terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fábio Koff: é proibido dizer a verdade

Koff, entregando taça para o Inter
Bastou o Fábio Koff dizer umas verdades sobre a real situação da Arena para a mída cair em cima. Não tiro ninguém pra santo, mas o Fábio Koff merece respeito de todos, inclusive dos colorados como eu. Koff está para o Grêmio e para o futebol gaúcho em posição muito mais destacada que Fernando Carvalho para o Inter, por exemplo. Foi essa condição que o tornou presidente com apoio maciço da torcida, cansada de não ganhar nada importante nos últimos anos. Koff foi vitorioso contra o presidente que liderou a construçaõ da Arena.
A verdade tem o poder de desmanchar as ilusões. Torcer para qualquer time é um exercício de fantasia permanente; paixões inabaláveis; desrazão e essas coisas todas que a lógica não explica. Há momentos em que tudo isso resvala perigosamente para o fanatismo e a intolerãncia, formando brigadas proto-fascistas, denominadas torcidas orgnaizadas. Fábio Koff falou algumas verdades (ao menos a verdade que ele acredita) e despertou a ira de muitos de seus admiradores. A reação foi semelhante a alguém que ouve, de uma pessoa amiga, que a pessoa amada é cheia de defeirots
Mas há um outro ingrediente: a Arena é, ouso dizer, o maior negócio especulativo do século na cidade de Porto Alegre. Futebol, além da paixão que já descrevi, é cada vez um negócio que envolve grandes somas e interesses. Especular com a paixão é uma das coisas que torna o futebol tão rentável. Ao contrário do patrimônio material, a paixão pelo clube é algo subjetivo e muito forte. Qualquer pessoa de bom senso deixaria de ser acionista de uma empresa que está a caminho da falência, mas só um ser desprezível deixaria de torcer para um time porque ele foi rebaixado. É com esse sentimento que os especuladores econômicos (também chamados investidores) mexem para aumentarem suas fortunas. Enquanto isso, nós, meros torcedores, que sofremos com as derrotas de gente que é muito bem paga para fazer o que nós faríamos de graça, ficamos em picuinhas sobre quem termina o estádio mais rápido, ou quem terá o estádio mais bonito.
Sobre o "nalegócio" Arena, muito mais do que a entrevista de Fábio Koff, vale a pena ler a página da Associação dos Gremistas Patrimoniais
Se algum dos meus três leitores perguntar sobre o "negócio" Beira-Rio, respondo: acho que a situação é parecida, embora, no caso do Beira Rio, de menor alcance (por isso demorou tanto a sair o tal contrato). Assim que eu tenho acesso a informações sobre esse caso publicarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião