sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Morreu o lendário general vietnamita Giap


O general Giap (ao fundo), com Ho Chi MIn AFP
O general Vo Nguyen Giap, herói da independência vietnamita, artífice da derrota francesa na batalha de Dien Bien Phu, morreu esta sexta-feira. Tinha 102 anos.
Vo Nguyen Giap, o último dos dirigentes históricos do Vietname comunista que desaparece, tornou-se uma lenda depois de liderar vitoriosamente as tropas do país em batalhas contra a França e os Estados Unidos. Em 1953 derrotou as forças francesas em Dien Bien Phu, acontecimento "fundador" do Vietname independente e marco final da dominação francesa na Indochina.
Durante a guerra do Vietname, Giap liderou a luta das forças norte-vietnamitas contra as tropas norte-americanas e do Vietname do Sul. Em 1968 desencadeou a que ficou conhecida como Ofensiva do Tet, uma acção considerada decisiva para a retirada dos Estados Unidos e a consequente tomada da capital do Sul, Saigão, a 30 de Abril de 1975.
"Quando era jovem, sonhava ver um dia o meu país livre e unificado", disse mais tarde, numa entrevista à televisão PBS. "Naquele dia, o meu sonho tornou-se realidade."
Apesar da popularidade, a sua influência diminuiu após a morte de Ho Chi Minh, o líder que conduziu o Vietname à independência, em 1969. Quando se deu a reunificação já não chefiava as forças armadas do então Vietname do Norte. Mas foi ministro da Defesa até 1980 e manteve cargos até ao início da década de 1990. É a mais popular e mais emblemática figura popular do Vietname moderno depois do fundador do Partido Comunista vietnamita, Ho Chi Min.
“É uma personagem mítica e heróica para o Vietname", disse à AFP o investigador  Carl Thayer.
Considerado um dos grandes estrategas militares da História, Vo Nguyen Giap, nascido a 25 de Agosto de 1911, inspirou combatentes de todo o mundo e foi autor de trabalhos sobre estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião