sábado, 22 de dezembro de 2012

Os pôsters da Unidade Popular chilena

No começo da década de 1970, ocorreu no Chile o que parecia ser a concretização de uma velha utopia política. Após unirem-se, os partidos de esquerda, congregados na chamada Unidade Popular, conseguiram eleger um presidente, o médico Salvador Allende.
allende.jpg
Salvador Allende
Em seu mandato, Allende e equipe colocaram em prática um programa que previa a redistribuição da renda, a nacionalização das grandes indústrias, a reforma agrária etc. Era um socialismo pacífico e democrático se tornando realidade. Não por acaso, vários dos indivíduos que fugiam das ditaduras que então assolavam a América Latina rumaram para o Chile. Já que, migrando para lá, eles escapariam da repressão de seus países e, ainda por cima, participariam de uma experiência que enxergavam como única...
Porém, vivia-se a época da Guerra Fria e, logo, as medidas da Unidade Popular começaram a ser vistas como uma "ameaça vermelha" à integridade da nação. Assim, devido ao temor de o Chile se tornar uma nova Cuba, em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas, comandadas por Augusto Pinochet, mergulharam o país em um regime militar que durou 17 anos. Foi apenas em 1990 que os chilenos respiraram novamente ares democráticos.
Flag_of_Chile.svg.png
Para melhor entendermos o que foi a Unidade Popular, vale a pena conhecer os pôsters publicitários de quando governaram. Com frases de efeito e composições coloridas e interessantes, tais peças nos contam um pouco mais sobre quando a esquerda latino-americana acreditou que estava construindo outro mundo. Veja algumas das propagandas institucionais abaixo:
afiche16_fs.jpg
afiche2_fs.jpg
afiche18_fs.jpeg
afiche19_fs.gif
afiche20_fs.jpg
colne_fs.jpg
afiche22_fs.jpg
afiche11_fs.jpg
afiche25_fs.jpg 
Leia em obvious 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião