sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Contos de Grimm completam 200 anos de lançamento

Irmãos Grimm
Davi de Castro - EBC 
Era uma vez dois irmãos que há 200 anos começavam a publicar histórias que habitariam o imaginário das crianças de todo o mundo. Uma moça humilde que vai ao baile oferecido pelo príncipe e acaba perdendo um de seus sapatos. Uma princesa tão graciosa e alva como a neve que teve de fugir de seu castelo por causa da inveja de sua madrasta. Uma garota que decide visitar sua avó, mas percebe que há algo de estranho nela: "por que olhos tão grandes? E a boca, então?", ela chega a se perguntar. Esses são apenas alguns dos famosos enredos escritos por esses irmãos e você, provavelmente, deve saber o nome dessas histórias. Sim, estamos falando da Cinderela, da Branca de Neve e da Chapeuzinho Vermelho. 
As mentes brilhantes responsáveis por essas fábulas e muitas outras que conhecemos são Jacob e Wilhelm Grimm ou simplesmente irmãos Grimm. Começou em 1812, na Alemanha, com a publicação da coletânea "Contos de Grimm" (faça o download aqui). Rapunzel, João e Maria, A Bela Adormecida e O pequeno polegar estão entre as histórias do primeiro livro dos irmãos, que lançaram, em 1815, o segundo volume dos contos. Os escritores gravavam, assim, seu sobrenome na história: foram os primeiros a direcionar contos ao público infantil. Com isso, ganharam notoriedade e prestígio que percorreu e continua a percorrer o mundo.
E para quem acha que os contos de fadas são coisas do passado, está muito enganado. Essas fábulas ainda servem de inspiração para muitos filmes, livros e séries de televisão. Para celebrar o legado dos irmãos alemães e os 200 anos do lançamento dos "Contos de Grimm", o Google desta quinta-feira (20) fez uma bela homenagem com um doodle que conta a história da Chapeuzinho Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião