segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bobby Sands. O jovem morto pela instransigência de Thatcher

BOBBY SANDS (1954-1981)

Em 8 de Maio de 1981, milhares de irlandeses ocuparam as ruas de Belfast (Irlanda) acompanhando o caixão que transporta o do jovem Bobby Sands.
Sands era  militante desde os dezoito anos do Irish Republican Army (IRA) e cumpria uma pena de catorze anos por envolvimento num atentado à bomba, que sempre negou. Mesmo preso, foi eleito ao Parlamento Inglês.
A greve de fome foi a forma de luta encontrada por dez prisioneiros ligados ao IRA que reivindicavam serem reconhecidos como presos políticos. Bobby Sands foi o primeiro a morrer.
A então Primeira-Ministra Margaret Thatcher foi intransigente e, um a um, os prisioneiros foram moreendo de fome, diante de protestos no mundo inteiro e da estupefação, inclusive, de cidadãos ingleses.
Bobby Sands, resistiu 66 dias, até morrer de fome aos 27 anos, na prisão de Long Kesh.
A história dos militantes irlandeses mortos na greve de fome sob o governo da Srª Tatcher pode ser conhecida no emocionante filme "Mães em Luta"
 
 
Com informações de: She and Bob McGee

3 comentários:

  1. Na querida Cuba essas mortes por greve de fome são normais. É, ou não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu modo de se referir à questão é insólito e se esconde no anonimato. De qualquer modo, se consultar outras postagens verá que discordo de presos políticos em qualquer lugar, inclusive Cuba. Mas a postagem tratou do caso concreto de presos irlandeses que, aliás, não foram os únicos a morrerem de fome nas prisões inglesas. Em número, talvez seja tão comum quanto em Cuba.
      Sobre o fato concreto tratado no post, meu prezado Anônimo, o sr. (ou senhora) prefeiriu não se pronunciar. De qualquer forma publico, como publcio todos so comentários que não sejam agressivos ou preguem o ódio.

      Excluir
  2. é incrível como a corrupção, a ganância e o ódio, podem transformar uma sociedade.
    Agora imaginem quando as pessoas, resolverem agir com amor. verdade e sabedoria, o quanto nós poderíamos transformar nosso mundo. O que será preciso para fazermos essa transformação?
    Coragem, atitude, verdade? Sim, essas são as formas que todos aqueles que são contra esse sistema que escraviza a humanidade, que menti e se beneficia dessa mentira, deveriam usar para acabar com essa vergonha que é a política e todos os que a patrocinam. Mas não precisamos ser como eles, aliás, jamais poemos ser como eles. Devemos agir com sabedoria e só irmos as ruas com uma convicção verdadeira e não por esses modismos aos quais estão ligadas essas manifestações. O mundo precisa de mudança já. Mas não precisamos votar em nenhum partido para que isso aconteça. A luta deve ser realmente pacífica e com o maior argumento que podemos ter. A VERDADE, POIS NÃO EXISTE MEIA VERDADE!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião