É difícil saber se a Sra. Marina Silva é uma pessoa ingênua e de boas
intenções, ou se optou, conscientemente, por defender os interesses das
grandes potências que, sob o comando de Washington, exercem o solerte
condomínio econômico do mundo e pretendem o absoluto império político.
Há uma terceira hipótese que, com delicadeza, devemos descartar:
desmesurada ambição de poder, sem as condições concretas para obtê-lo e
exercê-lo.
Os admiradores lembram sempre sua origem modesta, o que não quer
dizer tudo, mas não podem, com a mesma convicção, dizer que ela tenha
mantido, ao longo da carreira, o que os marxistas chamam “consciência de
classe”. Suas alianças são estranhas a esse sentimento. Ela se tornou
uma figura homenageada pelos grandes do mundo, mas, sobretudo, do eixo
Washington-Londres. Se ela mantivesse a consciência de classe,
desconfiaria desses mimos. Para dizer a verdade, nem mesmo seria
necessária a consciência de classe: bastaria a consciência de pátria.
Os tempos mudam, os interesses de conquista e domínio permanecem, com
sua própria dinâmica e solércia. Os limites intransponíveis da razão
política são os da pátria. Todos os devaneios são admissíveis, menos os
que comprometam a soberania nacional. Não são apenas os estrangeiros que
adoçam os sonhos da defensora da natureza. São também brasileiros ricos
e conservadores que, é claro, procuram dividir a cidadania, para que
fiéis servidores políticos mantenham sua posição no Parlamento e nos
outros poderes.
Há informações de que grande acionista de banco poderoso se
encarregou das despesas do espetáculo de lançamento do partido de dona
Marina, que não quer ser chamado de partido. E não se esqueça de que
quem sempre a financiou é um industrial enriquecido com a biodiversidade
amazônica.
COINCIDÊNCIAS
Não há coincidências em política. Os mentores da Sra. Silva querem
que seu movimento, como ela anunciou, não seja de direita, nem de
esquerda, e muito menos de centro – que é o equilíbrio pragmático entre
as duas pontas do espectro. É interessante a ilogicidade da proposta.
Como é possível dissociar a ideologia da política e, ainda mais, a
ideologia do viver cotidiano?
Esquerda e Direita existem na vida dos homens desde as primeiras
tribos nômades, e são facilmente identificáveis na postura solidária de
alguns e no egoísmo de outros. Sempre que pensamos em igualdade, somos,
menos ou mais, de esquerda; sempre que pensamos na superioridade, de
qualquer natureza, de uns sobre os outros, estamos na direita. Mais
ainda: idéia é a imagem que construímos previamente na consciência, seja
a de um objeto, seja a de uma conduta social e política.
Não é possível viver sem um lado. A doutrina da mal chamada Rede
(apropriação apressada e ingênua do mundo da internet, que é um meio
neutro) oferece essa aporia: é um partido sem partido, uma realidade sem
geometria, uma ideia sem ideia.
(do Blog do Santayana)
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