pedi para os seguidores no twitter que estivessem na Campus Party o seguinte:
Espanhol? Fiz um texto rápido como se fosse uma nota de falecimento e como não entendo nada de espanhol pedi uma ajudinha, que foi atendida pela Amanda, o outro pedido era mais complicado, editar a Wikipedia não é algo legal (não façam isso!) pois é uma fonte de conteúdo no melhor estilo web 2.0 que eu tanto falo e defendo e eu não tinha nem idédia de como fazer, porém um seguidor veio explicar, e combinamos de mudar o verbete do Seu Barriga por 15min, apenas para exemplificar.
Pra minha surpresa mudar a Wikipedia era muito mais facil do que eu imaginava. Em 30 segundos criei uma conta que não confirma email ou qualquer informação importante e que sem qualquer tipo de filtro me permitiu mudar o artigo (tem que ver issoaêee). Mesmo a intenção do hoax ser um exemplo de 15min e mesmo sabendo que haters gonna hate, adicionamos uma data e pronto, quem fosse pesquisar naquele momento iria ter uma surpresa.
O fator sorte também valeu, já que os moderadores da Wikipedia são aliens e conseguem verificar a informação em poucos minutos, dessa vez não foram tão rapidos, o que acabou ajudando.
E o texto em espanhol? Fiz uma montagem rápida no photoshop, levei correndo até o stand da Folha, que tinha uma impressora power, e imprimi uma montagem no tamanho de jornal/folheto. Já era o suficiente para deixar uma dúvida plausível ainda maior…
Agora só faltava eu né… claro que pra não estragar a brincadeira não contei que era um hoax aos seguidores no twitter (desculpa!!!! foi um caso a parte!!! Eu deixarei vcs brincarem na proximaaa!!!!), e lá se foi o #RIPSEUBARRIGA lançado no ventilador.
Já tinhamos um verbete modificado, uma folha de “jornal” em espanhol e um tweet meu fazendo dramaqueen…eis que entra em cena a galerinha muito louca que apronta altas aventuras na interneeeeet… os blogueiros. Pedi para alguns perfis brothers como o Bobagento, Edutestosterona, ThiagoTg, OversodoInverso, Catupiry, CocaGelada, KehhBuchmann, Futirinhas, Luide, IvoNeuman, e outros, darem um apoio moral pra brincadeira, e como eles me amam e transamos todo fim de semana, aceitaram prontamente…
Depois disso foi questão de tempo para que a noticia se espalhasse, os que acreditaram, lamentaram com a hashtag, os que não acreditaram lamentaram com a hashtag e quem ficou na duvida, lamentou os lamentos dos outros…..com a hashtag, e todos fizeram ela subir =)
Questão de tempo? Sim.
O Youpix fez todo o monitoramento do Desafio Aceito em tempo real e os números são realmente assustadores:
O Youpix fez todo o monitoramento do Desafio Aceito em tempo real e os números são realmente assustadores:
1. Trending Topics no Twitter Brasil em menos de DOIS MINUTOS.
2. Trending Topics no Twitter Mundial em CINCO MINUTOS
3. 696 resultados no Google em menos de uma hora
E adivinhem só….portais, sites de notícias e jornais publicaram a notícia como se fosse verdade assim que ela chegou aos TTs mundiais. Por que….se esta nos TTs é verdade, né? NÃO! NÃO É!!!! E a bola de neve sempre fica maior, pois os veículos usam os internautas como fonte, e os internautas que vão procurar a informação depois usam o veículo como fonte…ou seja, um ciclo de caos completo!
Ótimo!
Ótimo!
Não vou colocar o print de quem “caiu”, pois o objetivo do painel era apenas apontar um problema que vem acontecendo com a velocidade da informação e todos estão sujeitos a se enganar com algo do tipo.
Felizmente um jornalista foi checar a informação antes de repassa-la e ligou para o SBT, que por sua vez ligou para o Edgar Vivar, que enfim, se pronunciou dando um RT e aliviando os fãs.
O Trending Topics durou cerca de 3 horas. Pra você ter ideia, marcas multinacionais gastam milhares de reais para tentar 100 participações com uma hashtag de um concurso… e em 2 minutos, sem pretensões, conseguimos bater números asssustadores e TTs por ai……. foda. o___O
E parando pra pensar esse foi o primeiro desafio em que eu também fui desafiado né….vai que não da certo la, todo mundo me olhando, pqp que vergonha seria ahuhuahuahuauh então agradeço a todos os presentes e os blogueiros pelo UP forte.
Algumas notas destacaram a brincadeira positivamente, como algo para refletir ou repensar, o que me deixou muito feliz. Seguem alguns prints depois de algumas googladas mais tarde:
e etc etc etc etc etc…
Antes de fechar o post vou ficar com as palavras do Pedrox sobre o assunto:
“Aos amigos jornalistas que ficaram “aborrecidinhos” porque caíram numa notícia falsa da morte de um personagem de seriado televisivo ou não gostaram do teor, lembrem-se que testar a reação das pessoas diante de notícias falsas e muito mal contadas não é exclusividade da internet. Isso já acontece há pelo menos 70 anos.” (vide Orson Welles) (PELAMORDEDEOS > com as devidas proporções, né mané!)
“Aos amigos jornalistas que ficaram “aborrecidinhos” porque caíram numa notícia falsa da morte de um personagem de seriado televisivo ou não gostaram do teor, lembrem-se que testar a reação das pessoas diante de notícias falsas e muito mal contadas não é exclusividade da internet. Isso já acontece há pelo menos 70 anos.” (vide Orson Welles) (PELAMORDEDEOS > com as devidas proporções, né mané!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua opinião